Hermenêutica filosófica e hermenêutica bíblica em Paul Ricoeur
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoliterária |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/22909 |
Resumo: | A hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur conheceu sua primeira elaboração no segundo tomo de sua Philosophie de la volonté: La symbolique du mal. Já nesta etapa o filósofo francês oferece uma grande contribuição à hermenêutica bíblica, uma vez que analisa os símbolos e o mito através dos quais o mal é confessado e narrado. A segunda elaboração da hermenêutica de Ricoeur é centrada no texto. Para isso, ele aprofunda a tradição hermenêutica anterior, além de estabelecer um diálogo fecundo com os estruturalistas e os filósofos da linguistic turn. As teorias da metáfora e da narração fazem parte desta nova hermenêutica, que não aborda os signos da cultura por eles mesmos, mas tendo em vista uma hermenêutica da ação de um sujeito (si) capaz. Este texto apresenta uma breve síntese dos principais elementos da hermenêutica ricoeuriana dos textos, indicando, num segundo momento, seus desdobramentos na exegese bíblica. |
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Hermenêutica filosófica e hermenêutica bíblica em Paul RicoeurA hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur conheceu sua primeira elaboração no segundo tomo de sua Philosophie de la volonté: La symbolique du mal. Já nesta etapa o filósofo francês oferece uma grande contribuição à hermenêutica bíblica, uma vez que analisa os símbolos e o mito através dos quais o mal é confessado e narrado. A segunda elaboração da hermenêutica de Ricoeur é centrada no texto. Para isso, ele aprofunda a tradição hermenêutica anterior, além de estabelecer um diálogo fecundo com os estruturalistas e os filósofos da linguistic turn. As teorias da metáfora e da narração fazem parte desta nova hermenêutica, que não aborda os signos da cultura por eles mesmos, mas tendo em vista uma hermenêutica da ação de um sujeito (si) capaz. Este texto apresenta uma breve síntese dos principais elementos da hermenêutica ricoeuriana dos textos, indicando, num segundo momento, seus desdobramentos na exegese bíblica.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2012-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/2290910.19143/2236-9937.2016v2n4p203-239Teoliteraria - Journal of Literatures and Theologies (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 2 No. 4 (2012): Literatura e Teologia em diálogos e provocações; 203-239Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 2 Núm. 4 (2012): Literatura e Teologia em diálogos e provocações; 203-239TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias; v. 2 n. 4 (2012): Literatura e Teologia em diálogos e provocações; 203-2392236-9937reponame:Teoliteráriainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/22909/16578De Mori, Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T19:00:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22909Revistahttps://revistas.pucsp.br/teoliterariaPRIhttps://revistas.pucsp.br/teoliteraria/oaialex@teoliteraria.com||teoliteraria@teoliteraria.com2236-99372236-9937opendoar:2022-12-13T19:00:47Teoliterária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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