Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365 |
Resumo: | Esta disserta??o tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade ? colocada em pr?tica no trabalho pedag?gico dos professores de Ci?ncias do n?vel fundamental, das escolas de S?o Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informa??es diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concep??es e viv?ncias em rela??o ? interdisciplinaridade no ensino de Ci?ncias. O conjunto desses dados, associados ? fundamenta??o te?rica permitiu as reflex?es e an?lises das percep??es, a??es a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em pr?tica a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflex?o e di?logo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que ? ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revis?o inclui metodologias e estrat?gias de a??o interdisciplinar envolvendo o ensino de Ci?ncias. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma An?lise Textual Discursiva, investigando as formas de a??o interdisciplinar que est?o sendo colocadas em pr?tica e as formas de melhorar a pr?tica pedag?gica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a import?ncia de assumir a interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos. |
id |
P_RS_1df66b68a8b75f335dcebd6500390be4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3365 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:96729791004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256982P1Stamberg, Cristiane da Silva2015-04-14T14:12:35Z2009-08-122009-03-23STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 415682.pdf: 1160265 bytes, checksum: 30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfa (MD5) Previous issue date: 2009-03-23Esta disserta??o tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade ? colocada em pr?tica no trabalho pedag?gico dos professores de Ci?ncias do n?vel fundamental, das escolas de S?o Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informa??es diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concep??es e viv?ncias em rela??o ? interdisciplinaridade no ensino de Ci?ncias. O conjunto desses dados, associados ? fundamenta??o te?rica permitiu as reflex?es e an?lises das percep??es, a??es a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em pr?tica a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflex?o e di?logo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que ? ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revis?o inclui metodologias e estrat?gias de a??o interdisciplinar envolvendo o ensino de Ci?ncias. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma An?lise Textual Discursiva, investigando as formas de a??o interdisciplinar que est?o sendo colocadas em pr?tica e as formas de melhorar a pr?tica pedag?gica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a import?ncia de assumir a interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9364/415682.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OCI?NCIA - ENSINO FUNDAMENTALINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)PR?TICA DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInterdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?nciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL415682.pdf.jpg415682.pdf.jpgimage/jpeg2374http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/3/415682.pdf.jpgdf366eea584cb1a91ce63ad031383918MD53TEXT415682.pdf.txt415682.pdf.txttext/plain207769http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/2/415682.pdf.txt9b410e1e2254b19bf4d0fd92526301cfMD52ORIGINAL415682.pdfapplication/pdf1160265http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/1/415682.pdf30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfaMD51tede/33652015-04-17 15:59:56.808oai:tede2.pucrs.br:tede/3365Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias |
title |
Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias Stamberg, Cristiane da Silva EDUCA??O CI?NCIA - ENSINO FUNDAMENTAL INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O) PR?TICA DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias |
title_full |
Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias |
title_sort |
Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias |
author |
Stamberg, Cristiane da Silva |
author_facet |
Stamberg, Cristiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:35061278020 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:96729791004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256982P1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stamberg, Cristiane da Silva |
contributor_str_mv |
Rocha Filho, Jo?o Bernardes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O CI?NCIA - ENSINO FUNDAMENTAL INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O) PR?TICA DE ENSINO |
topic |
EDUCA??O CI?NCIA - ENSINO FUNDAMENTAL INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O) PR?TICA DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta disserta??o tem o objetivo de investigar como a interdisciplinaridade ? colocada em pr?tica no trabalho pedag?gico dos professores de Ci?ncias do n?vel fundamental, das escolas de S?o Luiz Gonzaga, no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo o presente estudo analisou os depoimentos e colheu informa??es diretamente de professores, procurando obter dados sobre as suas concep??es e viv?ncias em rela??o ? interdisciplinaridade no ensino de Ci?ncias. O conjunto desses dados, associados ? fundamenta??o te?rica permitiu as reflex?es e an?lises das percep??es, a??es a serem assumidas, dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pelas escolas que almejam colocar em pr?tica a interdisciplinaridade. Este trabalho mostra que o ensinar e aprender devem ser, sobretudo, atividades de reflex?o e di?logo sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que ? ensinado na escola. Do ponto de vista conceitual a revis?o inclui metodologias e estrat?gias de a??o interdisciplinar envolvendo o ensino de Ci?ncias. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa, que se orientou por uma An?lise Textual Discursiva, investigando as formas de a??o interdisciplinar que est?o sendo colocadas em pr?tica e as formas de melhorar a pr?tica pedag?gica em sala de aula. Os resultados obtidos confirmaram a import?ncia de assumir a interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica dos professores, mesmo que os entraves sejam muitos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-08-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365 |
identifier_str_mv |
STAMBERG, Cristiane da Silva. Interdisciplinaridade na pr?tica pedag?gica : ensino e aprendizagem em ci?ncias. 2009. 121 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/3/415682.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/2/415682.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3365/1/415682.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df366eea584cb1a91ce63ad031383918 9b410e1e2254b19bf4d0fd92526301cf 30cc9bbadb43787a402c6a1d39c10dfa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793074600378368 |