A pintura verbal de Armindo Trevisan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1830 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação entre o espaço poético e o pictórico como produtores de sentidos nos poemas intertextuais de Armindo Trevisan. Também estuda a estrutura poética da obra do autor, bem como os quadros dos pintores. Trevisan é um poeta ainda pouco estudado no universo acadêmico. Tem recebido da crítica e da mídia crescente reconhecimento, tanto como poeta quanto como ensaísta de arte. Embora o trabalho tenha como recorte somente os poemas pictóricos, analisou-se quase toda a sua obra poética, constituída de quinze livros, a contar da estréia, com A surpresa de ser (1967), até Os sonhos nas mãos (2004). Procurou-se comprovar que os poemas pictóricos de Trevisan não são meras descrições de quadros, mas deslocam o olhar do observador para um espaço determinado, possibilitando releitura diferenciada que, por sua vez, leva a outras, criando instantes de surpresa que fazem com que o observador retorne aos poemas num movimento circular. Em nível metodológico, utilizaram-se conceitos de Bachelard, ensaios do livro Intertextualidade (1979) e Espaço e textualidade: quatro estudos quase-semióticos de Pino (1998). Fazem parte do método de análise as considerações sobre a poesia e suas possibilidades de leitura, conforme o poeta inglês W. H. Auden em A mão do artista (1993), a Obra poética (1995) de Fernando Pessoa, e os livros Reflexões sobre poesia (1993) e A poesia: uma iniciação à leitura poética (2000) de Trevisan. |
id |
P_RS_1c5be1f4525778ead35599decac08102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1830 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Alice Therezinha CamposCPF:25250639020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788227A9CPF:27766950987http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730762D7#Formacaoacademica/TitulacaoMello, Renato Dias de2015-04-14T13:37:25Z2008-02-282006-03-17MELLO, Renato Dias de. A pintura verbal de Armindo Trevisan. 2006. 250 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1830Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 398248.pdf: 8928253 bytes, checksum: 651c3640191f4aaadb658309fc066437 (MD5) Previous issue date: 2006-03-17Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação entre o espaço poético e o pictórico como produtores de sentidos nos poemas intertextuais de Armindo Trevisan. Também estuda a estrutura poética da obra do autor, bem como os quadros dos pintores. Trevisan é um poeta ainda pouco estudado no universo acadêmico. Tem recebido da crítica e da mídia crescente reconhecimento, tanto como poeta quanto como ensaísta de arte. Embora o trabalho tenha como recorte somente os poemas pictóricos, analisou-se quase toda a sua obra poética, constituída de quinze livros, a contar da estréia, com A surpresa de ser (1967), até Os sonhos nas mãos (2004). Procurou-se comprovar que os poemas pictóricos de Trevisan não são meras descrições de quadros, mas deslocam o olhar do observador para um espaço determinado, possibilitando releitura diferenciada que, por sua vez, leva a outras, criando instantes de surpresa que fazem com que o observador retorne aos poemas num movimento circular. Em nível metodológico, utilizaram-se conceitos de Bachelard, ensaios do livro Intertextualidade (1979) e Espaço e textualidade: quatro estudos quase-semióticos de Pino (1998). Fazem parte do método de análise as considerações sobre a poesia e suas possibilidades de leitura, conforme o poeta inglês W. H. Auden em A mão do artista (1993), a Obra poética (1995) de Fernando Pessoa, e os livros Reflexões sobre poesia (1993) e A poesia: uma iniciação à leitura poética (2000) de Trevisan.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9588/398248.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICAPOESIA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICATREVISAN, ARMINDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOPINTURALEITURACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA pintura verbal de Armindo Trevisaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL398248.pdf.jpg398248.pdf.jpgimage/jpeg3005http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1830/3/398248.pdf.jpg88e298d385fd6e759b669b4a3eec8708MD53TEXT398248.pdf.txt398248.pdf.txttext/plain354819http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1830/2/398248.pdf.txt5ee7dae686fd92bd4a349f52cde0f613MD52ORIGINAL398248.pdfapplication/pdf8928253http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1830/1/398248.pdf651c3640191f4aaadb658309fc066437MD51tede/18302015-04-17 16:57:01.462oai:tede2.pucrs.br:tede/1830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A pintura verbal de Armindo Trevisan |
title |
A pintura verbal de Armindo Trevisan |
spellingShingle |
A pintura verbal de Armindo Trevisan Mello, Renato Dias de LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA POESIA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA TREVISAN, ARMINDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PINTURA LEITURA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A pintura verbal de Armindo Trevisan |
title_full |
A pintura verbal de Armindo Trevisan |
title_fullStr |
A pintura verbal de Armindo Trevisan |
title_full_unstemmed |
A pintura verbal de Armindo Trevisan |
title_sort |
A pintura verbal de Armindo Trevisan |
author |
Mello, Renato Dias de |
author_facet |
Mello, Renato Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Alice Therezinha Campos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:25250639020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788227A9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:27766950987 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730762D7#Formacaoacademica/Titulacao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Renato Dias de |
contributor_str_mv |
Moreira, Alice Therezinha Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA POESIA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA TREVISAN, ARMINDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PINTURA LEITURA |
topic |
LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA POESIA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA TREVISAN, ARMINDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PINTURA LEITURA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação entre o espaço poético e o pictórico como produtores de sentidos nos poemas intertextuais de Armindo Trevisan. Também estuda a estrutura poética da obra do autor, bem como os quadros dos pintores. Trevisan é um poeta ainda pouco estudado no universo acadêmico. Tem recebido da crítica e da mídia crescente reconhecimento, tanto como poeta quanto como ensaísta de arte. Embora o trabalho tenha como recorte somente os poemas pictóricos, analisou-se quase toda a sua obra poética, constituída de quinze livros, a contar da estréia, com A surpresa de ser (1967), até Os sonhos nas mãos (2004). Procurou-se comprovar que os poemas pictóricos de Trevisan não são meras descrições de quadros, mas deslocam o olhar do observador para um espaço determinado, possibilitando releitura diferenciada que, por sua vez, leva a outras, criando instantes de surpresa que fazem com que o observador retorne aos poemas num movimento circular. Em nível metodológico, utilizaram-se conceitos de Bachelard, ensaios do livro Intertextualidade (1979) e Espaço e textualidade: quatro estudos quase-semióticos de Pino (1998). Fazem parte do método de análise as considerações sobre a poesia e suas possibilidades de leitura, conforme o poeta inglês W. H. Auden em A mão do artista (1993), a Obra poética (1995) de Fernando Pessoa, e os livros Reflexões sobre poesia (1993) e A poesia: uma iniciação à leitura poética (2000) de Trevisan. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:37:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELLO, Renato Dias de. A pintura verbal de Armindo Trevisan. 2006. 250 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1830 |
identifier_str_mv |
MELLO, Renato Dias de. A pintura verbal de Armindo Trevisan. 2006. 250 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1830/3/398248.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1830/2/398248.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1830/1/398248.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88e298d385fd6e759b669b4a3eec8708 5ee7dae686fd92bd4a349f52cde0f613 651c3640191f4aaadb658309fc066437 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765282557788160 |