Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatim, Denise Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/656
Resumo: A presença inusitada dos novos atores da ação social, de origem empresarial, no cenário público brasileiro contemporâneo, constitui-se o tema dessa tese. Fenômeno recente, a autodenominada Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem sido apresentada como a nova ética dos negócios, propondo a harmonização entre o crescimento econômico e as dimensões social e ambiental. O estudo da Responsabilidade Social Empresarial foi desenvolvido sob a perspectiva da teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e da Ideologia de Thompson (2002), buscando compreender como se estrutura essa representação social no contexto brasileiro e qual a sua função na fase atual do capitalismo internacional, através da análise das políticas e práticas de empresas consideradas modelo em RSE no Brasil, das suas relações com os diferentes atores envolvidos e do conteúdo ideológico subjacente ao discurso de responsabilidade social. O corpus da pesquisa foi construído a partir de pesquisa à bibliografia sobre o assunto, revistas especializadas, websites de instituições ligadas a esse movimento e 86 Relatórios Sociais de empresas indicadas como modelo em Responsabilidade Social no Brasil por entidades consideradas referência nacional e internacional no tema. A análise do material coletado foi realizada através da metodologia da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2002), e, de forma complementar, da análise quantitativa, com o uso de estatística descritiva. Com base nos resultados foi possível identificar a apropriação da proposta da Responsabilidade Social por grandes empresas privadas nacionais e multinacionais, que por meio das estratégias ideológicas de poderosas representações sociais, constroem junto à sociedade a imagem de agentes do bem comum. O discurso, disseminado através de eficientes campanhas de marketing social, se articula com o protagonismo empresarial em causas sociais e ambientais, criando e reforçando relações de dependência e submissão e reafirmando, dessa forma, o projeto do capitalismo neoliberal em suas contínuas manobras de adaptação e reprodução
id P_RS_1bd9448ca91257f59a57c682497e9cc8
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/656
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Guareschi, Pedrinho ArcidesCPF:10791205053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636Z0CPF:44130651072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708608Y2Tatim, Denise Carvalho2015-04-14T13:21:31Z2015-04-132009-03-06TATIM, Denise Carvalho. Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia. 2009. 160 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/656Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411141.pdf: 505833 bytes, checksum: 741562a9715236c62030ceb79907eb72 (MD5) Previous issue date: 2009-03-06A presença inusitada dos novos atores da ação social, de origem empresarial, no cenário público brasileiro contemporâneo, constitui-se o tema dessa tese. Fenômeno recente, a autodenominada Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem sido apresentada como a nova ética dos negócios, propondo a harmonização entre o crescimento econômico e as dimensões social e ambiental. O estudo da Responsabilidade Social Empresarial foi desenvolvido sob a perspectiva da teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e da Ideologia de Thompson (2002), buscando compreender como se estrutura essa representação social no contexto brasileiro e qual a sua função na fase atual do capitalismo internacional, através da análise das políticas e práticas de empresas consideradas modelo em RSE no Brasil, das suas relações com os diferentes atores envolvidos e do conteúdo ideológico subjacente ao discurso de responsabilidade social. O corpus da pesquisa foi construído a partir de pesquisa à bibliografia sobre o assunto, revistas especializadas, websites de instituições ligadas a esse movimento e 86 Relatórios Sociais de empresas indicadas como modelo em Responsabilidade Social no Brasil por entidades consideradas referência nacional e internacional no tema. A análise do material coletado foi realizada através da metodologia da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2002), e, de forma complementar, da análise quantitativa, com o uso de estatística descritiva. Com base nos resultados foi possível identificar a apropriação da proposta da Responsabilidade Social por grandes empresas privadas nacionais e multinacionais, que por meio das estratégias ideológicas de poderosas representações sociais, constroem junto à sociedade a imagem de agentes do bem comum. O discurso, disseminado através de eficientes campanhas de marketing social, se articula com o protagonismo empresarial em causas sociais e ambientais, criando e reforçando relações de dependência e submissão e reafirmando, dessa forma, o projeto do capitalismo neoliberal em suas contínuas manobras de adaptação e reproduçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6913/411141.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA SOCIALRESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESASREPRESENTAÇÃO SOCIALIDEOLOGIASAÇÃO SOCIALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAResponsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL411141.pdf.jpg411141.pdf.jpgimage/jpeg3642http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/656/3/411141.pdf.jpgbe45f722ac3eb0e778310dc5651f3cfbMD53TEXT411141.pdf.txt411141.pdf.txttext/plain274051http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/656/2/411141.pdf.txt8d3487d832ac8b1a1b123ead822ea0aaMD52ORIGINAL411141.pdfapplication/pdf505833http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/656/1/411141.pdf741562a9715236c62030ceb79907eb72MD51tede/6562015-04-17 17:19:27.002oai:tede2.pucrs.br:tede/656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia
title Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia
spellingShingle Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia
Tatim, Denise Carvalho
PSICOLOGIA SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESAS
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
IDEOLOGIAS
AÇÃO SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia
title_full Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia
title_fullStr Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia
title_full_unstemmed Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia
title_sort Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia
author Tatim, Denise Carvalho
author_facet Tatim, Denise Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guareschi, Pedrinho Arcides
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:10791205053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636Z0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:44130651072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708608Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatim, Denise Carvalho
contributor_str_mv Guareschi, Pedrinho Arcides
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESAS
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
IDEOLOGIAS
AÇÃO SOCIAL
topic PSICOLOGIA SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESAS
REPRESENTAÇÃO SOCIAL
IDEOLOGIAS
AÇÃO SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description A presença inusitada dos novos atores da ação social, de origem empresarial, no cenário público brasileiro contemporâneo, constitui-se o tema dessa tese. Fenômeno recente, a autodenominada Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem sido apresentada como a nova ética dos negócios, propondo a harmonização entre o crescimento econômico e as dimensões social e ambiental. O estudo da Responsabilidade Social Empresarial foi desenvolvido sob a perspectiva da teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e da Ideologia de Thompson (2002), buscando compreender como se estrutura essa representação social no contexto brasileiro e qual a sua função na fase atual do capitalismo internacional, através da análise das políticas e práticas de empresas consideradas modelo em RSE no Brasil, das suas relações com os diferentes atores envolvidos e do conteúdo ideológico subjacente ao discurso de responsabilidade social. O corpus da pesquisa foi construído a partir de pesquisa à bibliografia sobre o assunto, revistas especializadas, websites de instituições ligadas a esse movimento e 86 Relatórios Sociais de empresas indicadas como modelo em Responsabilidade Social no Brasil por entidades consideradas referência nacional e internacional no tema. A análise do material coletado foi realizada através da metodologia da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2002), e, de forma complementar, da análise quantitativa, com o uso de estatística descritiva. Com base nos resultados foi possível identificar a apropriação da proposta da Responsabilidade Social por grandes empresas privadas nacionais e multinacionais, que por meio das estratégias ideológicas de poderosas representações sociais, constroem junto à sociedade a imagem de agentes do bem comum. O discurso, disseminado através de eficientes campanhas de marketing social, se articula com o protagonismo empresarial em causas sociais e ambientais, criando e reforçando relações de dependência e submissão e reafirmando, dessa forma, o projeto do capitalismo neoliberal em suas contínuas manobras de adaptação e reprodução
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:21:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TATIM, Denise Carvalho. Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia. 2009. 160 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/656
identifier_str_mv TATIM, Denise Carvalho. Responsabilidade social empresarial : representações sociais e ideologia. 2009. 160 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2588426296948062698
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2599381623216554467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/656/3/411141.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/656/2/411141.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/656/1/411141.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be45f722ac3eb0e778310dc5651f3cfb
8d3487d832ac8b1a1b123ead822ea0aa
741562a9715236c62030ceb79907eb72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765273919619072