"O Cristo Morto”, de Dostoiévski
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoliterária |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/47742 |
Resumo: | Sabe-se que a literatura de Dostoiévski dialoga intensamente com muitas narrativas bíblicas do Novo Testamento. Jesus e Quixote foram as inspirações para a composição da personagem Míchkin, o príncipe idiota que leva o nome do romance. O tema da morte tangencia toda a narrativa de “O Idiota”. O quadro “Cristo Morto” emerge em algumas cenas, transbordando em novos sentidos. O contato das personagens Míchkin e Hippolit e o próprio contato que Dostoiévski teve diante do quadro, da imagem do cadáver de Cristo, possibilitará uma releitura demasiadamente humana da personagem Cristo. |
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"O Cristo Morto”, de DostoiévskiDostoiévskiCristoliteraturaO Idiotamorte.Sabe-se que a literatura de Dostoiévski dialoga intensamente com muitas narrativas bíblicas do Novo Testamento. Jesus e Quixote foram as inspirações para a composição da personagem Míchkin, o príncipe idiota que leva o nome do romance. O tema da morte tangencia toda a narrativa de “O Idiota”. O quadro “Cristo Morto” emerge em algumas cenas, transbordando em novos sentidos. O contato das personagens Míchkin e Hippolit e o próprio contato que Dostoiévski teve diante do quadro, da imagem do cadáver de Cristo, possibilitará uma releitura demasiadamente humana da personagem Cristo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2020-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/4774210.23925/2236-9937.2020v20p90-111Teoliteraria - Journal of Literatures and Theologies (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 10 No. 20 (2020): Reescrituras de Jesus; 90-111Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 10 Núm. 20 (2020): Reescrituras de Jesus; 90-111TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias; v. 10 n. 20 (2020): Reescrituras de Jesus; 90-1112236-9937reponame:Teoliteráriainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/47742/31962Copyright (c) 2020 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGolin, Luana Martins2020-05-13T13:45:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47742Revistahttps://revistas.pucsp.br/teoliterariaPRIhttps://revistas.pucsp.br/teoliteraria/oaialex@teoliteraria.com||teoliteraria@teoliteraria.com2236-99372236-9937opendoar:2020-05-13T13:45:05Teoliterária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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Sabe-se que a literatura de Dostoiévski dialoga intensamente com muitas narrativas bíblicas do Novo Testamento. Jesus e Quixote foram as inspirações para a composição da personagem Míchkin, o príncipe idiota que leva o nome do romance. O tema da morte tangencia toda a narrativa de “O Idiota”. O quadro “Cristo Morto” emerge em algumas cenas, transbordando em novos sentidos. O contato das personagens Míchkin e Hippolit e o próprio contato que Dostoiévski teve diante do quadro, da imagem do cadáver de Cristo, possibilitará uma releitura demasiadamente humana da personagem Cristo. |
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