TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Gerson. Padre
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4342
Resumo: A Igreja Eletrônica é uma realidade concreta que surge no contexto pós-moderno, na contemplação das imagens, dentro de um mundo globalizado, técnico e espetacular. Ela é aqui analisada como fenômeno imagético e de comunicação. A TV Brasileira se torna palco e púlpito de novos atores religiosos, especialmente os pastores neopentecostais, que acreditam na força desse instrumento eficaz, na conquista de um novo rebanho virtual. O país já produz seus profetas midiáticos, não necessitando mais migrar do norte da América. As igrejas desfilam na passarela televisiva. A Igreja Internacional da Graça, por meio de seu fundador R.R.Soares, mostra sua força e sua capacidade de manter-se no ar, por meio de um programa diário na Rede Bandeirantes de Televisão. A análise de sua estratégia, por meio de alguns programas, na perspectiva de autores contemporâneos, aponta para importantes conclusões a respeito da pedagogia e metodologia carismática neopentecostal. A força midiática o torna cada vez mais forte. Procuramos responder a essa questão: em que medida a utilização da mídia televisiva é importante como novo púlpito da fé e captação de adeptos para a Igreja Internacional da Graça.
id P_RS_16b4ec9f6a34ca29fb3058406becd7b3
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4342
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Costa, Cristiane FingerCPF:41591216087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779279Y7CPF:47317027049Schmidt, Gerson. Padre2015-04-14T14:40:46Z2008-06-172008-04-30http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4342Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401824.pdf: 422365 bytes, checksum: 21b176ddfd846e782856c3c641fde387 (MD5) Previous issue date: 2008-04-30A Igreja Eletrônica é uma realidade concreta que surge no contexto pós-moderno, na contemplação das imagens, dentro de um mundo globalizado, técnico e espetacular. Ela é aqui analisada como fenômeno imagético e de comunicação. A TV Brasileira se torna palco e púlpito de novos atores religiosos, especialmente os pastores neopentecostais, que acreditam na força desse instrumento eficaz, na conquista de um novo rebanho virtual. O país já produz seus profetas midiáticos, não necessitando mais migrar do norte da América. As igrejas desfilam na passarela televisiva. A Igreja Internacional da Graça, por meio de seu fundador R.R.Soares, mostra sua força e sua capacidade de manter-se no ar, por meio de um programa diário na Rede Bandeirantes de Televisão. A análise de sua estratégia, por meio de alguns programas, na perspectiva de autores contemporâneos, aponta para importantes conclusões a respeito da pedagogia e metodologia carismática neopentecostal. A força midiática o torna cada vez mais forte. Procuramos responder a essa questão: em que medida a utilização da mídia televisiva é importante como novo púlpito da fé e captação de adeptos para a Igreja Internacional da Graça.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12849/401824.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO SOCIALCOMUNICAÇÃO DE MASSA - ASPECTOS RELIGIOSOSRELIGIÃO - TELEVISÃONEOPENTECOSTALISMOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis 12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401824.pdf.jpg401824.pdf.jpgimage/jpeg5634http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4342/3/401824.pdf.jpg6044c382f1fd4df6469ff281a9724f96MD53TEXT401824.pdf.txt401824.pdf.txttext/plain343738http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4342/2/401824.pdf.txte22185f52cda2750a74210b9328d0ca2MD52ORIGINAL401824.pdfapplication/pdf422365http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4342/1/401824.pdf21b176ddfd846e782856c3c641fde387MD51tede/43422015-04-30 17:27:41.301oai:tede2.pucrs.br:tede/4342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T20:27:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva
title TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva
spellingShingle TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva
Schmidt, Gerson. Padre
COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO DE MASSA - ASPECTOS RELIGIOSOS
RELIGIÃO - TELEVISÃO
NEOPENTECOSTALISMO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva
title_full TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva
title_fullStr TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva
title_full_unstemmed TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva
title_sort TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva
author Schmidt, Gerson. Padre
author_facet Schmidt, Gerson. Padre
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Cristiane Finger
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:41591216087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779279Y7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:47317027049
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Gerson. Padre
contributor_str_mv Costa, Cristiane Finger
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO DE MASSA - ASPECTOS RELIGIOSOS
RELIGIÃO - TELEVISÃO
NEOPENTECOSTALISMO
topic COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO DE MASSA - ASPECTOS RELIGIOSOS
RELIGIÃO - TELEVISÃO
NEOPENTECOSTALISMO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A Igreja Eletrônica é uma realidade concreta que surge no contexto pós-moderno, na contemplação das imagens, dentro de um mundo globalizado, técnico e espetacular. Ela é aqui analisada como fenômeno imagético e de comunicação. A TV Brasileira se torna palco e púlpito de novos atores religiosos, especialmente os pastores neopentecostais, que acreditam na força desse instrumento eficaz, na conquista de um novo rebanho virtual. O país já produz seus profetas midiáticos, não necessitando mais migrar do norte da América. As igrejas desfilam na passarela televisiva. A Igreja Internacional da Graça, por meio de seu fundador R.R.Soares, mostra sua força e sua capacidade de manter-se no ar, por meio de um programa diário na Rede Bandeirantes de Televisão. A análise de sua estratégia, por meio de alguns programas, na perspectiva de autores contemporâneos, aponta para importantes conclusões a respeito da pedagogia e metodologia carismática neopentecostal. A força midiática o torna cada vez mais forte. Procuramos responder a essa questão: em que medida a utilização da mídia televisiva é importante como novo púlpito da fé e captação de adeptos para a Igreja Internacional da Graça.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:40:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4342
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4342/3/401824.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4342/2/401824.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4342/1/401824.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6044c382f1fd4df6469ff281a9724f96
e22185f52cda2750a74210b9328d0ca2
21b176ddfd846e782856c3c641fde387
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765299916963840