Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, David Ponciano de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1689
Resumo: During the process of teaching and learning in surgery one should take into account the need to provide adequate teaching methodology, that is efficient, accessible and provides good cost-benefit training, also avoiding ethical conflicts with patients and animal models. The goal of this study is to develop and validate a multimedia software that assists in the teaching-learning rhomboid flap process. Fifty students from the fifth and sixth year of medical school completed a pretest and were randomly divided into two groups of 25 students each. For five minutes the control group studied a printed chapter of a standard book while the test group used a computer multimedia software, describing how to perform a rhomboid flap. Each group was evaluated in a blind manner by board certified surgeons (Brazilian Society of Plastic Surgery) using OSATS protocol (Objective Structured Assessment of Technical Skill) and answered a post-test. The control group was assessed a second time after studying for 5 minutes with the software. The group that used the multimedia software achieved higher scores on the practical performance and the post-test as compared to the control group. All students subjected to both methods rated the software as their choice method of learning.
id P_RS_3c7144252e5acdcde45987e1dd3ec424
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1689
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Silva, Vinícius Duval daCPF:56226080078http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765156H1CPF:00058665455http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251059U3Sena, David Ponciano de2015-04-14T13:35:32Z2012-05-162012-03-28SENA, David Ponciano de. Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1689During the process of teaching and learning in surgery one should take into account the need to provide adequate teaching methodology, that is efficient, accessible and provides good cost-benefit training, also avoiding ethical conflicts with patients and animal models. The goal of this study is to develop and validate a multimedia software that assists in the teaching-learning rhomboid flap process. Fifty students from the fifth and sixth year of medical school completed a pretest and were randomly divided into two groups of 25 students each. For five minutes the control group studied a printed chapter of a standard book while the test group used a computer multimedia software, describing how to perform a rhomboid flap. Each group was evaluated in a blind manner by board certified surgeons (Brazilian Society of Plastic Surgery) using OSATS protocol (Objective Structured Assessment of Technical Skill) and answered a post-test. The control group was assessed a second time after studying for 5 minutes with the software. The group that used the multimedia software achieved higher scores on the practical performance and the post-test as compared to the control group. All students subjected to both methods rated the software as their choice method of learning.Introdução: Durante o processo de ensino e aprendizagem em cirurgia, deve-se levar em conta a necessidade de oferecer metodologia de ensino e treinamento eficientes, de fácil acesso e com boa relação custo-benefício, evitando conflitos éticos em relação aos pacientes e modelos animais. O objetivo desse estudo é desenvolver e validar um software multimídia que auxilie no processo de ensino-aprendizagem do retalho rombóide. Método: 50 alunos voluntários do quinto e sexto anos do curso de medicina responderam a um pré-teste e foram randomicamente divididos em dois grupos de 25 alunos cada, o grupo controle foi exposto um capítulo de livro impresso, enquanto o grupo teste utilizou um software multimídia, descrevendo como realizar um retalho rombóide. Cada grupo confeccionou um retalho em modelo artificial de treinamento(bench model) sendo avaliado de forma cega por cirurgiões membros da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) através do protocolo OSATS (Objective Structured Assessment of Technical Skill) e respondeu a um pós-teste. O grupo controle foi retestado num segundo momento utilizando o software. Resultados: Houve uma superioridade quanto ao desempenho do grupo software multimídia confirmada pelos resultados da lista de checagem (p < 0,002), avaliação geral global (p = 0,017) e pós-teste (p < 0,001). Conclusões: Alunos que utilizam CAL apresentam melhor desempenho subjetivo e objetivo na confecção de retalhos rombóides, bem como a classificaram como a melhor ferramenta de estudo.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:35:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 438344.pdf: 1386559 bytes, checksum: 3d7d64748376b359d43ca7942cdf43d9 (MD5) Previous issue date: 2012-03-28application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7853/438344.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da SaúdePUCRSBRFaculdade de MedicinaMEDICINAPROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS RECONSTRUTIVOSCIRURGIA PLÁSTICAPROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOSEDUCAÇÃO MÉDICATECNOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINADesenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis7620745074616285884500600-8624664729441623247info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL438344.pdf.jpg438344.pdf.jpgimage/jpeg3215http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1689/3/438344.pdf.jpgabd57e154aee7da050241626a085db6fMD53TEXT438344.pdf.txt438344.pdf.txttext/plain122152http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1689/2/438344.pdf.txt43e87dc58a6520303ea41002a1de552dMD52ORIGINAL438344.pdfapplication/pdf1386559http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1689/1/438344.pdf3d7d64748376b359d43ca7942cdf43d9MD51tede/16892015-04-17 17:04:40.605oai:tede2.pucrs.br:tede/1689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:04:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo
title Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo
spellingShingle Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo
Sena, David Ponciano de
MEDICINA
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS RECONSTRUTIVOS
CIRURGIA PLÁSTICA
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS
EDUCAÇÃO MÉDICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo
title_full Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo
title_fullStr Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo
title_full_unstemmed Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo
title_sort Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo
author Sena, David Ponciano de
author_facet Sena, David Ponciano de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Vinícius Duval da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:56226080078
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765156H1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00058665455
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251059U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, David Ponciano de
contributor_str_mv Silva, Vinícius Duval da
dc.subject.por.fl_str_mv MEDICINA
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS RECONSTRUTIVOS
CIRURGIA PLÁSTICA
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS
EDUCAÇÃO MÉDICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic MEDICINA
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS RECONSTRUTIVOS
CIRURGIA PLÁSTICA
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS
EDUCAÇÃO MÉDICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description During the process of teaching and learning in surgery one should take into account the need to provide adequate teaching methodology, that is efficient, accessible and provides good cost-benefit training, also avoiding ethical conflicts with patients and animal models. The goal of this study is to develop and validate a multimedia software that assists in the teaching-learning rhomboid flap process. Fifty students from the fifth and sixth year of medical school completed a pretest and were randomly divided into two groups of 25 students each. For five minutes the control group studied a printed chapter of a standard book while the test group used a computer multimedia software, describing how to perform a rhomboid flap. Each group was evaluated in a blind manner by board certified surgeons (Brazilian Society of Plastic Surgery) using OSATS protocol (Objective Structured Assessment of Technical Skill) and answered a post-test. The control group was assessed a second time after studying for 5 minutes with the software. The group that used the multimedia software achieved higher scores on the practical performance and the post-test as compared to the control group. All students subjected to both methods rated the software as their choice method of learning.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:35:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SENA, David Ponciano de. Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1689
identifier_str_mv SENA, David Ponciano de. Desenvolvimento de programa educacional multimídia para ensino-aprendizagem de retalho cutâneo. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 7620745074616285884
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -8624664729441623247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1689/3/438344.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1689/2/438344.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1689/1/438344.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv abd57e154aee7da050241626a085db6f
43e87dc58a6520303ea41002a1de552d
3d7d64748376b359d43ca7942cdf43d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765281280622592