De tudo fica um pouco : a construção social da identidade do transexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Esalba Maria Carvalho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/409
Resumo: O tema da transexualidade serviu de mote para a realização desta tese, que buscou estudar como se constitui o processo de construção social da identidade do transexual, considerando a contradição que se estabelece entre o sexo anatômico, a construção social do gênero e o padrão de identidade heteronormativa que predomina na sociedade. Para tanto, empreendeuse a revisão teórica sobre identidade e transexualismo, bem como sobre os assuntos relacionados a esses temas. Dessa forma, tendo como referência o materialismo histórico, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa junto a um grupo de 122 candidatos à cirurgia de redesignação sexual, sendo 97 do tipo Masculino-Feminino e 15 do tipo Feminino-Masculino, além de 109 familiares seus. Todos os participantes estão vinculados ao Programa de Transtorno de Identidade de Gênero de um hospital universitário da cidade de Porto Alegre, sendo a pesquisa efetivada de junho de 1998 a junho de 2005. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, observação participante e grupo focal. A escolha para o exame dos dados da pesquisa foi a análise de conteúdo, e dentro desta proposta foi eleita a técnica de análise temática. Os dados confirmam que a identidade é o resultado de uma construção social que se mantém dialeticamente em transformação, constituindo-se através do corpo, gênero, família, nome próprio, preconceito e trabalho, difratados pelas lentes da realidade social que é composta pela consciência, contradição, totalidade, mediação, cotidiano, história e alienação e, neste movimento, pode produzir diferentes tipos de identidade, entre os quais a identidade invisível, a identidade por procuração e a identidade com autonomia.
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