Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bovolon, Stefan Bovolon
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Circumscribere
Texto Completo: https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/39658
Resumo: Esta tese teve como objetivo central o estudo das imagens renascentistas do mundo natural, sendo consideradas como um documento para a História da Ciência. Para tal abordagem foram adotados alguns princípios metodológicos embasados nas três esferas de análise da História da Ciência – Epistemológica, Historiográfica e Contextual. Desses princípios optou-se por aprofundar na análise de cunho epistemológico, no que condiz, por exemplo, com a análise interna de documentos/imagens, visando indicar possibilidades das relações existentes entre as técnicas e concepções em imagens e texto por meio do conhecimento sobre o mundo natural, focando na organização/classificação dos animais, tendo como ponto inicial alguns animais do grupo de Répteis. Utilizou-se a análise da técnica artística empregada nas imagens, mostrando como as representações desses animais, na obra de Ulisse Aldrovandi, apresentam riqueza de detalhes anatômicos/morfológicos, tanto externos como internos. E, que esse mesmo padrão se mantém em outras obras do autor que possuem a temática de representação de animais, tanto em representações em xilogravuras, como em pinturas. Esse tipo de análise comparativa foi realizado não somente dentro das obras de Aldrovandi, como também entre os estudiosos da natureza de seu período, com a finalidade de verificar se havia o mesmo rigor de padrão de técnicas artísticas adotadas entre eles. O resultado obtido, seja por meio do reconhecimento de técnicas artísticas empregadas nas imagens, seja por meio do reconhecimento que as mesmas podem ser utilizadas como instrumento de organização/classificação dos animais, nos mostra a importância em se considerar a imagem como forma de registro e comunicação de conhecimentos, tanto da natureza, como das artes, ou seja, considerando a imagem como documento para a da História da Ciência.
id PUC_SP-9_dea62cbbc3155f2bb4806d7deb72ac88
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39658
network_acronym_str PUC_SP-9
network_name_str Circumscribere
repository_id_str
spelling Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse AldrovandiScince and TechnéImages of animalsUlisse Aldrovandi.Esta tese teve como objetivo central o estudo das imagens renascentistas do mundo natural, sendo consideradas como um documento para a História da Ciência. Para tal abordagem foram adotados alguns princípios metodológicos embasados nas três esferas de análise da História da Ciência – Epistemológica, Historiográfica e Contextual. Desses princípios optou-se por aprofundar na análise de cunho epistemológico, no que condiz, por exemplo, com a análise interna de documentos/imagens, visando indicar possibilidades das relações existentes entre as técnicas e concepções em imagens e texto por meio do conhecimento sobre o mundo natural, focando na organização/classificação dos animais, tendo como ponto inicial alguns animais do grupo de Répteis. Utilizou-se a análise da técnica artística empregada nas imagens, mostrando como as representações desses animais, na obra de Ulisse Aldrovandi, apresentam riqueza de detalhes anatômicos/morfológicos, tanto externos como internos. E, que esse mesmo padrão se mantém em outras obras do autor que possuem a temática de representação de animais, tanto em representações em xilogravuras, como em pinturas. Esse tipo de análise comparativa foi realizado não somente dentro das obras de Aldrovandi, como também entre os estudiosos da natureza de seu período, com a finalidade de verificar se havia o mesmo rigor de padrão de técnicas artísticas adotadas entre eles. O resultado obtido, seja por meio do reconhecimento de técnicas artísticas empregadas nas imagens, seja por meio do reconhecimento que as mesmas podem ser utilizadas como instrumento de organização/classificação dos animais, nos mostra a importância em se considerar a imagem como forma de registro e comunicação de conhecimentos, tanto da natureza, como das artes, ou seja, considerando a imagem como documento para a da História da Ciência.Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência2018-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistorical Inquiryapplication/pdfhttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/3965810.23925/1980-7651.2018v22;p69-70Circumscribere International Journal for the History of Science; Vol. 22 (2018); 69-70Circumscribere International Journal for the History of Science; v. 22 (2018); 69-701980-7651reponame:Circumscribereinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPporhttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/39658/27178Copyright (c) 2018 Circumscribere: International Journal for the History of Scienceinfo:eu-repo/semantics/openAccessBovolon, Stefan Bovolon2018-12-11T13:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39658Revistahttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhcPRIhttps://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/oai||circumhc@pucsp.br1980-76511980-7651opendoar:2018-12-11T13:36:46Circumscribere - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
title Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
spellingShingle Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
Bovolon, Stefan Bovolon
Scince and Techné
Images of animals
Ulisse Aldrovandi.
title_short Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
title_full Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
title_fullStr Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
title_full_unstemmed Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
title_sort Dragões, serpentes e outras bestas: imagens impressas e ideias de classificação de animais em obras de Ulisse Aldrovandi
author Bovolon, Stefan Bovolon
author_facet Bovolon, Stefan Bovolon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovolon, Stefan Bovolon
dc.subject.por.fl_str_mv Scince and Techné
Images of animals
Ulisse Aldrovandi.
topic Scince and Techné
Images of animals
Ulisse Aldrovandi.
description Esta tese teve como objetivo central o estudo das imagens renascentistas do mundo natural, sendo consideradas como um documento para a História da Ciência. Para tal abordagem foram adotados alguns princípios metodológicos embasados nas três esferas de análise da História da Ciência – Epistemológica, Historiográfica e Contextual. Desses princípios optou-se por aprofundar na análise de cunho epistemológico, no que condiz, por exemplo, com a análise interna de documentos/imagens, visando indicar possibilidades das relações existentes entre as técnicas e concepções em imagens e texto por meio do conhecimento sobre o mundo natural, focando na organização/classificação dos animais, tendo como ponto inicial alguns animais do grupo de Répteis. Utilizou-se a análise da técnica artística empregada nas imagens, mostrando como as representações desses animais, na obra de Ulisse Aldrovandi, apresentam riqueza de detalhes anatômicos/morfológicos, tanto externos como internos. E, que esse mesmo padrão se mantém em outras obras do autor que possuem a temática de representação de animais, tanto em representações em xilogravuras, como em pinturas. Esse tipo de análise comparativa foi realizado não somente dentro das obras de Aldrovandi, como também entre os estudiosos da natureza de seu período, com a finalidade de verificar se havia o mesmo rigor de padrão de técnicas artísticas adotadas entre eles. O resultado obtido, seja por meio do reconhecimento de técnicas artísticas empregadas nas imagens, seja por meio do reconhecimento que as mesmas podem ser utilizadas como instrumento de organização/classificação dos animais, nos mostra a importância em se considerar a imagem como forma de registro e comunicação de conhecimentos, tanto da natureza, como das artes, ou seja, considerando a imagem como documento para a da História da Ciência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Historical Inquiry
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/39658
10.23925/1980-7651.2018v22;p69-70
url https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/39658
identifier_str_mv 10.23925/1980-7651.2018v22;p69-70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.pucsp.br/index.php/circumhc/article/view/39658/27178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Circumscribere: International Journal for the History of Science
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Circumscribere: International Journal for the History of Science
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência
publisher.none.fl_str_mv Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência
dc.source.none.fl_str_mv Circumscribere International Journal for the History of Science; Vol. 22 (2018); 69-70
Circumscribere International Journal for the History of Science; v. 22 (2018); 69-70
1980-7651
reponame:Circumscribere
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Circumscribere
collection Circumscribere
repository.name.fl_str_mv Circumscribere - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||circumhc@pucsp.br
_version_ 1799128573810835456