Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências

Bibliographic Details
Main Author: Stamberg, Cristiane da Silva
Publication Date: 2009
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Download full: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365
Summary: Esta dissertação tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é colocada em prática no trabalho pedagógico dos professores de Ciências do nível fundamental, das escolas de São Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informações diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concepções e vivências em relação à interdisciplinaridade no ensino de Ciências. O conjunto desses dados, associados à fundamentação teórica permitiu as reflexões e análises das percepções, ações a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em prática a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflexão e diálogo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que é ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revisão inclui metodologias e estratégias de ação interdisciplinar envolvendo o ensino de Ciências. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma Análise Textual Discursiva, investigando as formas de ação interdisciplinar que estão sendo colocadas em prática e as formas de melhorar a prática pedagógica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a importância de assumir a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.
id P_RS_1df66b68a8b75f335dcebd6500390be4
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3365
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Rocha Filho, João Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:96729791004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256982P1Stamberg, Cristiane da Silva2015-04-14T14:12:35Z2009-08-122009-03-23STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 415682.pdf: 1160265 bytes, checksum: 30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfa (MD5) Previous issue date: 2009-03-23Esta dissertação tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é colocada em prática no trabalho pedagógico dos professores de Ciências do nível fundamental, das escolas de São Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informações diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concepções e vivências em relação à interdisciplinaridade no ensino de Ciências. O conjunto desses dados, associados à fundamentação teórica permitiu as reflexões e análises das percepções, ações a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em prática a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflexão e diálogo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que é ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revisão inclui metodologias e estratégias de ação interdisciplinar envolvendo o ensino de Ciências. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma Análise Textual Discursiva, investigando as formas de ação interdisciplinar que estão sendo colocadas em prática e as formas de melhorar a prática pedagógica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a importância de assumir a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9364/415682.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOCIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTALINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)PRÁTICA DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInterdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL415682.pdf.jpg415682.pdf.jpgimage/jpeg2374http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/3/415682.pdf.jpgdf366eea584cb1a91ce63ad031383918MD53TEXT415682.pdf.txt415682.pdf.txttext/plain207769http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/2/415682.pdf.txt9b410e1e2254b19bf4d0fd92526301cfMD52ORIGINAL415682.pdfapplication/pdf1160265http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/1/415682.pdf30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfaMD51tede/33652015-04-17 15:59:56.808oai:tede2.pucrs.br:tede/3365Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências
title Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências
spellingShingle Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências
Stamberg, Cristiane da Silva
EDUCAÇÃO
CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
PRÁTICA DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências
title_full Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências
title_fullStr Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências
title_sort Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências
author Stamberg, Cristiane da Silva
author_facet Stamberg, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Filho, João Bernardes da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:35061278020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:96729791004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256982P1
dc.contributor.author.fl_str_mv Stamberg, Cristiane da Silva
contributor_str_mv Rocha Filho, João Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
PRÁTICA DE ENSINO
topic EDUCAÇÃO
CIÊNCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
PRÁTICA DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade é colocada em prática no trabalho pedagógico dos professores de Ciências do nível fundamental, das escolas de São Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informações diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concepções e vivências em relação à interdisciplinaridade no ensino de Ciências. O conjunto desses dados, associados à fundamentação teórica permitiu as reflexões e análises das percepções, ações a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em prática a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflexão e diálogo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que é ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revisão inclui metodologias e estratégias de ação interdisciplinar envolvendo o ensino de Ciências. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma Análise Textual Discursiva, investigando as formas de ação interdisciplinar que estão sendo colocadas em prática e as formas de melhorar a prática pedagógica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a importância de assumir a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365
identifier_str_mv STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na prática pedagógica : ensino e aprendizagem em ciências. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/3/415682.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/2/415682.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/1/415682.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df366eea584cb1a91ce63ad031383918
9b410e1e2254b19bf4d0fd92526301cf
30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292977487872