Teofania e niilismo: leituras zizekianas de um haicai de Adélia Prado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoliterária |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/42065 |
Resumo: | Este texto visa apresentar uma contribuição à filosofia da religião a partir da leitura do poema "Artefato nipônico" de Adélia Prado através da estruturação do haicai apresentada por Žižek, tendo como chave o conceito de acontecimento, contando, sobretudo, com contribuições de Heidegger. Desta forma, relacionaremos os conceitos de acontecimento, nada e Deus, mostrando como a literatura pode ser, para além de locus privilegiado da experiência estética, ponto de partida para se entender o fenômeno religioso. Nesse sentido, pode-se apontar para uma teoria da religião entre niilismo e teofania. A relação entre Deus e nada, no poema de Adélia não deve ser entendida como contraditória nem sequencial. Isso significa que há, nesta leitura, a estreita relação entre os dois termos, de modo que o primeiro, como corte da paisagem estática, é o movimento que gera o acontecimento em si - e este é nada. Partindo, então, dos três versos desse poema, busca-se uma forma de conceituar religião: extraindo consequências filosóficas deste haicai. Por fim, indicamos como o nada pode ser entendido como silêncio místico. Nesse ponto, pode-se indicar uma teologia às avessas: ela não expressa o Deus que vem do nada, mas o nada que vem de Deus. |
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Teofania e niilismo: leituras zizekianas de um haicai de Adélia PradoNiilismo. Adélia Prado. Žižek. Haicai. Mística.Este texto visa apresentar uma contribuição à filosofia da religião a partir da leitura do poema "Artefato nipônico" de Adélia Prado através da estruturação do haicai apresentada por Žižek, tendo como chave o conceito de acontecimento, contando, sobretudo, com contribuições de Heidegger. Desta forma, relacionaremos os conceitos de acontecimento, nada e Deus, mostrando como a literatura pode ser, para além de locus privilegiado da experiência estética, ponto de partida para se entender o fenômeno religioso. Nesse sentido, pode-se apontar para uma teoria da religião entre niilismo e teofania. A relação entre Deus e nada, no poema de Adélia não deve ser entendida como contraditória nem sequencial. Isso significa que há, nesta leitura, a estreita relação entre os dois termos, de modo que o primeiro, como corte da paisagem estática, é o movimento que gera o acontecimento em si - e este é nada. Partindo, então, dos três versos desse poema, busca-se uma forma de conceituar religião: extraindo consequências filosóficas deste haicai. Por fim, indicamos como o nada pode ser entendido como silêncio místico. Nesse ponto, pode-se indicar uma teologia às avessas: ela não expressa o Deus que vem do nada, mas o nada que vem de Deus.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2020-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/4206510.23925/2236-9937.2020v21p498-517Teoliteraria - Journal of Literatures and Theologies (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 10 No. 21 (2020): Invisível e Indizível; 498-517Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 10 Núm. 21 (2020): Invisível e Indizível; 498-517TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias; v. 10 n. 21 (2020): Invisível e Indizível; 498-5172236-9937reponame:Teoliteráriainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/42065/33262https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/42065/39152Copyright (c) 2020 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Danilo2020-10-16T18:45:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42065Revistahttps://revistas.pucsp.br/teoliterariaPRIhttps://revistas.pucsp.br/teoliteraria/oaialex@teoliteraria.com||teoliteraria@teoliteraria.com2236-99372236-9937opendoar:2020-10-16T18:45:20Teoliterária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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