K2 - uma arquitetura para a adaptação de agentes de software ao contexto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5136 |
Resumo: | A tecnologia de agentes é cada vez mais citada como uma abordagem atrativa para o desenvolvimento de aplicações em ambientes pervasivos [Gun08b]. No entanto, a maioria das plataformas disponíveis apóia apenas a criação de agentes capazes de lidar com um conjunto limitado de situações (os agentes precisam ser reprogramados quando se deparam com situações não previstas). A dificuldade de produzir software para ambientes complexos como o pervasivo vem justamente do fato de o projetista não poder prever todas as circunstâncias em que a aplicação poderá ser usada, e tomar todas as decisões em tempo de projeto. Assim, é necessário desenvolver agentes que consigam aprender e se adaptar de forma a satisfazer as condições de um novo ambiente, ou de um novo contexto. Considerando essa necessidade, o objetivo desta pesquisa é propor uma arquitetura para a criação de agentes adaptativos ao contexto - a arquitetura K2. De fato, a idéia é disponibilizar uma arquitetura que permita a modificação de partes de elementos estruturais de um agente de software, adaptando o seu comportamento e estrutura de acordo com as mudanças percebidas no contexto em que o agente está inserido. Uma das características da arquitetura proposta é a separação do comportamento adaptativo do comportamento padrão do agente. Para tanto, são criados elementos chamados de adaptadores, cuja implantação é feita com programação orientada a aspectos. Para demonstrar a aplicabilidade da arquitetura desenvolvida, três exemplos de uso são apresentados |
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