Avaliação da personalidade de gerentes de alto desempenho por meio do método de Rorschach
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/682 |
Resumo: | A excelência humana é uma das áreas de estudo mais atuais da Psicologia. É entendida, pela maioria dos pesquisadores do tema, como a performance elevada ou desempenho superior de um indivíduo numa determinada área de atuação, podendo resultar tanto de um conjunto de traços predisponentes como da experiência e prática em um domínio de atuação ou conhecimento. Em razão do advento da Psicologia Positiva, na última década, muitos estudos passaram a ser desenvolvidos com a intenção de cercar o que promove e mantém a excelência. Nesse sentido, pesquisas sobre a superdotação/altas habilidades, expertise/perícia e sabedoria vêm sendo realizadas em várias partes do mundo. No Brasil, não existem muitos estudos sobre esta temática; a área das superdotação/altas habilidades vem sendo mais contemplada. Esta tese de doutorado teve como objetivo avaliar indivíduos considerados muito competentes, exitosos em suas funções e, portanto, de alto desempenho na área da gerência, na tentativa de tratar o tema expertise no trabalho, a partir de dados de brasileiros. Dividida em três seções, reúne e associa informações sobre a função gerencial na Administração, da excelência humana sob o enfoque da Psicologia Positiva e os conceitos de avaliação da personalidade da Psicologia. A primeira seção traz informações teóricas acerca da excelência, enfatizando as características de personalidade como um dos determinantes da excelência humana; baseando-se em publicações que tangenciam o tema, oferece a compreensão de que além das variáveis de inteligência, hereditariedade, atributos físicos, contexto, de oportunidade/sorte e conhecimentos, é o jeito de ser singular de um indivíduo sua personalidade que o predispõe a resultados excepcionais em um determinado domínio. As duas seções seguintes apresentam os resultados da avaliação de 43 gerentes, considerados de alto desempenho por seus superiores imediatos e pares, de empresas gaúchas, todas de grande porte e de capital nacional; o instrumento utilizado foi o Método de Rorschach Sistema Compreensivo, além de uma Ficha de Dados Sócio-demográficos. Os gerentes indicados pelas empresas como referência foram contatados por meio de uma carta-convite e após o aceite responderam aos instrumentos individualmente. Os protocolos do Rorschach foram codificados por dois juízes independentes para cálculo do grau de concordância na avaliação, que foi altamente satisfatório (Kappa=0,85 para determinantes, 0,94 para conteúdos e 0,98 para localizações). Mais especificamente na segunda seção são focados os aspectos da personalidade relativos às capacidades de análise, de planejamento, de iniciativa, de relacionamento interpessoal e de integração humana (trabalho em equipe), como características do gerente de sucesso conforme o proposto pela literatura da Administração. Ao final deste estudo considera-se que algumas características de personalidade são peculiares aos gerentes de alto desempenho. Na última seção, são consideradas as variáveis relativas ao processamento da informação dos gerentes, tendo em vista que esse é um diferencial desta função que tem como papel predominante o de comunicador de informações entre os níveis hierárquicos da organização e para fora dela; o gerente trabalha todo o tempo processando, filtrando e difundindo informações. Buscou-se entrelaçar três modelos teóricos: a Teoria dos Papéis Gerenciais de Henry Mintzberg, a Teoria do Processamento da Informação e o Modelo de Processo de Resposta ao Rorschach de John Exner. Os resultados mostram que esses gerentes possuem condições de coletar dados, avaliá-los e estabelecer rankings de maneira adequada; possuem condições de ser objetivos e precisos na avaliação dos problemas, o que lhes favorece o processamento das informações e possibilita a interpretação do mundo ao seu redor a partir de um modo de processamento, ou um estilo cognitivo, próprio e característico de solucionar problemas. |
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É entendida, pela maioria dos pesquisadores do tema, como a performance elevada ou desempenho superior de um indivíduo numa determinada área de atuação, podendo resultar tanto de um conjunto de traços predisponentes como da experiência e prática em um domínio de atuação ou conhecimento. Em razão do advento da Psicologia Positiva, na última década, muitos estudos passaram a ser desenvolvidos com a intenção de cercar o que promove e mantém a excelência. Nesse sentido, pesquisas sobre a superdotação/altas habilidades, expertise/perícia e sabedoria vêm sendo realizadas em várias partes do mundo. No Brasil, não existem muitos estudos sobre esta temática; a área das superdotação/altas habilidades vem sendo mais contemplada. Esta tese de doutorado teve como objetivo avaliar indivíduos considerados muito competentes, exitosos em suas funções e, portanto, de alto desempenho na área da gerência, na tentativa de tratar o tema expertise no trabalho, a partir de dados de brasileiros. 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