Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Juan de Moraes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357
Resumo: Este trabalho analisa a força de permanência do mito de Che Guevara 40 anos depois de sua morte. Desde que foi morto na Bolívia, em outubro de 1967, Che se transformou em mito, a despeito de suas distintas versões e releituras ao longo do tempo. A famosa foto de Alberto Korda, reproduzida aos milhares nessas quatro décadas, se tornou uma espécie de totem ideológico, mas também uma imagem consumida por milhares de pessoas das mais diferentes maneiras. Esta dissertação, portanto, se ocupa em verificar a trajetória deste mito e a força que o mantém. Para isso, o estudo identifica ao menos quatro variáveis que atuam no fortalecimento do mito de Che: a midiática, a ideológica, a imagética e a de consumo. Embora não ajam necessariamente de forma simultânea e nem na ordem acima citada, é este ciclo que retroalimenta o universo guevarista. É importante notar que dentre as quatro variáveis, é a mídia que, em seus diferentes suportes, potencializa as outras três, impulsionando a imagem, o consumo e a ideologia de Che e seu mito.
id P_RS_14d189b00d88d136eaf59f7495b37a9a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4357
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Haussen, Doris FagundesCPF:27851702020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783274E2CPF:42823625020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253516T9Domingues, Juan de Moraes2015-04-14T14:40:50Z2009-01-062008-12-10DOMINGUES, Juan de Moraes. Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407971.pdf: 2301241 bytes, checksum: 2c2a812141f3b25e08595dee907fd565 (MD5) Previous issue date: 2008-12-10Este trabalho analisa a força de permanência do mito de Che Guevara 40 anos depois de sua morte. Desde que foi morto na Bolívia, em outubro de 1967, Che se transformou em mito, a despeito de suas distintas versões e releituras ao longo do tempo. A famosa foto de Alberto Korda, reproduzida aos milhares nessas quatro décadas, se tornou uma espécie de totem ideológico, mas também uma imagem consumida por milhares de pessoas das mais diferentes maneiras. Esta dissertação, portanto, se ocupa em verificar a trajetória deste mito e a força que o mantém. Para isso, o estudo identifica ao menos quatro variáveis que atuam no fortalecimento do mito de Che: a midiática, a ideológica, a imagética e a de consumo. Embora não ajam necessariamente de forma simultânea e nem na ordem acima citada, é este ciclo que retroalimenta o universo guevarista. É importante notar que dentre as quatro variáveis, é a mídia que, em seus diferentes suportes, potencializa as outras três, impulsionando a imagem, o consumo e a ideologia de Che e seu mito.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13477/407971.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOMÍDIAIMAGENS E ÍDOLOSIDEOLOGIASCONSUMOIMAGENS - REPRESENTAÇÃOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOChe Guevara : a mídia como potencializadora do mitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL407971.pdf.jpg407971.pdf.jpgimage/jpeg3022http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/3/407971.pdf.jpg4e394f4f940004314c2ff5b16e751464MD53TEXT407971.pdf.txt407971.pdf.txttext/plain210867http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/2/407971.pdf.txtc68b5a6c33d975c475f6885faaebec95MD52ORIGINAL407971.pdfapplication/pdf2301241http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/1/407971.pdf2c2a812141f3b25e08595dee907fd565MD51tede/43572015-04-20 12:20:40.565oai:tede2.pucrs.br:tede/4357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:20:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
title Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
spellingShingle Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
Domingues, Juan de Moraes
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO
MÍDIA
IMAGENS E ÍDOLOS
IDEOLOGIAS
CONSUMO
IMAGENS - REPRESENTAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
title_full Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
title_fullStr Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
title_full_unstemmed Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
title_sort Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito
author Domingues, Juan de Moraes
author_facet Domingues, Juan de Moraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haussen, Doris Fagundes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:27851702020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783274E2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:42823625020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253516T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Juan de Moraes
contributor_str_mv Haussen, Doris Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO
MÍDIA
IMAGENS E ÍDOLOS
IDEOLOGIAS
CONSUMO
IMAGENS - REPRESENTAÇÃO
topic COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO
MÍDIA
IMAGENS E ÍDOLOS
IDEOLOGIAS
CONSUMO
IMAGENS - REPRESENTAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este trabalho analisa a força de permanência do mito de Che Guevara 40 anos depois de sua morte. Desde que foi morto na Bolívia, em outubro de 1967, Che se transformou em mito, a despeito de suas distintas versões e releituras ao longo do tempo. A famosa foto de Alberto Korda, reproduzida aos milhares nessas quatro décadas, se tornou uma espécie de totem ideológico, mas também uma imagem consumida por milhares de pessoas das mais diferentes maneiras. Esta dissertação, portanto, se ocupa em verificar a trajetória deste mito e a força que o mantém. Para isso, o estudo identifica ao menos quatro variáveis que atuam no fortalecimento do mito de Che: a midiática, a ideológica, a imagética e a de consumo. Embora não ajam necessariamente de forma simultânea e nem na ordem acima citada, é este ciclo que retroalimenta o universo guevarista. É importante notar que dentre as quatro variáveis, é a mídia que, em seus diferentes suportes, potencializa as outras três, impulsionando a imagem, o consumo e a ideologia de Che e seu mito.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-10
dc.date.available.fl_str_mv 2009-01-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:40:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOMINGUES, Juan de Moraes. Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357
identifier_str_mv DOMINGUES, Juan de Moraes. Che Guevara : a mídia como potencializadora do mito. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/3/407971.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/2/407971.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4357/1/407971.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e394f4f940004314c2ff5b16e751464
c68b5a6c33d975c475f6885faaebec95
2c2a812141f3b25e08595dee907fd565
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765299954712576