O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Antônio Fausto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1438
Resumo: Algumas hipóteses envolvendo as especificidades de enunciações produzidas pelos discursos político e midiático norteiam estas reflexões sobre estratégias referentes à campanha eleitoral de 2006, especialmente àquelas que abrangem os debates televisivos realizados no primeiro turno. Examinam-se, particularmente, dois tipos de trabalhos enunciativos: os desenvolvidos pela mídia televisiva para definir as “condições de acesso” dos candidatos à esfera pública, por meio dos debates, e, de modo particular, as estratégias desenvolvidas por Lula para escapar às operações sentido do trabalho televisivo, cuja ênfase voltava-se para a realização de seus próprios formatos. Não se pode, ainda, responder se as recusas das estratégias do candidato-eleito de jogar o jogo da enunciação televisiva significam as possibilidades de a política se fazer pública, escapando a certas operações do trabalho de sentido das mídias. De qualquer forma, porém, indicam pistas valiosíssimas sobre a incompletude das “políticas de sentido” das mídias. Apesar delas, a política se faz pública e, na mídia, em meio às várias interdiscursividades, dá-se, por uma ampla complexidade de signos, o modo de ser diverso dos diferentes campos sociais. Palavras-chave: enunciação; midiatização; midiatização da política; sentidos Abstract: Observations on the 2006 electoral campaign — These reflections about strategies employed in the 2006 electoral campaign, especially those involving television debates held in the first round, are based on several hypotheses about the specificities of enunciations by political and mediatic discourses. In particular, two types of enunciative work are examined: those developed by television to define the ‘conditions of access’ of candidates to the public sphere by means of debates, and, specifically, the strategies developed by Lula to escape from the context of the operations devised by television, whose emphasis focused on the achievement of his own agendas. It is still too early to affirm that the strategy of the candidate elect in refusing to play the game of televised enunciation implies the possibility of politics becoming public, escaping from certain operations of the media’s work of meaning. Be that as it may, it provides valuable clues about the incompleteness of the media’s ‘policies of meaning’. Despite these policies, politics becomes public and, in the media, in the midst of the various interdiscursivities, it is manifested through a complex range of signs, thus diverging from the various social fields. Keywords: enunciation; mediatization; mediatization of politics; meanings
id PUC_SP-8_278483cb29962b1af70952a3597f6e49
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1438
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006Algumas hipóteses envolvendo as especificidades de enunciações produzidas pelos discursos político e midiático norteiam estas reflexões sobre estratégias referentes à campanha eleitoral de 2006, especialmente àquelas que abrangem os debates televisivos realizados no primeiro turno. Examinam-se, particularmente, dois tipos de trabalhos enunciativos: os desenvolvidos pela mídia televisiva para definir as “condições de acesso” dos candidatos à esfera pública, por meio dos debates, e, de modo particular, as estratégias desenvolvidas por Lula para escapar às operações sentido do trabalho televisivo, cuja ênfase voltava-se para a realização de seus próprios formatos. Não se pode, ainda, responder se as recusas das estratégias do candidato-eleito de jogar o jogo da enunciação televisiva significam as possibilidades de a política se fazer pública, escapando a certas operações do trabalho de sentido das mídias. De qualquer forma, porém, indicam pistas valiosíssimas sobre a incompletude das “políticas de sentido” das mídias. Apesar delas, a política se faz pública e, na mídia, em meio às várias interdiscursividades, dá-se, por uma ampla complexidade de signos, o modo de ser diverso dos diferentes campos sociais. Palavras-chave: enunciação; midiatização; midiatização da política; sentidos Abstract: Observations on the 2006 electoral campaign — These reflections about strategies employed in the 2006 electoral campaign, especially those involving television debates held in the first round, are based on several hypotheses about the specificities of enunciations by political and mediatic discourses. In particular, two types of enunciative work are examined: those developed by television to define the ‘conditions of access’ of candidates to the public sphere by means of debates, and, specifically, the strategies developed by Lula to escape from the context of the operations devised by television, whose emphasis focused on the achievement of his own agendas. It is still too early to affirm that the strategy of the candidate elect in refusing to play the game of televised enunciation implies the possibility of politics becoming public, escaping from certain operations of the media’s work of meaning. Be that as it may, it provides valuable clues about the incompleteness of the media’s ‘policies of meaning’. Despite these policies, politics becomes public and, in the media, in the midst of the various interdiscursivities, it is manifested through a complex range of signs, thus diverging from the various social fields. Keywords: enunciation; mediatization; mediatization of politics; meaningsPEPG COS-PUC-SP2007-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1438Galaxia; No. 11 (2006)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 11 (2006)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1438/902Neto, Antônio Faustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1438Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:04Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006
title O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006
spellingShingle O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006
Neto, Antônio Fausto
title_short O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006
title_full O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006
title_fullStr O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006
title_full_unstemmed O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006
title_sort O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006
author Neto, Antônio Fausto
author_facet Neto, Antônio Fausto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Antônio Fausto
description Algumas hipóteses envolvendo as especificidades de enunciações produzidas pelos discursos político e midiático norteiam estas reflexões sobre estratégias referentes à campanha eleitoral de 2006, especialmente àquelas que abrangem os debates televisivos realizados no primeiro turno. Examinam-se, particularmente, dois tipos de trabalhos enunciativos: os desenvolvidos pela mídia televisiva para definir as “condições de acesso” dos candidatos à esfera pública, por meio dos debates, e, de modo particular, as estratégias desenvolvidas por Lula para escapar às operações sentido do trabalho televisivo, cuja ênfase voltava-se para a realização de seus próprios formatos. Não se pode, ainda, responder se as recusas das estratégias do candidato-eleito de jogar o jogo da enunciação televisiva significam as possibilidades de a política se fazer pública, escapando a certas operações do trabalho de sentido das mídias. De qualquer forma, porém, indicam pistas valiosíssimas sobre a incompletude das “políticas de sentido” das mídias. Apesar delas, a política se faz pública e, na mídia, em meio às várias interdiscursividades, dá-se, por uma ampla complexidade de signos, o modo de ser diverso dos diferentes campos sociais. Palavras-chave: enunciação; midiatização; midiatização da política; sentidos Abstract: Observations on the 2006 electoral campaign — These reflections about strategies employed in the 2006 electoral campaign, especially those involving television debates held in the first round, are based on several hypotheses about the specificities of enunciations by political and mediatic discourses. In particular, two types of enunciative work are examined: those developed by television to define the ‘conditions of access’ of candidates to the public sphere by means of debates, and, specifically, the strategies developed by Lula to escape from the context of the operations devised by television, whose emphasis focused on the achievement of his own agendas. It is still too early to affirm that the strategy of the candidate elect in refusing to play the game of televised enunciation implies the possibility of politics becoming public, escaping from certain operations of the media’s work of meaning. Be that as it may, it provides valuable clues about the incompleteness of the media’s ‘policies of meaning’. Despite these policies, politics becomes public and, in the media, in the midst of the various interdiscursivities, it is manifested through a complex range of signs, thus diverging from the various social fields. Keywords: enunciation; mediatization; mediatization of politics; meanings
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1438
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1438/902
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 11 (2006)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 11 (2006)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129328758292480