As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Galáxia (São Paulo) |
Texto Completo: | https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9995 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir alguns aspectos da experimentação do compositor brasileiro Tom Zé em três de seus cinco discos lançados nos anos 1970, dentro de um cenário de exceção institucional por conta da ditadura militar e de expansão das indústrias culturais. Do cantor, serão tratadas canções dos discos: Se o caso é chorar (Continental - 1972), Todos os olhos (Continental - 1973) e Estudando o samba (Continental - 1975). A noção básica de experimentação utilizada é de Umberto Eco (1970). Outro conceito para a discussão do experimentalismo é o de “canção crítica”, desenvolvido por S.C. Naves (2010). Como horizonte teórico, a canção popular será tratada como “texto semiótico”, conforme a semiótica da cultura de I.M. Lótman (1996). Os aspectos de inovação serão analisados internamente à própria linguagem híbrida da canção (letra, canto, música e performance) e nas relações externas entre canção e contexto cultural. |
id |
PUC_SP-8_f49b378eac6d68c2f787d9ea01a11edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9995 |
network_acronym_str |
PUC_SP-8 |
network_name_str |
Galáxia (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970Tom ZéExperimentalismoInovaçãoMúsica popularO objetivo deste artigo é discutir alguns aspectos da experimentação do compositor brasileiro Tom Zé em três de seus cinco discos lançados nos anos 1970, dentro de um cenário de exceção institucional por conta da ditadura militar e de expansão das indústrias culturais. Do cantor, serão tratadas canções dos discos: Se o caso é chorar (Continental - 1972), Todos os olhos (Continental - 1973) e Estudando o samba (Continental - 1975). A noção básica de experimentação utilizada é de Umberto Eco (1970). Outro conceito para a discussão do experimentalismo é o de “canção crítica”, desenvolvido por S.C. Naves (2010). Como horizonte teórico, a canção popular será tratada como “texto semiótico”, conforme a semiótica da cultura de I.M. Lótman (1996). Os aspectos de inovação serão analisados internamente à própria linguagem híbrida da canção (letra, canto, música e performance) e nas relações externas entre canção e contexto cultural.PEPG COS-PUC-SP2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9995Galaxia; No. 24 (2012)GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012)1982-2553reponame:Galáxia (São Paulo)instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9995/9418Vargas, Herominfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-15T14:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9995Revistahttps://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/comunicacao-e-semioticaPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com1982-25531519-311Xopendoar:2024-05-15T14:01:11Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970 |
title |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970 |
spellingShingle |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970 Vargas, Herom Tom Zé Experimentalismo Inovação Música popular |
title_short |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970 |
title_full |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970 |
title_fullStr |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970 |
title_full_unstemmed |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970 |
title_sort |
As inovações de Tom Zé na linguagem da canção popular dos anos 1970 |
author |
Vargas, Herom |
author_facet |
Vargas, Herom |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Herom |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tom Zé Experimentalismo Inovação Música popular |
topic |
Tom Zé Experimentalismo Inovação Música popular |
description |
O objetivo deste artigo é discutir alguns aspectos da experimentação do compositor brasileiro Tom Zé em três de seus cinco discos lançados nos anos 1970, dentro de um cenário de exceção institucional por conta da ditadura militar e de expansão das indústrias culturais. Do cantor, serão tratadas canções dos discos: Se o caso é chorar (Continental - 1972), Todos os olhos (Continental - 1973) e Estudando o samba (Continental - 1975). A noção básica de experimentação utilizada é de Umberto Eco (1970). Outro conceito para a discussão do experimentalismo é o de “canção crítica”, desenvolvido por S.C. Naves (2010). Como horizonte teórico, a canção popular será tratada como “texto semiótico”, conforme a semiótica da cultura de I.M. Lótman (1996). Os aspectos de inovação serão analisados internamente à própria linguagem híbrida da canção (letra, canto, música e performance) e nas relações externas entre canção e contexto cultural. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9995 |
url |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/9995/9418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
PEPG COS-PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Galaxia; No. 24 (2012) GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura; n. 24 (2012) 1982-2553 reponame:Galáxia (São Paulo) instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Galáxia (São Paulo) |
collection |
Galáxia (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
Galáxia (São Paulo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cos@pucsp.br||aidarprado@gmail.com |
_version_ |
1799129329966252032 |