Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Jussara de Pinho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Circumscribere
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/49607
Resumo: A tese aborda a concepção dos mundos visível e invisível dos indígenas Karipuna, tendo o pajé como líder e xamã que possui habilidade ancestral de comunicação com os seres sobrenaturais (karuãna), manifestação cultural desse grupo étnico que faz parte dos povos indígenas do Oiapoque, investigados no período de 2016/2019. O viés particular da tese propõe foco nas ideias cosmológicas como substrato do ritual denominado Turé, dentro da perspectiva da história da ciência e da etnociência, buscando estabelecer uma interface da Cosmologia Indígena e a História da Ciência no Brasil. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de descrever, do ponto vista cosmológico, a partir da observação do céu, por meio das Sete Estrelas (Laposiniê) e a Estrela D’Alva (Uarukamã) – estrelas sobrenaturais que caracterizam as crenças e rituais –, as narrativas míticas do xamanismo Karipuna. Os métodos utilizados incluem levantamento de fontes impressas secundárias, história oral, análise documental de fontes primárias e observação participante in loco. Espera-se, assim, contribuir para o conhecimento cosmológico dos indígenas brasileiros de um grupo étnico da Terra Indígena Uaçá, município do Oiapoque, no estado do Amapá.
id PUC_SP-9_9760c0207bdc2a27feaca470875ae9f9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49607
network_acronym_str PUC_SP-9
network_name_str Circumscribere
repository_id_str
spelling Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do TuréHistória da CiênciaEtnociênciaCosmologiaXamanismoRitual indígenaKaripunaA tese aborda a concepção dos mundos visível e invisível dos indígenas Karipuna, tendo o pajé como líder e xamã que possui habilidade ancestral de comunicação com os seres sobrenaturais (karuãna), manifestação cultural desse grupo étnico que faz parte dos povos indígenas do Oiapoque, investigados no período de 2016/2019. O viés particular da tese propõe foco nas ideias cosmológicas como substrato do ritual denominado Turé, dentro da perspectiva da história da ciência e da etnociência, buscando estabelecer uma interface da Cosmologia Indígena e a História da Ciência no Brasil. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de descrever, do ponto vista cosmológico, a partir da observação do céu, por meio das Sete Estrelas (Laposiniê) e a Estrela D’Alva (Uarukamã) – estrelas sobrenaturais que caracterizam as crenças e rituais –, as narrativas míticas do xamanismo Karipuna. Os métodos utilizados incluem levantamento de fontes impressas secundárias, história oral, análise documental de fontes primárias e observação participante in loco. Espera-se, assim, contribuir para o conhecimento cosmológico dos indígenas brasileiros de um grupo étnico da Terra Indígena Uaçá, município do Oiapoque, no estado do Amapá.Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/4960710.23925/1980-7651.2020v25;p57-57Circumscribere International Journal for the History of Science; Vol. 25 (2020); 57Circumscribere International Journal for the History of Science; v. 25 (2020); 571980-7651reponame:Circumscribereinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/49607/32398Copyright (c) 2020 Circumscribere: International Journal for the History of Scienceinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreiros, Jussara de Pinho2020-07-09T16:37:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49607Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhcPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/oai||circumhc@pucsp.br1980-76511980-7651opendoar:2020-07-09T16:37Circumscribere - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé
title Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé
spellingShingle Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé
Barreiros, Jussara de Pinho
História da Ciência
Etnociência
Cosmologia
Xamanismo
Ritual indígena
Karipuna
title_short Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé
title_full Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé
title_fullStr Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé
title_full_unstemmed Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé
title_sort Cosmologia Karipuna: um estudo sobre o ritual do Turé
author Barreiros, Jussara de Pinho
author_facet Barreiros, Jussara de Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, Jussara de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência
Etnociência
Cosmologia
Xamanismo
Ritual indígena
Karipuna
topic História da Ciência
Etnociência
Cosmologia
Xamanismo
Ritual indígena
Karipuna
description A tese aborda a concepção dos mundos visível e invisível dos indígenas Karipuna, tendo o pajé como líder e xamã que possui habilidade ancestral de comunicação com os seres sobrenaturais (karuãna), manifestação cultural desse grupo étnico que faz parte dos povos indígenas do Oiapoque, investigados no período de 2016/2019. O viés particular da tese propõe foco nas ideias cosmológicas como substrato do ritual denominado Turé, dentro da perspectiva da história da ciência e da etnociência, buscando estabelecer uma interface da Cosmologia Indígena e a História da Ciência no Brasil. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de descrever, do ponto vista cosmológico, a partir da observação do céu, por meio das Sete Estrelas (Laposiniê) e a Estrela D’Alva (Uarukamã) – estrelas sobrenaturais que caracterizam as crenças e rituais –, as narrativas míticas do xamanismo Karipuna. Os métodos utilizados incluem levantamento de fontes impressas secundárias, história oral, análise documental de fontes primárias e observação participante in loco. Espera-se, assim, contribuir para o conhecimento cosmológico dos indígenas brasileiros de um grupo étnico da Terra Indígena Uaçá, município do Oiapoque, no estado do Amapá.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/49607
10.23925/1980-7651.2020v25;p57-57
url https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/49607
identifier_str_mv 10.23925/1980-7651.2020v25;p57-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/49607/32398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Circumscribere: International Journal for the History of Science
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Circumscribere: International Journal for the History of Science
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência
publisher.none.fl_str_mv Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência
dc.source.none.fl_str_mv Circumscribere International Journal for the History of Science; Vol. 25 (2020); 57
Circumscribere International Journal for the History of Science; v. 25 (2020); 57
1980-7651
reponame:Circumscribere
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Circumscribere
collection Circumscribere
repository.name.fl_str_mv Circumscribere - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||circumhc@pucsp.br
_version_ 1799128573986996224