Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Eduarda da Mota
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1423
Resumo: Este artigo analisa a noção de “mídia” na tradição do marxismo francês, que é composta por Roland Barthes, Henri Lefèbvre, Guy Debord e Jean Baudrillard, este último apenas até a sua guinada pós-moderna. As obras destes autores, muitas sob o crivo do “espetáculo”, são reveladoras não só do estatuto da mídia nas teorias sociais, mas do próprio movimento que desemboca na revisão ou abandono do marxismo ocidental a partir dos anos 70. A noção de “espetáculo” é central para a análise da relação entre mídia e sociedade nesta tradição, e está na gênese da noção de “simulação”, uma das linhas de força do pensamento pós-moderno. A partir desta investigação, é possível mostrar a centralidade da “mídia” nas interpretações dos autores acerca das dinâmicas sociais no segundo pós-guerra, centralidade esta implícita nas noções de “mito”, “planificação”, “espetáculo” e “simulação”. Neste percurso, transparecem também algumas diferenças cruciais entre as abordagens destes autores. Palavras-chave: Mídia; espetáculo; marxismo francês Abstract From “myth” to “simulacrum”: the media´s critique, from Barthes to Baudrillard – This article analyzes the idea of “media” in the tradition of French Marxism, which is based on Guy Debord’s notion of the “spectacle” and includes the contributions of Henri Lefèbvre, Roland Barthes and Jean Baudrillard, the latter only until his post-modern reversal. These authors’ works are revealing not only of the status of the media in contemporary social theory but also of the movement that ends in the review or renunciation of western Marxism after the 1970s. The notion of “spectacle” is crucial in the analysis of the relation between media and society in this tradition, and embodies the source of the idea of “simulacrum”, which is central to postmodern theory. This investigation reveals the centrality of the media in these authors’ interpretations of social dynamics after World War II, a centrality that is implicit in the notions of “myth”, “planification”, “spectacle” and “simulacrum”. Various crucial differences between the approaches of these authors are also uncovered along the way. Key words: Media; spectacle; French marxism
id PUC_SP-8_b7bd73d55060e936456389135be6b726
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1423
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a BaudrillardEste artigo analisa a noção de “mídia” na tradição do marxismo francês, que é composta por Roland Barthes, Henri Lefèbvre, Guy Debord e Jean Baudrillard, este último apenas até a sua guinada pós-moderna. As obras destes autores, muitas sob o crivo do “espetáculo”, são reveladoras não só do estatuto da mídia nas teorias sociais, mas do próprio movimento que desemboca na revisão ou abandono do marxismo ocidental a partir dos anos 70. A noção de “espetáculo” é central para a análise da relação entre mídia e sociedade nesta tradição, e está na gênese da noção de “simulação”, uma das linhas de força do pensamento pós-moderno. A partir desta investigação, é possível mostrar a centralidade da “mídia” nas interpretações dos autores acerca das dinâmicas sociais no segundo pós-guerra, centralidade esta implícita nas noções de “mito”, “planificação”, “espetáculo” e “simulação”. Neste percurso, transparecem também algumas diferenças cruciais entre as abordagens destes autores. Palavras-chave: Mídia; espetáculo; marxismo francês Abstract From “myth” to “simulacrum”: the media´s critique, from Barthes to Baudrillard – This article analyzes the idea of “media” in the tradition of French Marxism, which is based on Guy Debord’s notion of the “spectacle” and includes the contributions of Henri Lefèbvre, Roland Barthes and Jean Baudrillard, the latter only until his post-modern reversal. These authors’ works are revealing not only of the status of the media in contemporary social theory but also of the movement that ends in the review or renunciation of western Marxism after the 1970s. The notion of “spectacle” is crucial in the analysis of the relation between media and society in this tradition, and embodies the source of the idea of “simulacrum”, which is central to postmodern theory. This investigation reveals the centrality of the media in these authors’ interpretations of social dynamics after World War II, a centrality that is implicit in the notions of “myth”, “planification”, “spectacle” and “simulacrum”. Various crucial differences between the approaches of these authors are also uncovered along the way. Key words: Media; spectacle; French marxismPEPG COS-PUC-SP2007-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1423Galaxia; No. 10 (2005)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 10 (2005)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1423/892Rocha, Maria Eduarda da Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1423Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:03Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
title Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
spellingShingle Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
Rocha, Maria Eduarda da Mota
title_short Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
title_full Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
title_fullStr Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
title_full_unstemmed Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
title_sort Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard
author Rocha, Maria Eduarda da Mota
author_facet Rocha, Maria Eduarda da Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Eduarda da Mota
description Este artigo analisa a noção de “mídia” na tradição do marxismo francês, que é composta por Roland Barthes, Henri Lefèbvre, Guy Debord e Jean Baudrillard, este último apenas até a sua guinada pós-moderna. As obras destes autores, muitas sob o crivo do “espetáculo”, são reveladoras não só do estatuto da mídia nas teorias sociais, mas do próprio movimento que desemboca na revisão ou abandono do marxismo ocidental a partir dos anos 70. A noção de “espetáculo” é central para a análise da relação entre mídia e sociedade nesta tradição, e está na gênese da noção de “simulação”, uma das linhas de força do pensamento pós-moderno. A partir desta investigação, é possível mostrar a centralidade da “mídia” nas interpretações dos autores acerca das dinâmicas sociais no segundo pós-guerra, centralidade esta implícita nas noções de “mito”, “planificação”, “espetáculo” e “simulação”. Neste percurso, transparecem também algumas diferenças cruciais entre as abordagens destes autores. Palavras-chave: Mídia; espetáculo; marxismo francês Abstract From “myth” to “simulacrum”: the media´s critique, from Barthes to Baudrillard – This article analyzes the idea of “media” in the tradition of French Marxism, which is based on Guy Debord’s notion of the “spectacle” and includes the contributions of Henri Lefèbvre, Roland Barthes and Jean Baudrillard, the latter only until his post-modern reversal. These authors’ works are revealing not only of the status of the media in contemporary social theory but also of the movement that ends in the review or renunciation of western Marxism after the 1970s. The notion of “spectacle” is crucial in the analysis of the relation between media and society in this tradition, and embodies the source of the idea of “simulacrum”, which is central to postmodern theory. This investigation reveals the centrality of the media in these authors’ interpretations of social dynamics after World War II, a centrality that is implicit in the notions of “myth”, “planification”, “spectacle” and “simulacrum”. Various crucial differences between the approaches of these authors are also uncovered along the way. Key words: Media; spectacle; French marxism
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1423
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1423/892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 10 (2005)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 10 (2005)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129328739418112