O trem na paisagem: um olhar materialista sobre o cinema de Lumière
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/7053 |
Resumo: | Este artigo propõe pensar alguns aspectos do início do cinema a partir do filme L’arrivée d’un train en gare à La Ciotat (1895), de Louis Lumière, conectando a história da paisagem na pintura ocidental tal como concebida por Rainer Maria Rilke (em seu texto Sobre a paisagem) às teses deleuzianas sobre o cinema. Nosso objetivo é apontar para um caminho alternativo de leitura do período, considerando-o em seu aspecto material imanente. Tal postura nos direcionará para fora da questão do “realismo” das imagens desse momento do cinema, realismo que considera a matéria como modelo “transcendente” da imagem cinematográfica. |
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