Música e intersemiose

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, José Luiz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Galáxia (São Paulo)
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1398
Resumo: Trata-se aqui da intersemiose musical em suas principais manifestações: canção, ópera, música para teatro e dança, música fí­lmica, música e ví­deo, multimí­dia, hipermí­dia. Na primeira parte deste artigo são apresentadas as principais formas de articulação da música em relação í s outras artes. Na segunda parte, discutem-se as hipóteses que fundamentam uma possí­vel teoria da intersemiose, tomando como base o pensamento de Charles Peirce e Buckminster Fuller. Finalmente, se apresenta uma análise de duas seqüências dos filmes Jalsaghar, de Satyajit Ray, e Mulholland Drive, de David Lynch. Palavras-chave música, dança, cinema, intersemiose, multimí­dia, semiótica Abstract The subject matter here is musical intersemiosis in its main actualizations: song, opera, music for theater and dance, film music, and music for video, multimedia and hypermedia. In the first part of this article, the main kinds of articulation between music and the arts are presented. In the second part, the guiding hypothesis of a possible theory of intersemiosis is discussed, as based on the rationale of Charles Peirce and Buckminster Fuller. In addition, it is presented an analysis of two sequences of the films Jalsaghar, by Satyajit Ray, and Mulholland Drive, by David Lynch. Key words music, dance, cinema, intersemiosis, multimedia, semiotics
id PUC_SP-8_de2d21cb0851020344b9ef818221876e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1398
network_acronym_str PUC_SP-8
network_name_str Galáxia (São Paulo)
repository_id_str
spelling Música e intersemioseTrata-se aqui da intersemiose musical em suas principais manifestações: canção, ópera, música para teatro e dança, música fí­lmica, música e ví­deo, multimí­dia, hipermí­dia. Na primeira parte deste artigo são apresentadas as principais formas de articulação da música em relação í s outras artes. Na segunda parte, discutem-se as hipóteses que fundamentam uma possí­vel teoria da intersemiose, tomando como base o pensamento de Charles Peirce e Buckminster Fuller. Finalmente, se apresenta uma análise de duas seqüências dos filmes Jalsaghar, de Satyajit Ray, e Mulholland Drive, de David Lynch. Palavras-chave música, dança, cinema, intersemiose, multimí­dia, semiótica Abstract The subject matter here is musical intersemiosis in its main actualizations: song, opera, music for theater and dance, film music, and music for video, multimedia and hypermedia. In the first part of this article, the main kinds of articulation between music and the arts are presented. In the second part, the guiding hypothesis of a possible theory of intersemiosis is discussed, as based on the rationale of Charles Peirce and Buckminster Fuller. In addition, it is presented an analysis of two sequences of the films Jalsaghar, by Satyajit Ray, and Mulholland Drive, by David Lynch. Key words music, dance, cinema, intersemiosis, multimedia, semioticsPEPG COS-PUC-SP2007-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1398Galaxia; No. 8 (2004)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 8 (2004)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1398/874Martinez, José Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1398Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:03Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Música e intersemiose
title Música e intersemiose
spellingShingle Música e intersemiose
Martinez, José Luiz
title_short Música e intersemiose
title_full Música e intersemiose
title_fullStr Música e intersemiose
title_full_unstemmed Música e intersemiose
title_sort Música e intersemiose
author Martinez, José Luiz
author_facet Martinez, José Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, José Luiz
description Trata-se aqui da intersemiose musical em suas principais manifestações: canção, ópera, música para teatro e dança, música fí­lmica, música e ví­deo, multimí­dia, hipermí­dia. Na primeira parte deste artigo são apresentadas as principais formas de articulação da música em relação í s outras artes. Na segunda parte, discutem-se as hipóteses que fundamentam uma possí­vel teoria da intersemiose, tomando como base o pensamento de Charles Peirce e Buckminster Fuller. Finalmente, se apresenta uma análise de duas seqüências dos filmes Jalsaghar, de Satyajit Ray, e Mulholland Drive, de David Lynch. Palavras-chave música, dança, cinema, intersemiose, multimí­dia, semiótica Abstract The subject matter here is musical intersemiosis in its main actualizations: song, opera, music for theater and dance, film music, and music for video, multimedia and hypermedia. In the first part of this article, the main kinds of articulation between music and the arts are presented. In the second part, the guiding hypothesis of a possible theory of intersemiosis is discussed, as based on the rationale of Charles Peirce and Buckminster Fuller. In addition, it is presented an analysis of two sequences of the films Jalsaghar, by Satyajit Ray, and Mulholland Drive, by David Lynch. Key words music, dance, cinema, intersemiosis, multimedia, semiotics
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1398
url https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1398/874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PEPG COS-PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv Galaxia; No. 8 (2004)
GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 8 (2004)
1982-2553
reponame:Galáxia (São Paulo)
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Galáxia (São Paulo)
collection Galáxia (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com
_version_ 1799129328712155136