Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montoro, Tania
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Ceiça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147
Resumo: Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre “mães de santo” no cinema brasileiro, por meio dos filmes “Pureza Proibida” (Alfredo Sternheim, 1974) e “Besouro” (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, busca-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.
id PUC_SP-8_91e648ab31b8d2a7c5d4b560f7ff422d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16147
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiroFeminino negrocinema brasileirogêneroraça.Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre “mães de santo” no cinema brasileiro, por meio dos filmes “Pureza Proibida” (Alfredo Sternheim, 1974) e “Besouro” (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, busca-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.PEPG COS-PUC-SP2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147Galaxia; No. 27 (2014)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 27 (2014)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147/14549Montoro, TaniaFerreira, Ceiçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16147Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:13Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
title Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
spellingShingle Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
Montoro, Tania
Feminino negro
cinema brasileiro
gênero
raça.
title_short Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
title_full Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
title_fullStr Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
title_full_unstemmed Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
title_sort Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro
author Montoro, Tania
author_facet Montoro, Tania
Ferreira, Ceiça
author_role author
author2 Ferreira, Ceiça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montoro, Tania
Ferreira, Ceiça
dc.subject.por.fl_str_mv Feminino negro
cinema brasileiro
gênero
raça.
topic Feminino negro
cinema brasileiro
gênero
raça.
description Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre “mães de santo” no cinema brasileiro, por meio dos filmes “Pureza Proibida” (Alfredo Sternheim, 1974) e “Besouro” (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, busca-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16147/14549
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 27 (2014)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 27 (2014)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129330352128000