Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoliterária |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/35839 |
Resumo: | Este artigo fará, através da pesquisa bibliográfica, um cotejamento entre a história original do Pinóquio de Collodi e suas versões posteriores, até às reflexões produzidas por Rubem Alves em seu “Pinóquio às Avessas”. Através desta pesquisa, é possível concluir que, com a história de Pinóquio, Collodi queria descrever um processo de humanização através do desenvolvimento da moralidade, da autonomia e da alteridade - da responsabilidade com o outro. O processo de humanização tem muitas semelhanças com o processo educativo, e pode ocorrer através da educação. Mas, como alerta Rubem Alves, esse processo também pode ocorrer de maneira inversa, especialmente através do processo educativo, “fantochizando” as crianças. |
id |
PUC_SP-7_c6de4b54a6d7f321840bb819163ba035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35839 |
network_acronym_str |
PUC_SP-7 |
network_name_str |
Teoliterária |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de PinóquioPinóquioEducaçãoAutonomiaAlteridadeRubem AlvesEste artigo fará, através da pesquisa bibliográfica, um cotejamento entre a história original do Pinóquio de Collodi e suas versões posteriores, até às reflexões produzidas por Rubem Alves em seu “Pinóquio às Avessas”. Através desta pesquisa, é possível concluir que, com a história de Pinóquio, Collodi queria descrever um processo de humanização através do desenvolvimento da moralidade, da autonomia e da alteridade - da responsabilidade com o outro. O processo de humanização tem muitas semelhanças com o processo educativo, e pode ocorrer através da educação. Mas, como alerta Rubem Alves, esse processo também pode ocorrer de maneira inversa, especialmente através do processo educativo, “fantochizando” as crianças.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/3583910.19143/2236-9937.2018v8n16p390-422Teoliteraria - Journal of Literatures and Theologies (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 8 No. 16 (2018): Teologia e Literatura Russa; 390-422Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 8 Núm. 16 (2018): Teologia e Literatura Russa; 390-422TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias; v. 8 n. 16 (2018): Teologia e Literatura Russa; 390-4222236-9937reponame:Teoliteráriainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/35839/27456https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/35839/39317Copyright (c) 2018 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMeira, Vanessa2019-06-18T01:38:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35839Revistahttps://revistas.pucsp.br/teoliterariaPRIhttps://revistas.pucsp.br/teoliteraria/oaialex@teoliteraria.com||teoliteraria@teoliteraria.com2236-99372236-9937opendoar:2019-06-18T01:38:35Teoliterária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio |
title |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio |
spellingShingle |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio Meira, Vanessa Pinóquio Educação Autonomia Alteridade Rubem Alves |
title_short |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio |
title_full |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio |
title_fullStr |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio |
title_full_unstemmed |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio |
title_sort |
Educação como um processo de humanização ou de “fantochização”: reflexões pedagógicas a partir da história de Pinóquio |
author |
Meira, Vanessa |
author_facet |
Meira, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pinóquio Educação Autonomia Alteridade Rubem Alves |
topic |
Pinóquio Educação Autonomia Alteridade Rubem Alves |
description |
Este artigo fará, através da pesquisa bibliográfica, um cotejamento entre a história original do Pinóquio de Collodi e suas versões posteriores, até às reflexões produzidas por Rubem Alves em seu “Pinóquio às Avessas”. Através desta pesquisa, é possível concluir que, com a história de Pinóquio, Collodi queria descrever um processo de humanização através do desenvolvimento da moralidade, da autonomia e da alteridade - da responsabilidade com o outro. O processo de humanização tem muitas semelhanças com o processo educativo, e pode ocorrer através da educação. Mas, como alerta Rubem Alves, esse processo também pode ocorrer de maneira inversa, especialmente através do processo educativo, “fantochizando” as crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/35839 10.19143/2236-9937.2018v8n16p390-422 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/35839 |
identifier_str_mv |
10.19143/2236-9937.2018v8n16p390-422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/35839/27456 https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/35839/39317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias ISSN 2236-9937 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoliteraria - Journal of Literatures and Theologies (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 8 No. 16 (2018): Teologia e Literatura Russa; 390-422 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 8 Núm. 16 (2018): Teologia e Literatura Russa; 390-422 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias; v. 8 n. 16 (2018): Teologia e Literatura Russa; 390-422 2236-9937 reponame:Teoliterária instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Teoliterária |
collection |
Teoliterária |
repository.name.fl_str_mv |
Teoliterária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
alex@teoliteraria.com||teoliteraria@teoliteraria.com |
_version_ |
1799128721026711552 |