Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147 |
Resumo: | Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre “mães de santo” no cinema brasileiro, por meio dos filmes “Pureza Proibida” (Alfredo Sternheim, 1974) e “Besouro” (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, busca-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais. |
id |
PUC_SP-8_91e648ab31b8d2a7c5d4b560f7ff422d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16147 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiroFeminino negrocinema brasileirogêneroraça.Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre “mães de santo” no cinema brasileiro, por meio dos filmes “Pureza Proibida” (Alfredo Sternheim, 1974) e “Besouro” (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, busca-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.PEPG COS-PUC-SP2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147Galaxia; No. 27 (2014)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 27 (2014)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147/14549Montoro, TaniaFerreira, Ceiçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16147Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:13Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro |
title |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro |
spellingShingle |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro Montoro, Tania Feminino negro cinema brasileiro gênero raça. |
title_short |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro |
title_full |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro |
title_fullStr |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro |
title_full_unstemmed |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro |
title_sort |
Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro |
author |
Montoro, Tania |
author_facet |
Montoro, Tania Ferreira, Ceiça |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ceiça |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montoro, Tania Ferreira, Ceiça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminino negro cinema brasileiro gênero raça. |
topic |
Feminino negro cinema brasileiro gênero raça. |
description |
Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre “mães de santo” no cinema brasileiro, por meio dos filmes “Pureza Proibida” (Alfredo Sternheim, 1974) e “Besouro” (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, busca-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147/14549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galaxia; No. 27 (2014) GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 27 (2014) 1982-2553 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1799129330352128000 |