Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3566 |
Resumo: | Nas últimas décadas os temas mal-estar e bem-estar docente vêm ganhando forças e suas implicações na vida do professor são estudadas e aprofundadas. Cremos que ele, mediante as exigências e de encargos acrescidos ao labutar na Educação, necessita de uma atenção maior durante o exercício profissional, bem como em nível pessoal. Por isso, desenvolvemos a pesquisa Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente: construção profissional e cuidar de si, através de atividades teóricas e práticas para analisar as repercussões sobre suas práticas e posturas, tanto na vida pessoal como na profissional, conduzindo o docente a reflexões sobre situações de mal-estar para situações de bem-estar, num processo de construção continuada e permanente, iniciada com as oficinas. É um estudo de caso quanti-qualitativo, envolvendo quinze professores do Ensino Fundamental e Médio do Município de Ibema - Paraná, entre o período de março e dezembro de 2006. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Auto-imagem e Auto-estima, de Stobäus (1983), Instrumento para Avaliação das Variáveis que Constituem Bem/Mal-estar Docente, de Jesus (1998), trabalhadas com Estatística Descritiva e Inferencial, e Entrevistas, bem como Diário de Campo complementar, que foram trabalhados com Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados da aplicação do Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, desenvolvido em 19 sessões, totalizou aproximadamente 50 horas, abrangendo as dimensões física, social, cognitiva, afetiva e espiritual, em trabalhos coletivos em sala de aula e saídas a campo. Na análise pudemos perceber uma redução considerável nas variáveis de estresse profissional (61.42 pontos, significativo para p <0.05) e exaustão profissional (154 pontos, significativo para p <0.05), um avanço em níveis de auto-imagem e auto-estima (20.83 pontos, significativo para p <0.05). Na análise qualitativa destacamos as cinco categorias a priori, 1, 2, 3, 4, 5, e mais duas a posteriori, que indicaram uma melhora nas estratégias de coping utilizadas pelos professores, principalmente nas questões relacionadas com as suas relações interpessoais, no cuidado com a sua saúde, e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como indicadores de cuidado de si. A partir dos resultados dessa pesquisa, salientamos que este Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, que envolve elementos de cuidado de si, auxilia o enfrentamento e superação de mal-estar em direção ao bem-estar docente, com repercussões profissionais e pessoais. |
id |
P_RS_32381fe8338b28ab2bff643ee65e7627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3566 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stobäus, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:75434768949http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261540H9Sampaio, Adelar Aparecido2015-04-14T14:22:43Z2008-09-302008-01-11SAMPAIO, Adelar Aparecido. Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3566Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 404978.pdf: 755157 bytes, checksum: 0e82914218d4c4eb710cd850ff9ea2eb (MD5) Previous issue date: 2008-01-11Nas últimas décadas os temas mal-estar e bem-estar docente vêm ganhando forças e suas implicações na vida do professor são estudadas e aprofundadas. Cremos que ele, mediante as exigências e de encargos acrescidos ao labutar na Educação, necessita de uma atenção maior durante o exercício profissional, bem como em nível pessoal. Por isso, desenvolvemos a pesquisa Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente: construção profissional e cuidar de si, através de atividades teóricas e práticas para analisar as repercussões sobre suas práticas e posturas, tanto na vida pessoal como na profissional, conduzindo o docente a reflexões sobre situações de mal-estar para situações de bem-estar, num processo de construção continuada e permanente, iniciada com as oficinas. É um estudo de caso quanti-qualitativo, envolvendo quinze professores do Ensino Fundamental e Médio do Município de Ibema - Paraná, entre o período de março e dezembro de 2006. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Auto-imagem e Auto-estima, de Stobäus (1983), Instrumento para Avaliação das Variáveis que Constituem Bem/Mal-estar Docente, de Jesus (1998), trabalhadas com Estatística Descritiva e Inferencial, e Entrevistas, bem como Diário de Campo complementar, que foram trabalhados com Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados da aplicação do Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, desenvolvido em 19 sessões, totalizou aproximadamente 50 horas, abrangendo as dimensões física, social, cognitiva, afetiva e espiritual, em trabalhos coletivos em sala de aula e saídas a campo. Na análise pudemos perceber uma redução considerável nas variáveis de estresse profissional (61.42 pontos, significativo para p <0.05) e exaustão profissional (154 pontos, significativo para p <0.05), um avanço em níveis de auto-imagem e auto-estima (20.83 pontos, significativo para p <0.05). Na análise qualitativa destacamos as cinco categorias a priori, 1, 2, 3, 4, 5, e mais duas a posteriori, que indicaram uma melhora nas estratégias de coping utilizadas pelos professores, principalmente nas questões relacionadas com as suas relações interpessoais, no cuidado com a sua saúde, e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como indicadores de cuidado de si. A partir dos resultados dessa pesquisa, salientamos que este Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, que envolve elementos de cuidado de si, auxilia o enfrentamento e superação de mal-estar em direção ao bem-estar docente, com repercussões profissionais e pessoais.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13015/404978.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSESTRESSE (PSICOLOGIA)BEM-ESTAR PESSOALAUTO-ESTIMAAUTO-IMAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPrograma de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL404978.pdf.jpg404978.pdf.jpgimage/jpeg2918http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3566/3/404978.pdf.jpg9bc01d59c239d6814e71ba44bf6dd715MD53TEXT404978.pdf.txt404978.pdf.txttext/plain252196http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3566/2/404978.pdf.txt6f44afe0aac28ef66bc17776889b3c66MD52ORIGINAL404978.pdfapplication/pdf755157http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3566/1/404978.pdf0e82914218d4c4eb710cd850ff9ea2ebMD51tede/35662015-04-30 08:15:38.681oai:tede2.pucrs.br:tede/3566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si |
title |
Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si |
spellingShingle |
Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si Sampaio, Adelar Aparecido EDUCAÇÃO PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS ESTRESSE (PSICOLOGIA) BEM-ESTAR PESSOAL AUTO-ESTIMA AUTO-IMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si |
title_full |
Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si |
title_fullStr |
Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si |
title_full_unstemmed |
Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si |
title_sort |
Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si |
author |
Sampaio, Adelar Aparecido |
author_facet |
Sampaio, Adelar Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stobäus, Claus Dieter |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:29347181072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:75434768949 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261540H9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Adelar Aparecido |
contributor_str_mv |
Stobäus, Claus Dieter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS ESTRESSE (PSICOLOGIA) BEM-ESTAR PESSOAL AUTO-ESTIMA AUTO-IMAGEM |
topic |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS ESTRESSE (PSICOLOGIA) BEM-ESTAR PESSOAL AUTO-ESTIMA AUTO-IMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Nas últimas décadas os temas mal-estar e bem-estar docente vêm ganhando forças e suas implicações na vida do professor são estudadas e aprofundadas. Cremos que ele, mediante as exigências e de encargos acrescidos ao labutar na Educação, necessita de uma atenção maior durante o exercício profissional, bem como em nível pessoal. Por isso, desenvolvemos a pesquisa Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente: construção profissional e cuidar de si, através de atividades teóricas e práticas para analisar as repercussões sobre suas práticas e posturas, tanto na vida pessoal como na profissional, conduzindo o docente a reflexões sobre situações de mal-estar para situações de bem-estar, num processo de construção continuada e permanente, iniciada com as oficinas. É um estudo de caso quanti-qualitativo, envolvendo quinze professores do Ensino Fundamental e Médio do Município de Ibema - Paraná, entre o período de março e dezembro de 2006. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Auto-imagem e Auto-estima, de Stobäus (1983), Instrumento para Avaliação das Variáveis que Constituem Bem/Mal-estar Docente, de Jesus (1998), trabalhadas com Estatística Descritiva e Inferencial, e Entrevistas, bem como Diário de Campo complementar, que foram trabalhados com Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados da aplicação do Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, desenvolvido em 19 sessões, totalizou aproximadamente 50 horas, abrangendo as dimensões física, social, cognitiva, afetiva e espiritual, em trabalhos coletivos em sala de aula e saídas a campo. Na análise pudemos perceber uma redução considerável nas variáveis de estresse profissional (61.42 pontos, significativo para p <0.05) e exaustão profissional (154 pontos, significativo para p <0.05), um avanço em níveis de auto-imagem e auto-estima (20.83 pontos, significativo para p <0.05). Na análise qualitativa destacamos as cinco categorias a priori, 1, 2, 3, 4, 5, e mais duas a posteriori, que indicaram uma melhora nas estratégias de coping utilizadas pelos professores, principalmente nas questões relacionadas com as suas relações interpessoais, no cuidado com a sua saúde, e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como indicadores de cuidado de si. A partir dos resultados dessa pesquisa, salientamos que este Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, que envolve elementos de cuidado de si, auxilia o enfrentamento e superação de mal-estar em direção ao bem-estar docente, com repercussões profissionais e pessoais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-30 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-01-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAMPAIO, Adelar Aparecido. Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3566 |
identifier_str_mv |
SAMPAIO, Adelar Aparecido. Programa de apoio ao bem-estar docente : construção profissional e cuidar de si. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3566/3/404978.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3566/2/404978.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3566/1/404978.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bc01d59c239d6814e71ba44bf6dd715 6f44afe0aac28ef66bc17776889b3c66 0e82914218d4c4eb710cd850ff9ea2eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294353219584 |