Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9572
Resumo: Pesquisas em comportamento prosocial do consumidor focam em consumidores que oferecem ajuda, mas tendem a ignorar potenciais beneficiários da ajuda oferecida. Ainda, a literatura em status socioeconômico (SES) se concentra no comportamento prosocial de consumidores de SES mais baixo, mas não em como este status pode influenciar a disposição destes consumidores a aceitarem ajuda oferecida gratuitamente, mesmo sendo estas pessoas potenciais recipientes de ajuda. O objetivo desta tese é o de endereçar estas duas lacunas por meio de dois artigos que sugerem e investigam os fatores que influenciam a disposição de consumidores de status socioeconômico mais baixo em aceitar ajuda. O primeiro artigo apresenta resultados de uma revisão sistemática da literatura que suporta a ideia de que recipientes de ajuda são geralmente ignorados em estudos em comportamento prosocial do consumidor e sugere proposições teóricas, respaldadas pela literatura na área de psicologia social, sobre os motivos e quando consumidores de SES mais baixo tendem a aceitar mais ou menos ajuda. O segundo artigo testa empiricamente uma das proposições sugeridas no primeiro artigo - o efeito de quem oferece ajuda na disposição de consumidores de baixo (vs. alto) SES aceitarem ajuda. Resultados de três estudos experimentais (N = 887) revelam que quem oferece ajuda (i.e., se alguém psicologicamente distante ou próximo do potencial beneficiário) afeta a disposição em aceitar ajuda entre consumidores de SES mais baixo, mas não entre aqueles com SES mais elevado – consumidores de baixo SES aceitam menos ajuda de alguém visto como distante (vs. próximo) a eles. Ao se compreender tanto o que encoraja doadores a ajudar quanto potenciais beneficiários a aceitarem ajuda, é possível promover relações prosociais mais efetivas.
id P_RS_156d894c447bd67ca1dd45657ff2d95a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/9572
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Sampaio, Cláudio Hoffmannhttp://lattes.cnpq.br/9954330400546507Ferreira, Maura2021-04-29T13:42:43Z2021-03-29http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9572Pesquisas em comportamento prosocial do consumidor focam em consumidores que oferecem ajuda, mas tendem a ignorar potenciais beneficiários da ajuda oferecida. Ainda, a literatura em status socioeconômico (SES) se concentra no comportamento prosocial de consumidores de SES mais baixo, mas não em como este status pode influenciar a disposição destes consumidores a aceitarem ajuda oferecida gratuitamente, mesmo sendo estas pessoas potenciais recipientes de ajuda. O objetivo desta tese é o de endereçar estas duas lacunas por meio de dois artigos que sugerem e investigam os fatores que influenciam a disposição de consumidores de status socioeconômico mais baixo em aceitar ajuda. O primeiro artigo apresenta resultados de uma revisão sistemática da literatura que suporta a ideia de que recipientes de ajuda são geralmente ignorados em estudos em comportamento prosocial do consumidor e sugere proposições teóricas, respaldadas pela literatura na área de psicologia social, sobre os motivos e quando consumidores de SES mais baixo tendem a aceitar mais ou menos ajuda. O segundo artigo testa empiricamente uma das proposições sugeridas no primeiro artigo - o efeito de quem oferece ajuda na disposição de consumidores de baixo (vs. alto) SES aceitarem ajuda. Resultados de três estudos experimentais (N = 887) revelam que quem oferece ajuda (i.e., se alguém psicologicamente distante ou próximo do potencial beneficiário) afeta a disposição em aceitar ajuda entre consumidores de SES mais baixo, mas não entre aqueles com SES mais elevado – consumidores de baixo SES aceitam menos ajuda de alguém visto como distante (vs. próximo) a eles. Ao se compreender tanto o que encoraja doadores a ajudar quanto potenciais beneficiários a aceitarem ajuda, é possível promover relações prosociais mais efetivas.Prosocial consumer behavior research devotes great attention to donors/helpers but seems to overlook recipients of help. Moreover, socioeconomic status (SES) literature focuses on the effects of lower SES on prosocial behavior, but not on how this status influences disposition to accept help, yet lower SES consumers, who experience financial and social constraints, are commonly recipients of help. This dissertation aims to address these two gaps with two essays that suggest and investigate why and when lower SES consumers’ disposition to accept help varies. The first essay shows results from a systematic literature review to support the idea that recipients of help are often ignored in consumer behavior literature, especially in studies devoted to prosocial consumer behavior. Then, drawing from social psychology literature, theoretical propositions relative to why and when lower SES consumers may accept less or more help are suggested. The second essay investigates the effect of helpers on disposition to accept help among lower (vs. higher) SES consumers. Results from three experimental studies (N = 887) reveal that who the helper is (i.e., a close or a distant helper) affects disposition to accept help among lower SES consumers but not among their higher SES counterparts – lower SES consumers accept less help from a distant (vs. close) helper, this effect is suggested by one of the propositions presented in the first essay. This dissertation advances prosocial consumer behavior literature by exploring disposition to accept help among potential recipients of help. By understanding what encourages donors/helpers to help and recipients to accept help, prosocial relationships become more effective. Moreover, the dissertation contributes to that literature as it suggests and investigates why and when disposition to accept help among lower SES consumers varies. Limited attention has been devoted to this topic, even though there are real-world evidence indicating that lower SES consumers may turn down available help.Submitted by PPG Administração e Negócios (ppgad@pucrs.br) on 2021-04-16T10:32:32Z No. of bitstreams: 1 MAURA_FERREIRA_TES.pdf: 1086087 bytes, checksum: 00c000d9a3319d44c946e4178231a0ee (MD5)Rejected by Caroline Xavier (caroline.xavier@pucrs.br), reason: Devolvido devido ao arquivo pdf estar sem Abstract (resumo em um segundo idioma). on 2021-04-27T16:33:32Z (GMT)Submitted by PPG Administração e Negócios (ppgad@pucrs.br) on 2021-04-27T20:11:54Z No. of bitstreams: 1 MAURA_FERREIRA_TES.pdf: 1090809 bytes, checksum: 36eb3d9c1e1a49a76edf1486810336af (MD5)Approved for entry into archive by Sarajane Pan (sarajane.pan@pucrs.br) on 2021-04-29T13:29:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAURA_FERREIRA_TES.pdf: 1090809 bytes, checksum: 36eb3d9c1e1a49a76edf1486810336af (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-29T13:42:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAURA_FERREIRA_TES.pdf: 1090809 bytes, checksum: 36eb3d9c1e1a49a76edf1486810336af (MD5) Previous issue date: 2021-03-29Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180495/MAURA_FERREIRA_TES.pdf.jpgengPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBrasilEscola de NegóciosProsocial Consumer BehaviorRecipient of HelpHelpSocioeconomic StatusComportamento Prosocial do ConsumidorRecipientes de AjudaAjudaStatus SocioeconômicoCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOUnderstanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTrabalho não apresenta restrição para publicação-693708953863352273500500500600-402948914897423104980240354326327782213590462550136975366info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAILMAURA_FERREIRA_TES.pdf.jpgMAURA_FERREIRA_TES.pdf.jpgimage/jpeg5392http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9572/6/MAURA_FERREIRA_TES.pdf.jpg315086fd29b340cc11416d9148c52e53MD56TEXTMAURA_FERREIRA_TES.pdf.txtMAURA_FERREIRA_TES.pdf.txttext/plain199061http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9572/5/MAURA_FERREIRA_TES.pdf.txt333d598d4909e8a02e30f5f383e4cd95MD55ORIGINALMAURA_FERREIRA_TES.pdfMAURA_FERREIRA_TES.pdfapplication/pdf1090809http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9572/4/MAURA_FERREIRA_TES.pdf36eb3d9c1e1a49a76edf1486810336afMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9572/3/license.txt220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24MD53tede/95722021-04-29 12:00:19.795oai:tede2.pucrs.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2021-04-29T15:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
title Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
spellingShingle Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
Ferreira, Maura
Prosocial Consumer Behavior
Recipient of Help
Help
Socioeconomic Status
Comportamento Prosocial do Consumidor
Recipientes de Ajuda
Ajuda
Status Socioeconômico
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
title_full Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
title_fullStr Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
title_full_unstemmed Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
title_sort Understanding the determinants of disposition to accept help at the bottom of the socioeconomic status ladder
author Ferreira, Maura
author_facet Ferreira, Maura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Cláudio Hoffmann
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9954330400546507
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maura
contributor_str_mv Sampaio, Cláudio Hoffmann
dc.subject.eng.fl_str_mv Prosocial Consumer Behavior
Recipient of Help
Help
Socioeconomic Status
topic Prosocial Consumer Behavior
Recipient of Help
Help
Socioeconomic Status
Comportamento Prosocial do Consumidor
Recipientes de Ajuda
Ajuda
Status Socioeconômico
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Prosocial do Consumidor
Recipientes de Ajuda
Ajuda
Status Socioeconômico
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Pesquisas em comportamento prosocial do consumidor focam em consumidores que oferecem ajuda, mas tendem a ignorar potenciais beneficiários da ajuda oferecida. Ainda, a literatura em status socioeconômico (SES) se concentra no comportamento prosocial de consumidores de SES mais baixo, mas não em como este status pode influenciar a disposição destes consumidores a aceitarem ajuda oferecida gratuitamente, mesmo sendo estas pessoas potenciais recipientes de ajuda. O objetivo desta tese é o de endereçar estas duas lacunas por meio de dois artigos que sugerem e investigam os fatores que influenciam a disposição de consumidores de status socioeconômico mais baixo em aceitar ajuda. O primeiro artigo apresenta resultados de uma revisão sistemática da literatura que suporta a ideia de que recipientes de ajuda são geralmente ignorados em estudos em comportamento prosocial do consumidor e sugere proposições teóricas, respaldadas pela literatura na área de psicologia social, sobre os motivos e quando consumidores de SES mais baixo tendem a aceitar mais ou menos ajuda. O segundo artigo testa empiricamente uma das proposições sugeridas no primeiro artigo - o efeito de quem oferece ajuda na disposição de consumidores de baixo (vs. alto) SES aceitarem ajuda. Resultados de três estudos experimentais (N = 887) revelam que quem oferece ajuda (i.e., se alguém psicologicamente distante ou próximo do potencial beneficiário) afeta a disposição em aceitar ajuda entre consumidores de SES mais baixo, mas não entre aqueles com SES mais elevado – consumidores de baixo SES aceitam menos ajuda de alguém visto como distante (vs. próximo) a eles. Ao se compreender tanto o que encoraja doadores a ajudar quanto potenciais beneficiários a aceitarem ajuda, é possível promover relações prosociais mais efetivas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-29T13:42:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9572
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9572
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.program.fl_str_mv -693708953863352273
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4029489148974231049
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 8024035432632778221
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 3590462550136975366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Negócios
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9572/6/MAURA_FERREIRA_TES.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9572/5/MAURA_FERREIRA_TES.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9572/4/MAURA_FERREIRA_TES.pdf
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9572/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 315086fd29b340cc11416d9148c52e53
333d598d4909e8a02e30f5f383e4cd95
36eb3d9c1e1a49a76edf1486810336af
220e11f2d3ba5354f917c7035aadef24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765348709302272