Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Umann, Jair Felipe Bonatto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538
Resumo: Em tempos de necessidade de mudanças urgentes que resgatem um viver harmônico entre os seres humanos e entre estes e o planeta Terra, esta dissertação tem como objetivo sugerir indicativos para a construção de uma metodologia para o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma perspectiva transdisciplinar. A partir de diversas inspirações metodológicas o autor propõe um transitar harmônico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições e destaca que é urgente que se promova uma mudança no processo de ensino das danças populares. Além disso, chama atenção para a necessidade de maior valorização da cultura popular brasileira por parte da universidade. Apoiado na literatura, em entrevistas com mestres da cultura popular e em suas vivências e experiências como pesquisador e professor de danças, o autor evidencia a diversidade na formação cultural do Brasil, destaca alguns pontos questionáveis na forma como se estrutura o ensino universitário brasileiro e apresenta a Transdisciplinaridade como uma alternativa importante para a construção de uma sociedade mais humana. Assim, o grande desafio proposto pelo autor é como o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma ótica transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento humano na sua integralidade.
id P_RS_0d6709a5edb6cd5bab7a6d850e8bba8b
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3538
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portal, Leda Lísia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:92902863004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4569924H5Umann, Jair Felipe Bonatto2015-04-14T14:22:36Z2008-03-282008-01-09UMANN, Jair Felipe Bonatto. Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399730.pdf: 2007404 bytes, checksum: 3347692990edfc688f0711bc0a5adc8a (MD5) Previous issue date: 2008-01-09Em tempos de necessidade de mudanças urgentes que resgatem um viver harmônico entre os seres humanos e entre estes e o planeta Terra, esta dissertação tem como objetivo sugerir indicativos para a construção de uma metodologia para o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma perspectiva transdisciplinar. A partir de diversas inspirações metodológicas o autor propõe um transitar harmônico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições e destaca que é urgente que se promova uma mudança no processo de ensino das danças populares. Além disso, chama atenção para a necessidade de maior valorização da cultura popular brasileira por parte da universidade. Apoiado na literatura, em entrevistas com mestres da cultura popular e em suas vivências e experiências como pesquisador e professor de danças, o autor evidencia a diversidade na formação cultural do Brasil, destaca alguns pontos questionáveis na forma como se estrutura o ensino universitário brasileiro e apresenta a Transdisciplinaridade como uma alternativa importante para a construção de uma sociedade mais humana. Assim, o grande desafio proposto pelo autor é como o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma ótica transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento humano na sua integralidade.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13095/399730.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORDANÇAS POPULARES E NACIONAISDANÇA - ENSINOTRANSDISCIPLINARIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399730.pdf.jpg399730.pdf.jpgimage/jpeg3500http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3538/3/399730.pdf.jpgecc0b93cc7e11bd9abfa3ad4d0e05e1fMD53TEXT399730.pdf.txt399730.pdf.txttext/plain173050http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3538/2/399730.pdf.txt7d954b529612ca8dba98d0c55a8561f2MD52ORIGINAL399730.pdfapplication/pdf2007404http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3538/1/399730.pdf3347692990edfc688f0711bc0a5adc8aMD51tede/35382015-04-17 15:54:58.003oai:tede2.pucrs.br:tede/3538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
title Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
spellingShingle Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
Umann, Jair Felipe Bonatto
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
DANÇAS POPULARES E NACIONAIS
DANÇA - ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
title_full Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
title_fullStr Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
title_full_unstemmed Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
title_sort Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade
author Umann, Jair Felipe Bonatto
author_facet Umann, Jair Felipe Bonatto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29243980025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92902863004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4569924H5
dc.contributor.author.fl_str_mv Umann, Jair Felipe Bonatto
contributor_str_mv Portal, Leda Lísia Franciosi
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
DANÇAS POPULARES E NACIONAIS
DANÇA - ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
DANÇAS POPULARES E NACIONAIS
DANÇA - ENSINO
TRANSDISCIPLINARIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Em tempos de necessidade de mudanças urgentes que resgatem um viver harmônico entre os seres humanos e entre estes e o planeta Terra, esta dissertação tem como objetivo sugerir indicativos para a construção de uma metodologia para o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma perspectiva transdisciplinar. A partir de diversas inspirações metodológicas o autor propõe um transitar harmônico entre Ciência, Arte, Filosofia e Tradições e destaca que é urgente que se promova uma mudança no processo de ensino das danças populares. Além disso, chama atenção para a necessidade de maior valorização da cultura popular brasileira por parte da universidade. Apoiado na literatura, em entrevistas com mestres da cultura popular e em suas vivências e experiências como pesquisador e professor de danças, o autor evidencia a diversidade na formação cultural do Brasil, destaca alguns pontos questionáveis na forma como se estrutura o ensino universitário brasileiro e apresenta a Transdisciplinaridade como uma alternativa importante para a construção de uma sociedade mais humana. Assim, o grande desafio proposto pelo autor é como o ensino das danças populares brasileiras na universidade sob uma ótica transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento humano na sua integralidade.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv UMANN, Jair Felipe Bonatto. Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538
identifier_str_mv UMANN, Jair Felipe Bonatto. Dançando em harmonia na cadência da transdisciplinaridade : um referencial para o ensino das danças populares brasileiras na universidade. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3538/3/399730.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3538/2/399730.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3538/1/399730.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ecc0b93cc7e11bd9abfa3ad4d0e05e1f
7d954b529612ca8dba98d0c55a8561f2
3347692990edfc688f0711bc0a5adc8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294212710400