Santa Cecília – arte e devoção através da música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoliterária |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/23441 |
Resumo: | Este artigo pretende narrar o percurso de Santa Cecília. Inicia com sua legenda, o desenrolar de sua história real no bairro de Trastevere em Roma, a consagração de sua Basílica, os passos como se tornou oficialmente santa, e como foi nomeada, finalmente, padroeira dos músicos em 1594 pelo Papa Gregório XIII. Com isso inicia-se a história de sua representação na arte: pintura, escultura e música. Dando sequência fazemos um rol dos principais artistas e obras representativas do Renascimento ao Barroco (apogeu de sua representação). E logo, o reavivamento de seu culto pelos pintores Pré-Rafaelitas durante os séculos XIX ao XX pelos pintores e, principalmente, pelos mestres vitralistas. Um roteiro que se inicia em Roma conforme a Legenda Áurea, se prolonga ao longo do tempo até nossos dias, passando da pintura à escultura, dos mosaicos aos vitrais, para finalmente ver seu culto de padroeira dos músicos ser estabelecido com fervor em diversas igrejas ao redor do mundo católico. |
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Santa Cecília – arte e devoção através da músicaSanta CecíliaTeologia MedievalEstética MusicalEstéticahistória e lendapadroeira dos músicosrepresentação iconográficaSanta Cecília e música.Este artigo pretende narrar o percurso de Santa Cecília. Inicia com sua legenda, o desenrolar de sua história real no bairro de Trastevere em Roma, a consagração de sua Basílica, os passos como se tornou oficialmente santa, e como foi nomeada, finalmente, padroeira dos músicos em 1594 pelo Papa Gregório XIII. Com isso inicia-se a história de sua representação na arte: pintura, escultura e música. Dando sequência fazemos um rol dos principais artistas e obras representativas do Renascimento ao Barroco (apogeu de sua representação). E logo, o reavivamento de seu culto pelos pintores Pré-Rafaelitas durante os séculos XIX ao XX pelos pintores e, principalmente, pelos mestres vitralistas. Um roteiro que se inicia em Roma conforme a Legenda Áurea, se prolonga ao longo do tempo até nossos dias, passando da pintura à escultura, dos mosaicos aos vitrais, para finalmente ver seu culto de padroeira dos músicos ser estabelecido com fervor em diversas igrejas ao redor do mundo católico.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2015-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/2344110.19143/2236-9937.2016v5n9p147-183Teoliteraria - Journal of Literatures and Theologies (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 5 No. 9 (2015): Religião, Arte e Literatura: interfaces do Sagrado; 147-183Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937; Vol. 5 Núm. 9 (2015): Religião, Arte e Literatura: interfaces do Sagrado; 147-183TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias; v. 5 n. 9 (2015): Religião, Arte e Literatura: interfaces do Sagrado; 147-1832236-9937reponame:Teoliteráriainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/23441/17162Zwilling, Carininfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T19:00:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23441Revistahttps://revistas.pucsp.br/teoliterariaPRIhttps://revistas.pucsp.br/teoliteraria/oaialex@teoliteraria.com||teoliteraria@teoliteraria.com2236-99372236-9937opendoar:2022-12-13T19:00:51Teoliterária - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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