O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcelo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7053
Resumo: Este artigo propõe pensar alguns aspectos do início do cinema a partir do filme L’arrivée d’un train en gare à La Ciotat (1895), de Louis Lumière, conectando a história da paisagem na pintura ocidental tal como concebida por Rainer Maria Rilke (em seu texto Sobre a paisagem) às teses deleuzianas sobre o cinema. Nosso objetivo é apontar para um caminho alternativo de leitura do período, considerando-o em seu aspecto material imanente. Tal postura nos direcionará para fora da questão do “realismo” das imagens desse momento do cinema, realismo que considera a matéria como modelo “transcendente” da imagem cinematográfica.
id PUC_SP-8_0678d2ce680b29be1fd3444894ac0bfe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7053
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de LumièreEste artigo propõe pensar alguns aspectos do início do cinema a partir do filme L’arrivée d’un train en gare à La Ciotat (1895), de Louis Lumière, conectando a história da paisagem na pintura ocidental tal como concebida por Rainer Maria Rilke (em seu texto Sobre a paisagem) às teses deleuzianas sobre o cinema. Nosso objetivo é apontar para um caminho alternativo de leitura do período, considerando-o em seu aspecto material imanente. Tal postura nos direcionará para fora da questão do “realismo” das imagens desse momento do cinema, realismo que considera a matéria como modelo “transcendente” da imagem cinematográfica.PEPG COS-PUC-SP2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7053Galaxia; No. 23 (2012)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 23 (2012)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7053/7590Carvalho, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7053Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:09Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
title O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
spellingShingle O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
Carvalho, Marcelo
title_short O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
title_full O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
title_fullStr O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
title_full_unstemmed O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
title_sort O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
author Carvalho, Marcelo
author_facet Carvalho, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marcelo
description Este artigo propõe pensar alguns aspectos do início do cinema a partir do filme L’arrivée d’un train en gare à La Ciotat (1895), de Louis Lumière, conectando a história da paisagem na pintura ocidental tal como concebida por Rainer Maria Rilke (em seu texto Sobre a paisagem) às teses deleuzianas sobre o cinema. Nosso objetivo é apontar para um caminho alternativo de leitura do período, considerando-o em seu aspecto material imanente. Tal postura nos direcionará para fora da questão do “realismo” das imagens desse momento do cinema, realismo que considera a matéria como modelo “transcendente” da imagem cinematográfica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7053
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7053/7590
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 23 (2012)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 23 (2012)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129329669505024