Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357 |
Resumo: | Este trabalho analisa a força de permanência do mito de Che Guevara 40 anos depois de sua morte. Desde que foi morto na Bolívia, em outubro de 1967, Che se transformou em mito, a despeito de suas distintas versões e releituras ao longo do tempo. A famosa foto de Alberto Korda, reproduzida aos milhares nessas quatro décadas, se tornou uma espécie de totem ideológico, mas também uma imagem consumida por milhares de pessoas das mais diferentes maneiras. Esta dissertação, portanto, se ocupa em verificar a trajetória deste mito e a força que o mantém. Para isso, o estudo identifica ao menos quatro variáveis que atuam no fortalecimento do mito de Che: a midiática, a ideológica, a imagética e a de consumo. Embora não ajam necessariamente de forma simultânea e nem na ordem acima citada, é este ciclo que retroalimenta o universo guevarista. É importante notar que dentre as quatro variáveis, é a mídia que, em seus diferentes suportes, potencializa as outras três, impulsionando a imagem, o consumo e a ideologia de Che e seu mito. |
id |
P_RS_14d189b00d88d136eaf59f7495b37a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4357 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Haussen, Doris FagundesCPF:27851702020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783274E2CPF:42823625020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253516T9Domingues, Juan de Moraes2015-04-14T14:40:50Z2009-01-062008-12-10DOMINGUES, Juan de Moraes. Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407971.pdf: 2301241 bytes, checksum: 2c2a812141f3b25e08595dee907fd565 (MD5) Previous issue date: 2008-12-10Este trabalho analisa a força de permanência do mito de Che Guevara 40 anos depois de sua morte. Desde que foi morto na Bolívia, em outubro de 1967, Che se transformou em mito, a despeito de suas distintas versões e releituras ao longo do tempo. A famosa foto de Alberto Korda, reproduzida aos milhares nessas quatro décadas, se tornou uma espécie de totem ideológico, mas também uma imagem consumida por milhares de pessoas das mais diferentes maneiras. Esta dissertação, portanto, se ocupa em verificar a trajetória deste mito e a força que o mantém. Para isso, o estudo identifica ao menos quatro variáveis que atuam no fortalecimento do mito de Che: a midiática, a ideológica, a imagética e a de consumo. Embora não ajam necessariamente de forma simultânea e nem na ordem acima citada, é este ciclo que retroalimenta o universo guevarista. É importante notar que dentre as quatro variáveis, é a mídia que, em seus diferentes suportes, potencializa as outras três, impulsionando a imagem, o consumo e a ideologia de Che e seu mito.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13477/407971.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOMÍDIAIMAGENS E ÍDOLOSIDEOLOGIASCONSUMOIMAGENS - REPRESENTAÇÃOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOChe Guevara : a mídia como potencializadora do mitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407971.pdf.jpg407971.pdf.jpgimage/jpeg3022http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/3/407971.pdf.jpg4e394f4f940004314c2ff5b16e751464MD53TEXT407971.pdf.txt407971.pdf.txttext/plain210867http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/2/407971.pdf.txtc68b5a6c33d975c475f6885faaebec95MD52ORIGINAL407971.pdfapplication/pdf2301241http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/1/407971.pdf2c2a812141f3b25e08595dee907fd565MD51tede/43572015-04-20 12:20:40.565oai:tede2.pucrs.br:tede/4357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:20:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito |
title |
Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito |
spellingShingle |
Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito Domingues, Juan de Moraes COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO MÍDIA IMAGENS E ÍDOLOS IDEOLOGIAS CONSUMO IMAGENS - REPRESENTAÇÃO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito |
title_full |
Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito |
title_fullStr |
Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito |
title_full_unstemmed |
Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito |
title_sort |
Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito |
author |
Domingues, Juan de Moraes |
author_facet |
Domingues, Juan de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Haussen, Doris Fagundes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:27851702020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783274E2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:42823625020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253516T9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Juan de Moraes |
contributor_str_mv |
Haussen, Doris Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO MÍDIA IMAGENS E ÍDOLOS IDEOLOGIAS CONSUMO IMAGENS - REPRESENTAÇÃO |
topic |
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO MÍDIA IMAGENS E ÍDOLOS IDEOLOGIAS CONSUMO IMAGENS - REPRESENTAÇÃO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Este trabalho analisa a força de permanência do mito de Che Guevara 40 anos depois de sua morte. Desde que foi morto na Bolívia, em outubro de 1967, Che se transformou em mito, a despeito de suas distintas versões e releituras ao longo do tempo. A famosa foto de Alberto Korda, reproduzida aos milhares nessas quatro décadas, se tornou uma espécie de totem ideológico, mas também uma imagem consumida por milhares de pessoas das mais diferentes maneiras. Esta dissertação, portanto, se ocupa em verificar a trajetória deste mito e a força que o mantém. Para isso, o estudo identifica ao menos quatro variáveis que atuam no fortalecimento do mito de Che: a midiática, a ideológica, a imagética e a de consumo. Embora não ajam necessariamente de forma simultânea e nem na ordem acima citada, é este ciclo que retroalimenta o universo guevarista. É importante notar que dentre as quatro variáveis, é a mídia que, em seus diferentes suportes, potencializa as outras três, impulsionando a imagem, o consumo e a ideologia de Che e seu mito. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-01-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:40:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOMINGUES, Juan de Moraes. Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357 |
identifier_str_mv |
DOMINGUES, Juan de Moraes. Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/3/407971.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/2/407971.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/1/407971.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e394f4f940004314c2ff5b16e751464 c68b5a6c33d975c475f6885faaebec95 2c2a812141f3b25e08595dee907fd565 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765299954712576 |