Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1851 |
Resumo: | Conhecer o léxico de uma língua e ser capaz de decodificá-lo não é o suficiente para compreender o significado implícito dessa língua. É necessário, também, reconhecer as intenções do falante no momento da enunciação. Este estudo apresentará, primeiramente, os fundamentos da significação explícita e da significação implícita, por meio de teorias semânticas e pragmáticas, respectivamente. Argumentaremos que é impossível pensar nessas teorias como autônomas, se levarmos em consideração que a língua é composta de aspectos semânticos e pragmáticos, prova de que há uma forte interface entre esses dois níveis. A fim de mostrarmos como os falantes de uma língua inferem no significado implícito, escolhemos a Teoria das Implicaturas de Grice (1975), refinada pela proposta de Costa (1984, 2005). Elaboramos um questionário composto de 21 diálogos ricos em Implicaturas Convencionais e Conversacionais para testar o potencial teórico das duas teorias e, também, para verificar se falantes nativos do português do Brasil e falantes não-nativos do português, especificamente falantes do mandarin, com um período de imersão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, Porto Alegre/RS, Brasil, apresentam diferenças significativas em suas inferências. Concluímos que Grice e Costa oferecem explicações consistentes e sistemáticas de como inferências pragmáticas são realizadas. O resultado do questionário mostrou que os dois grupos estudados não apresentam diferenças estatísticas significantes, embora, do ponto de vista qualitativo, tais diferenças parecem ser significantes, especialmente no que diz respeito à comunicação oral. Além disso, será oferecida como sugestão que os professores de L2 conheçam as teorias do significado abordadas nesta tese para que possam, dessa forma, otimizar a sua prática pedagógica. |
id |
P_RS_1ea144ccea9321a948c34f45516b2135 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/1851 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Jorge Campos daCPF:12335517015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2CPF:33402779072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730447H0Silveira, Silvana Souza2015-04-14T13:37:31Z2008-04-292007-11-12SILVEIRA, Silvana Souza. Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2. 2007. 152 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1851Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400557.pdf: 670003 bytes, checksum: 0f5f847356027262b2a51fb682a71622 (MD5) Previous issue date: 2007-11-12Conhecer o léxico de uma língua e ser capaz de decodificá-lo não é o suficiente para compreender o significado implícito dessa língua. É necessário, também, reconhecer as intenções do falante no momento da enunciação. Este estudo apresentará, primeiramente, os fundamentos da significação explícita e da significação implícita, por meio de teorias semânticas e pragmáticas, respectivamente. Argumentaremos que é impossível pensar nessas teorias como autônomas, se levarmos em consideração que a língua é composta de aspectos semânticos e pragmáticos, prova de que há uma forte interface entre esses dois níveis. A fim de mostrarmos como os falantes de uma língua inferem no significado implícito, escolhemos a Teoria das Implicaturas de Grice (1975), refinada pela proposta de Costa (1984, 2005). Elaboramos um questionário composto de 21 diálogos ricos em Implicaturas Convencionais e Conversacionais para testar o potencial teórico das duas teorias e, também, para verificar se falantes nativos do português do Brasil e falantes não-nativos do português, especificamente falantes do mandarin, com um período de imersão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, Porto Alegre/RS, Brasil, apresentam diferenças significativas em suas inferências. Concluímos que Grice e Costa oferecem explicações consistentes e sistemáticas de como inferências pragmáticas são realizadas. O resultado do questionário mostrou que os dois grupos estudados não apresentam diferenças estatísticas significantes, embora, do ponto de vista qualitativo, tais diferenças parecem ser significantes, especialmente no que diz respeito à comunicação oral. Além disso, será oferecida como sugestão que os professores de L2 conheçam as teorias do significado abordadas nesta tese para que possam, dessa forma, otimizar a sua prática pedagógica.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9788/400557.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICASEMÂNTICAPRAGMÁTICAIMPLICATURAS, TEORIA DASINFERÊNCIAAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUAPORTUGUÊSCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTeoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400557.pdf.jpg400557.pdf.jpgimage/jpeg3531http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1851/3/400557.pdf.jpg92ac674fa6ac4bbeb8bb450e787e1e54MD53TEXT400557.pdf.txt400557.pdf.txttext/plain304725http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1851/2/400557.pdf.txt2eb61354c4a8b43a29f8ac57beb75bcbMD52ORIGINAL400557.pdfapplication/pdf670003http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1851/1/400557.pdf0f5f847356027262b2a51fb682a71622MD51tede/18512015-04-30 08:15:33.024oai:tede2.pucrs.br:tede/1851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 |
title |
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 |
spellingShingle |
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 Silveira, Silvana Souza LINGÜÍSTICA SEMÂNTICA PRAGMÁTICA IMPLICATURAS, TEORIA DAS INFERÊNCIA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA PORTUGUÊS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 |
title_full |
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 |
title_fullStr |
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 |
title_full_unstemmed |
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 |
title_sort |
Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2 |
author |
Silveira, Silvana Souza |
author_facet |
Silveira, Silvana Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Jorge Campos da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:12335517015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780519Y2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:33402779072 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730447H0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Silvana Souza |
contributor_str_mv |
Costa, Jorge Campos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGÜÍSTICA SEMÂNTICA PRAGMÁTICA IMPLICATURAS, TEORIA DAS INFERÊNCIA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA PORTUGUÊS |
topic |
LINGÜÍSTICA SEMÂNTICA PRAGMÁTICA IMPLICATURAS, TEORIA DAS INFERÊNCIA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA PORTUGUÊS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Conhecer o léxico de uma língua e ser capaz de decodificá-lo não é o suficiente para compreender o significado implícito dessa língua. É necessário, também, reconhecer as intenções do falante no momento da enunciação. Este estudo apresentará, primeiramente, os fundamentos da significação explícita e da significação implícita, por meio de teorias semânticas e pragmáticas, respectivamente. Argumentaremos que é impossível pensar nessas teorias como autônomas, se levarmos em consideração que a língua é composta de aspectos semânticos e pragmáticos, prova de que há uma forte interface entre esses dois níveis. A fim de mostrarmos como os falantes de uma língua inferem no significado implícito, escolhemos a Teoria das Implicaturas de Grice (1975), refinada pela proposta de Costa (1984, 2005). Elaboramos um questionário composto de 21 diálogos ricos em Implicaturas Convencionais e Conversacionais para testar o potencial teórico das duas teorias e, também, para verificar se falantes nativos do português do Brasil e falantes não-nativos do português, especificamente falantes do mandarin, com um período de imersão na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, Porto Alegre/RS, Brasil, apresentam diferenças significativas em suas inferências. Concluímos que Grice e Costa oferecem explicações consistentes e sistemáticas de como inferências pragmáticas são realizadas. O resultado do questionário mostrou que os dois grupos estudados não apresentam diferenças estatísticas significantes, embora, do ponto de vista qualitativo, tais diferenças parecem ser significantes, especialmente no que diz respeito à comunicação oral. Além disso, será oferecida como sugestão que os professores de L2 conheçam as teorias do significado abordadas nesta tese para que possam, dessa forma, otimizar a sua prática pedagógica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-12 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-04-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:37:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVEIRA, Silvana Souza. Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2. 2007. 152 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1851 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Silvana Souza. Teoria das inferências pragmáticas do tipo implicatura : por uma potencial aplicação para o ensino/aprendizagem do português como L2. 2007. 152 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
8447345070736321569 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-2856882280194242995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1851/3/400557.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1851/2/400557.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1851/1/400557.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92ac674fa6ac4bbeb8bb450e787e1e54 2eb61354c4a8b43a29f8ac57beb75bcb 0f5f847356027262b2a51fb682a71622 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765282609168384 |