Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2422 |
Resumo: | This thesis investigates the representation of cultural identity at Mercosul Biennial. The object of study is the photo essay Sangre, made by argentine Diego Levy, and the photo essay Fin de Zone Urban, made by paraguayan Carlos Bittar. These essays are printed in catalogue (Mercosul Biennial, 2003). The aim is analyze the four editions of BAVM (1997-2003), the photography and the modern subject. Based on investigation about identity, developed by Néstor García Canclini, Anthony Giddens and fundamentally Alain Touraine, this research affirms that the individual lives the estrangement between the State and the subject. Considering this context, this thesis argues that cultural identities are represented in these photo essays together to the process of making multiple territories. The main line of this interpretation is based on the theory about the dynamics of new territorialities developed by Rogério Haesbaert. Through the investigation developed by André Rouillé, this research understands that the photo essays were obtained by the praxis of photography-expression. This thesis recognized that the Mercosul Biennial is historic place. The photographer and the person photographed are associated as social actors. |
id |
P_RS_099643ee1bc57ba8f19fa7e1ea0f574d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2422 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kern, Maria Lúcia BastosCPF:19124767034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356T2CPF:87616742904http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792580Y5Luz, Patricia Camera Varella da2015-04-14T13:47:42Z2012-04-232012-03-23LUZ, Patricia Camera Varella da. Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2422This thesis investigates the representation of cultural identity at Mercosul Biennial. The object of study is the photo essay Sangre, made by argentine Diego Levy, and the photo essay Fin de Zone Urban, made by paraguayan Carlos Bittar. These essays are printed in catalogue (Mercosul Biennial, 2003). The aim is analyze the four editions of BAVM (1997-2003), the photography and the modern subject. Based on investigation about identity, developed by Néstor García Canclini, Anthony Giddens and fundamentally Alain Touraine, this research affirms that the individual lives the estrangement between the State and the subject. Considering this context, this thesis argues that cultural identities are represented in these photo essays together to the process of making multiple territories. The main line of this interpretation is based on the theory about the dynamics of new territorialities developed by Rogério Haesbaert. Through the investigation developed by André Rouillé, this research understands that the photo essays were obtained by the praxis of photography-expression. This thesis recognized that the Mercosul Biennial is historic place. The photographer and the person photographed are associated as social actors.Esta tese investiga a representação da identidade cultural na Bienal de Artes Visuais do Mercosul (BAVM). O objeto de estudo é o ensaio Sangre, feito pelo fotógrafo argentino Diego Levy, e o ensaio Fin de Zona Urbana, realizado pelo fotógrafo paraguaio Carlos Bittar. Ambos estão veiculados no quarto catálogo da BAVM (2003). Como parâmetros de estudo, analisam-se as quatro primeiras edições da BAVM (1997-2003), a fotografia e o sujeito moderno. Com base nas pesquisas sobre identidade desenvolvidas por Néstor García Canclini, Anthony Giddens e fundamentalmente Alain Touraine, o trabalho pauta-se na afirmação de que o ser humano experimenta o distanciamento entre Estado e sujeito. Considerando este contexto, defende-se que as identidades culturais representadas nestes ensaios fotográficos se encontram em processo e seu devir se dá na dinâmica deste sujeito em (re)territorializar-se. Este entendimento é afirmado com base na teoria da dinâmica de multiterritorialização desenvolvida por Rogério Haesbaert. Com fundamento nos estudos de André Rouillé, entende-se que os ensaios de Diego Levy e Carlos Bittar são resultados obtidos pela práxis da fotografia-expressão. Nesta pesquisa a BAVM é compreendida como espaço histórico. Tanto o sujeito-fotógrafo, quanto o sujeito-fotografado são percebidos como atores sociais.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:47:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437991.pdf: 8718329 bytes, checksum: 619d22fef22b3648acc52b5dc5f88a35 (MD5) Previous issue date: 2012-03-23application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10624/437991.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasIDENTIDADE CULTURALARTES VISUAISARTE - MERCOSUL - BIENALFOTOGRAFIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIARepresentações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1740700517806534787500600-4398000523014524731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL437991.pdf.jpg437991.pdf.jpgimage/jpeg3777http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2422/3/437991.pdf.jpg9a3935e8794c5cb6d06b390021290f2aMD53TEXT437991.pdf.txt437991.pdf.txttext/plain566116http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2422/2/437991.pdf.txtc0b99ee014f65f8a81717ea106be9e5aMD52ORIGINAL437991.pdfapplication/pdf8718329http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2422/1/437991.pdf619d22fef22b3648acc52b5dc5f88a35MD51tede/24222015-04-18 13:28:29.756oai:tede2.pucrs.br:tede/2422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-18T16:28:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social |
title |
Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social |
spellingShingle |
Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social Luz, Patricia Camera Varella da IDENTIDADE CULTURAL ARTES VISUAIS ARTE - MERCOSUL - BIENAL FOTOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social |
title_full |
Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social |
title_fullStr |
Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social |
title_full_unstemmed |
Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social |
title_sort |
Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social |
author |
Luz, Patricia Camera Varella da |
author_facet |
Luz, Patricia Camera Varella da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kern, Maria Lúcia Bastos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:19124767034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356T2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:87616742904 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792580Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Patricia Camera Varella da |
contributor_str_mv |
Kern, Maria Lúcia Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IDENTIDADE CULTURAL ARTES VISUAIS ARTE - MERCOSUL - BIENAL FOTOGRAFIA |
topic |
IDENTIDADE CULTURAL ARTES VISUAIS ARTE - MERCOSUL - BIENAL FOTOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This thesis investigates the representation of cultural identity at Mercosul Biennial. The object of study is the photo essay Sangre, made by argentine Diego Levy, and the photo essay Fin de Zone Urban, made by paraguayan Carlos Bittar. These essays are printed in catalogue (Mercosul Biennial, 2003). The aim is analyze the four editions of BAVM (1997-2003), the photography and the modern subject. Based on investigation about identity, developed by Néstor García Canclini, Anthony Giddens and fundamentally Alain Touraine, this research affirms that the individual lives the estrangement between the State and the subject. Considering this context, this thesis argues that cultural identities are represented in these photo essays together to the process of making multiple territories. The main line of this interpretation is based on the theory about the dynamics of new territorialities developed by Rogério Haesbaert. Through the investigation developed by André Rouillé, this research understands that the photo essays were obtained by the praxis of photography-expression. This thesis recognized that the Mercosul Biennial is historic place. The photographer and the person photographed are associated as social actors. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:47:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LUZ, Patricia Camera Varella da. Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2422 |
identifier_str_mv |
LUZ, Patricia Camera Varella da. Representações culturais na Bienal de Artes Visuais do Mercosul: o estatuto da fotografia e a expressão do sujeito social. 2012. 286 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1740700517806534787 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4398000523014524731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2422/3/437991.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2422/2/437991.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2422/1/437991.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a3935e8794c5cb6d06b390021290f2a c0b99ee014f65f8a81717ea106be9e5a 619d22fef22b3648acc52b5dc5f88a35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765286198444032 |