A poética televisual de Samuel Beckett

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Gabriela
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1386
Resumo: Este artigo analisa a trajetória criativa de Samuel Beckett desde a literatura até os meios audiovisuais, enfatizando a criação de sua poética televisual. A busca pela desconstrução da linguagem e por formas abstratas que contivessem um mí­nimo expressivo leva Beckett a se interessar pelos meios eletrônicos e a usar as suas ferramentas, como a câmera, os recursos de áudio e edição, para criar uma poética tecnológica que prima pelo desdobramento intertextual na construção dos personagens e no tratamento de temas como a memória, a percepção, a repetição e a fragmentação. Em seus experimentos nos meios eletrônicos, Beckett amplia a capacidade de comunicação da televisão ao explorar o seu potencial estético e artí­stico e forçar os limites da representação em seus constantes enquadramentos. Palavras-chave Samuel Beckett, poética televisual, intertextualidade Abstract This article analyses Samuel Beckett’s creative path from literary to audiovisual works, enhancing the creation of his televisual poetics. His search for deconstructing language and for abstract forms leads him to work with electronic media and make use of its tools, such as camera, audio and editing resources. The intertextuality emerges from the development of characters and the use of themes such as memory, perception, repetition and fragmentation. Through his experiments with television, Beckett amplifies its capacity of communication, exploring its aesthetic and artistic potential and forcing its limits of representation. Key words
id PUC_SP-8_8460c7fb8328f277f88ec93d68546ce8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1386
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling A poética televisual de Samuel BeckettEste artigo analisa a trajetória criativa de Samuel Beckett desde a literatura até os meios audiovisuais, enfatizando a criação de sua poética televisual. A busca pela desconstrução da linguagem e por formas abstratas que contivessem um mí­nimo expressivo leva Beckett a se interessar pelos meios eletrônicos e a usar as suas ferramentas, como a câmera, os recursos de áudio e edição, para criar uma poética tecnológica que prima pelo desdobramento intertextual na construção dos personagens e no tratamento de temas como a memória, a percepção, a repetição e a fragmentação. Em seus experimentos nos meios eletrônicos, Beckett amplia a capacidade de comunicação da televisão ao explorar o seu potencial estético e artí­stico e forçar os limites da representação em seus constantes enquadramentos. Palavras-chave Samuel Beckett, poética televisual, intertextualidade Abstract This article analyses Samuel Beckett’s creative path from literary to audiovisual works, enhancing the creation of his televisual poetics. His search for deconstructing language and for abstract forms leads him to work with electronic media and make use of its tools, such as camera, audio and editing resources. The intertextuality emerges from the development of characters and the use of themes such as memory, perception, repetition and fragmentation. Through his experiments with television, Beckett amplifies its capacity of communication, exploring its aesthetic and artistic potential and forcing its limits of representation. Key wordsPEPG COS-PUC-SP2007-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1386Galaxia; No. 8 (2004)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 8 (2004)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1386/867Borges, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1386Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:03Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv A poética televisual de Samuel Beckett
title A poética televisual de Samuel Beckett
spellingShingle A poética televisual de Samuel Beckett
Borges, Gabriela
title_short A poética televisual de Samuel Beckett
title_full A poética televisual de Samuel Beckett
title_fullStr A poética televisual de Samuel Beckett
title_full_unstemmed A poética televisual de Samuel Beckett
title_sort A poética televisual de Samuel Beckett
author Borges, Gabriela
author_facet Borges, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Gabriela
description Este artigo analisa a trajetória criativa de Samuel Beckett desde a literatura até os meios audiovisuais, enfatizando a criação de sua poética televisual. A busca pela desconstrução da linguagem e por formas abstratas que contivessem um mí­nimo expressivo leva Beckett a se interessar pelos meios eletrônicos e a usar as suas ferramentas, como a câmera, os recursos de áudio e edição, para criar uma poética tecnológica que prima pelo desdobramento intertextual na construção dos personagens e no tratamento de temas como a memória, a percepção, a repetição e a fragmentação. Em seus experimentos nos meios eletrônicos, Beckett amplia a capacidade de comunicação da televisão ao explorar o seu potencial estético e artí­stico e forçar os limites da representação em seus constantes enquadramentos. Palavras-chave Samuel Beckett, poética televisual, intertextualidade Abstract This article analyses Samuel Beckett’s creative path from literary to audiovisual works, enhancing the creation of his televisual poetics. His search for deconstructing language and for abstract forms leads him to work with electronic media and make use of its tools, such as camera, audio and editing resources. The intertextuality emerges from the development of characters and the use of themes such as memory, perception, repetition and fragmentation. Through his experiments with television, Beckett amplifies its capacity of communication, exploring its aesthetic and artistic potential and forcing its limits of representation. Key words
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1386
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1386/867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 8 (2004)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 8 (2004)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129328701669376