A opção profissional pela licenciatura em física : uma investigação acerca das origens desta decisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3391 |
Resumo: | Com esta pesquisa tivemos por objetivo investigar os fatores que determinam ou colaboram para a escolha profissional pela licenciatura em física, junto a estudantes do ensino médio. Assim, procuramos identificar principalmente quais os níveis de influência dos professores do ensino médio, e quais as características relevantes desses professores em relação à decisão profissional pela física, assim como outros fatores interferentes nessa opção. Em função de nossos objetivos e das respostas que obtivemos o trabalho também apresenta um levantamento teórico de alguns aspectos da escolha profissional, a influência das atitudes do professor de física na aprendizagem, os aspectos históricos e legais do ensino de física, a formação dos professores de física e a importância da experimentação nas aulas de física. Na investigação de campo utilizamos um questionário, por meio do qual buscamos declarações de estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas e privadas das dezesseis regiões orçamentárias do município de Porto Alegre. As respostas foram analisadas textualmente e os resultados sugerem que, do ponto de vista endógeno à escola, certos aspectos da metodologia empregada por um número expressivo de professores de física, como a falta de cuidado com o relacionamento humano que desenvolvem com os alunos, a opção pela matematização em detrimento da conceitualização e contextualização, assim como a não proposição de investigações e experimentos que acompanhem o estudo dos fenômenos e teorias físicas são os principais fatores que contribuem para que os alunos do ensino médio se distanciem da física e, consequentemente, da possibilidade de serem futuros professores dessa ciência. Como fatores externos à escola, os elementos mais referenciados nas respostas dos alunos são os associados à opinião dos pais e à baixa perspectiva de valorização profissional que acompanha o magistério público de nível médio, neste momento histórico. |
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