Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stamberg, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365
Resumo: Esta disserta??o tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade ? colocada em pr?tica no trabalho pedag?gico dos professores de Ci?ncias do n?vel fundamental, das escolas de S?o Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informa??es diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concep??es e viv?ncias em rela??o ? interdisciplinaridade no ensino de Ci?ncias. O conjunto desses dados, associados ? fundamenta??o te?rica permitiu as reflex?es e an?lises das percep??es, a??es a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em pr?tica a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflex?o e di?logo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que ? ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revis?o inclui metodologias e estrat?gias de a??o interdisciplinar envolvendo o ensino de Ci?ncias. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma An?lise Textual Discursiva, investigando as formas de a??o interdisciplinar que est?o sendo colocadas em pr?tica e as formas de melhorar a pr?tica pedag?gica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a import?ncia de assumir a interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.
id P_RS_1df66b68a8b75f335dcebd6500390be4
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3365
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Rocha Filho, Jo?o Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:96729791004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256982P1Stamberg, Cristiane da Silva2015-04-14T14:12:35Z2009-08-122009-03-23STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 415682.pdf: 1160265 bytes, checksum: 30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfa (MD5) Previous issue date: 2009-03-23Esta disserta??o tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade ? colocada em pr?tica no trabalho pedag?gico dos professores de Ci?ncias do n?vel fundamental, das escolas de S?o Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informa??es diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concep??es e viv?ncias em rela??o ? interdisciplinaridade no ensino de Ci?ncias. O conjunto desses dados, associados ? fundamenta??o te?rica permitiu as reflex?es e an?lises das percep??es, a??es a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em pr?tica a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflex?o e di?logo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que ? ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revis?o inclui metodologias e estrat?gias de a??o interdisciplinar envolvendo o ensino de Ci?ncias. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma An?lise Textual Discursiva, investigando as formas de a??o interdisciplinar que est?o sendo colocadas em pr?tica e as formas de melhorar a pr?tica pedag?gica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a import?ncia de assumir a interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9364/415682.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OCI?NCIA - ENSINO FUNDAMENTALINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)PR?TICA DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInterdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?nciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL415682.pdf.jpg415682.pdf.jpgimage/jpeg2374http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/3/415682.pdf.jpgdf366eea584cb1a91ce63ad031383918MD53TEXT415682.pdf.txt415682.pdf.txttext/plain207769http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/2/415682.pdf.txt9b410e1e2254b19bf4d0fd92526301cfMD52ORIGINAL415682.pdfapplication/pdf1160265http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/1/415682.pdf30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfaMD51tede/33652015-04-17 15:59:56.808oai:tede2.pucrs.br:tede/3365Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
title Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
spellingShingle Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
Stamberg, Cristiane da Silva
EDUCA??O
CI?NCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)
PR?TICA DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
title_full Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
title_fullStr Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
title_sort Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
author Stamberg, Cristiane da Silva
author_facet Stamberg, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Filho, Jo?o Bernardes da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:35061278020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:96729791004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256982P1
dc.contributor.author.fl_str_mv Stamberg, Cristiane da Silva
contributor_str_mv Rocha Filho, Jo?o Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
CI?NCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)
PR?TICA DE ENSINO
topic EDUCA??O
CI?NCIA - ENSINO FUNDAMENTAL
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)
PR?TICA DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta disserta??o tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade ? colocada em pr?tica no trabalho pedag?gico dos professores de Ci?ncias do n?vel fundamental, das escolas de S?o Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informa??es diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concep??es e viv?ncias em rela??o ? interdisciplinaridade no ensino de Ci?ncias. O conjunto desses dados, associados ? fundamenta??o te?rica permitiu as reflex?es e an?lises das percep??es, a??es a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em pr?tica a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflex?o e di?logo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que ? ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revis?o inclui metodologias e estrat?gias de a??o interdisciplinar envolvendo o ensino de Ci?ncias. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma An?lise Textual Discursiva, investigando as formas de a??o interdisciplinar que est?o sendo colocadas em pr?tica e as formas de melhorar a pr?tica pedag?gica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a import?ncia de assumir a interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365
identifier_str_mv STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/3/415682.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/2/415682.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/1/415682.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df366eea584cb1a91ce63ad031383918
9b410e1e2254b19bf4d0fd92526301cf
30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793074600378368