Modelagem matemática e resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Elisa Spode
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3520
Resumo: A presente dissertação apresenta uma pesquisa realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental de uma escola rural do interior de Eldorado do Sul, RS. Propôs investigar se alunos com dificuldades em Matemática e falta de interesse pela disciplina, podem, por meio da utilização da Modelagem Matemática e resolução de problemas, desenvolver atitudes e habilidades em resolução de problemas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em questionários e observações das atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados quantitativos são apresentados sob forma de tabelas, quadros e textos descritivos. Os questionários, inicial e final, respondidos pelos alunos, foram comparados e analisados, bem como as observações realizadas pela autora durante as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em sala de aula. Por meio dessas análises, foi possível perceber mudanças de atitudes, nos alunos, em relação à disciplina e a potencialização para o desenvolvimento de habilidades em resolver problemas
id P_RS_202099910430edc911fd409d44bf06f0
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3520
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:39928659087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717592P1Machado, Elisa Spode2015-04-14T14:13:15Z2007-09-262006-01-05MACHADO, Elisa Spode. Modelagem matemática e resolução de problemas. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3520Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 342435.pdf: 8681143 bytes, checksum: 04835413c1715ff3ebbc6112e982ea16 (MD5) Previous issue date: 2006-01-05A presente dissertação apresenta uma pesquisa realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental de uma escola rural do interior de Eldorado do Sul, RS. Propôs investigar se alunos com dificuldades em Matemática e falta de interesse pela disciplina, podem, por meio da utilização da Modelagem Matemática e resolução de problemas, desenvolver atitudes e habilidades em resolução de problemas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em questionários e observações das atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados quantitativos são apresentados sob forma de tabelas, quadros e textos descritivos. Os questionários, inicial e final, respondidos pelos alunos, foram comparados e analisados, bem como as observações realizadas pela autora durante as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em sala de aula. Por meio dessas análises, foi possível perceber mudanças de atitudes, nos alunos, em relação à disciplina e a potencialização para o desenvolvimento de habilidades em resolver problemasapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12773/342435.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINOSOLUÇÃO DE PROBLEMASMODELOS MATEMÁTICOSEDUCAÇÃO - MATEMÁTICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOModelagem matemática e resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL342435.pdf.jpg342435.pdf.jpgimage/jpeg3802http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3520/3/342435.pdf.jpgeea66299cfe81488e3728c036d207b18MD53TEXT342435.pdf.txt342435.pdf.txttext/plain203274http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3520/2/342435.pdf.txt1611175b71162fe1b044346a874c1b3bMD52ORIGINAL342435.pdfapplication/pdf8681143http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3520/1/342435.pdf04835413c1715ff3ebbc6112e982ea16MD51tede/35202015-04-17 15:59:58.905oai:tede2.pucrs.br:tede/3520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Modelagem matemática e resolução de problemas
title Modelagem matemática e resolução de problemas
spellingShingle Modelagem matemática e resolução de problemas
Machado, Elisa Spode
MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
MODELOS MATEMÁTICO
SEDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Modelagem matemática e resolução de problemas
title_full Modelagem matemática e resolução de problemas
title_fullStr Modelagem matemática e resolução de problemas
title_full_unstemmed Modelagem matemática e resolução de problemas
title_sort Modelagem matemática e resolução de problemas
author Machado, Elisa Spode
author_facet Machado, Elisa Spode
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:9004430527
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:39928659087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717592P1
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Elisa Spode
contributor_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
MODELOS MATEMÁTICO
SEDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
topic MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
MODELOS MATEMÁTICO
SEDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação apresenta uma pesquisa realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental de uma escola rural do interior de Eldorado do Sul, RS. Propôs investigar se alunos com dificuldades em Matemática e falta de interesse pela disciplina, podem, por meio da utilização da Modelagem Matemática e resolução de problemas, desenvolver atitudes e habilidades em resolução de problemas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em questionários e observações das atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados quantitativos são apresentados sob forma de tabelas, quadros e textos descritivos. Os questionários, inicial e final, respondidos pelos alunos, foram comparados e analisados, bem como as observações realizadas pela autora durante as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em sala de aula. Por meio dessas análises, foi possível perceber mudanças de atitudes, nos alunos, em relação à disciplina e a potencialização para o desenvolvimento de habilidades em resolver problemas
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-01-05
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Elisa Spode. Modelagem matemática e resolução de problemas. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3520
identifier_str_mv MACHADO, Elisa Spode. Modelagem matemática e resolução de problemas. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3520/3/342435.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3520/2/342435.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3520/1/342435.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eea66299cfe81488e3728c036d207b18
1611175b71162fe1b044346a874c1b3b
04835413c1715ff3ebbc6112e982ea16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293798522880