A psicologia nos espaços públicos de saúde : discussões sobre integralidade e cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guazina, Félix Miguel Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/700
Resumo: Esta pesquisa examina as práticas psicológicas no contexto das políticas públicas, tendo em vista as perspectivas de cuidado no campo da saúde. Tal campo de problematização se estabeleceu especialmente a partir de processos de mudanças intensas na esfera da saúde, especialmente no que se refere ao movimento de Reforma Sanitária e, mais tarde à implementação do Sistema Único de Saúde. Tais eventos flexibilizaram as fronteiras disciplinares e potencializaram experiências dialógicas que tem articulado os sentidos de integralidade e saúde. O estudo justifica-se especialmente pela urgência de dar continuidade o debate sobre o tema, uma vez que muitas das práticas na saúde pública pautam-se por uma lógica privatista, individualizante e descontextualizada do andar da vida dos(das) usuários(as) dos serviços públicos oferecidos, o que pode ser considerado como digressão da lógica do cuidado preconizada nas políticas oficiais de saúde. Assim, dentre os objetivos do estudo figuram um entendimento do conceito de cuidado a partir das experiências de trabalho; o estabelecimento de relações entre as perspectivas de cuidado e as práticas psicológicas e a produção de subsídios para a reflexão das práticas nos diferentes espaços de inserção profissional. Para atingir esses objetivos, delineamos um estudo qualitativo-exploratório. Este trabalho teve inspiração nas idéias do paradigma da complexidade de Edgar Morin e na perspectiva das práticas discursivas e produção de sentidos. O pensamento complexo proposto por Edgar Morin possibilitou compreender e articular práticas e sentidos produzidos sobre o tema. Deste modo, os operadores dialógico, recursivo e hologramático permitiram constituir um caminho de investigação peculiar. Neste, foi considerada a potência das relações de diferentes racionalidades, a possibilidade de flexibilizar os limites entre produto e produtor, causa e efeito e, finalmente, a transformação das perspectivas parte e todo. Esses operadores facilitaram compreender a produção de sentidos referentes ao tema examinado em suas diferentes dimensões e conexões. Os participantes da pesquisa foram integrantes de uma comissão de um órgão de representação da categoria. Trata-se de um espaço representativo e, por isso, pautado pela diversidade de posicionamentos e experiências. Para a realização desse trabalho, foram utilizadas entrevistas narrativas e um grupo de discussão no estilo roda de conversa. A temática da roda de conversa foi Sentidos de cuidado nas práticas em psicologia. A análise dos dados foi realizada através dos operadores da complexidade e pela perspectiva das práticas discursivas e produção de sentido. Os resultados apontam que as perspectivas de cuidado no trabalho dos(as) psicólogos(as) nas políticas públicas dizem respeito ao cuidado como uma forma de relação intersubjetiva, singular e não tutelada com o(a) usuário(a). Tal sentido direcionava-se para questões relevantes que dizem respeito ao cuidado com a formação profissional e os espaços de representação da categoria como sentidos de cuidado. Outro sentido importante foi à busca por uma escuta humanizada que se expressa numa ética de relação com o outro. Tais sentidos eram fabricados por uma rede de significações através das memórias afetivas do trabalho.
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Tal campo de problematização se estabeleceu especialmente a partir de processos de mudanças intensas na esfera da saúde, especialmente no que se refere ao movimento de Reforma Sanitária e, mais tarde à implementação do Sistema Único de Saúde. Tais eventos flexibilizaram as fronteiras disciplinares e potencializaram experiências dialógicas que tem articulado os sentidos de integralidade e saúde. O estudo justifica-se especialmente pela urgência de dar continuidade o debate sobre o tema, uma vez que muitas das práticas na saúde pública pautam-se por uma lógica privatista, individualizante e descontextualizada do andar da vida dos(das) usuários(as) dos serviços públicos oferecidos, o que pode ser considerado como digressão da lógica do cuidado preconizada nas políticas oficiais de saúde. Assim, dentre os objetivos do estudo figuram um entendimento do conceito de cuidado a partir das experiências de trabalho; o estabelecimento de relações entre as perspectivas de cuidado e as práticas psicológicas e a produção de subsídios para a reflexão das práticas nos diferentes espaços de inserção profissional. Para atingir esses objetivos, delineamos um estudo qualitativo-exploratório. Este trabalho teve inspiração nas idéias do paradigma da complexidade de Edgar Morin e na perspectiva das práticas discursivas e produção de sentidos. O pensamento complexo proposto por Edgar Morin possibilitou compreender e articular práticas e sentidos produzidos sobre o tema. Deste modo, os operadores dialógico, recursivo e hologramático permitiram constituir um caminho de investigação peculiar. Neste, foi considerada a potência das relações de diferentes racionalidades, a possibilidade de flexibilizar os limites entre produto e produtor, causa e efeito e, finalmente, a transformação das perspectivas parte e todo. Esses operadores facilitaram compreender a produção de sentidos referentes ao tema examinado em suas diferentes dimensões e conexões. Os participantes da pesquisa foram integrantes de uma comissão de um órgão de representação da categoria. Trata-se de um espaço representativo e, por isso, pautado pela diversidade de posicionamentos e experiências. Para a realização desse trabalho, foram utilizadas entrevistas narrativas e um grupo de discussão no estilo roda de conversa. A temática da roda de conversa foi Sentidos de cuidado nas práticas em psicologia. A análise dos dados foi realizada através dos operadores da complexidade e pela perspectiva das práticas discursivas e produção de sentido. Os resultados apontam que as perspectivas de cuidado no trabalho dos(as) psicólogos(as) nas políticas públicas dizem respeito ao cuidado como uma forma de relação intersubjetiva, singular e não tutelada com o(a) usuário(a). Tal sentido direcionava-se para questões relevantes que dizem respeito ao cuidado com a formação profissional e os espaços de representação da categoria como sentidos de cuidado. Outro sentido importante foi à busca por uma escuta humanizada que se expressa numa ética de relação com o outro. Tais sentidos eram fabricados por uma rede de significações através das memórias afetivas do trabalho.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7228/421861.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA APLICADASAÚDE PÚBLICACUIDADOS DE SAÚDECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA psicologia nos espaços públicos de saúde : discussões sobre integralidade e cuidadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421861.pdf.jpg421861.pdf.jpgimage/jpeg3131http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/700/3/421861.pdf.jpg804de3bf72c82acc8b9d3d65e4fa882eMD53TEXT421861.pdf.txt421861.pdf.txttext/plain262236http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/700/2/421861.pdf.txtabd8f91027c05bf26d3a8fe44e4437f8MD52ORIGINAL421861.pdfapplication/pdf748811http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/700/1/421861.pdfe109659232e46cf7d004d2acfc2e51c4MD51tede/7002015-04-30 08:15:29.04oai:tede2.pucrs.br:tede/700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
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