Suicídio e islamismo : um olhar psicanalítico
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/948 |
Resumo: | O suicídio, decisão de dar fim a própria vida, historicamente, tem sido objeto de profundas reflexões por parte do homem. A etiologia multifatorial desse comportamento tem sido cada vez mais reconhecida, sendo este ato letal fatal, via de regra, resultante de uma ação recíproca de fatores biológicos, psicológicos, psiquiátricos e sócioeconômicos, religiosos entre outros. Dessa forma, a temática do suicídio necessita ser compreendida a partir de todos estes olhares com vistas a uma intervenção mais completa e integrada no âmbito do seu tratamento e prevenção. No dia 11 de setembro de 2001, o suicídio ganhou uma notoriedade talvez nunca antes imaginada; a destrutividade do ser humano se mostrou ilimitada, e palavras como fundamentalismo, homens-bomba e suicídio religioso passaram a ser lugares-comuns nas mentes ocidentais. O presente trabalho de doutorado tem por objetivo elaborar um entendimento psicanalítico das relações entre suicídio e Islamismo. A tese enfatiza a importância do papel da religião em relação ao comportamento suicida como elemento coercitivo ou facilitador do mesmo, na dependência de como essa religião é utilizada pelo indivíduo. Esta tese é composta de três seções, uma teórica e duas empíricas. A primeira seção, teórica, denomina-se A pulsão de morte freudiana e procura retratar a importância do modelo pulsional freudiano com ênfase nas expressões de destrutividade, segundo Freud, advindas das pulsões de morte. Esta seção procura oferecer sustentação teórica às duas seções empíricas. A segunda seção da tese apresenta os achados de pesquisa junto a cinco participantes, indivíduos educados dentro dos princípios religiosos islâmicos, que responderam a uma ficha de dados pessoais e sociodemográficos e a uma entrevista semi-estruturada. A análise das entrevistas permitiu a identificação de conteúdos que foram codificados em categorias de respostas por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, na proposta de Moraes. Para a interpretação dos dados, lançou-se mão do instrumental psicanalítico fundamentado nos referenciais freudianos acrescido de literatura especifica acerca da religião islâmica. Esta seção empírica, denominada Suicídio e Islamismo: um olhar psicanalítico, procura examinar as relações da religião islâmica com o ato autodestrutivo fatal, estudando as diferentes vertentes do Islamismo (tradicional e fundamentalista) com suas concepções antagônicas em relação ao suicídio, a primeira, inibindo-o de forma coercitiva, e a segunda, estimulando a livre expressão pulsional tanática. A terceira seção da tese, intitulada Suicídio Fundamentalista: uma compreensão psicanalítica via mecanismo de clivagem do ego, propõe uma hipótese de entendimento acerca da mente do suicida fundamentalista baseada no emprego do mecanismo da clivagem do ego. Fragmentos de uma entrevista com um indivíduo islâmico simpatizante do Islã fundamentalista ilustra a hipótese aventada. De maneira geral, os resultados obtidos nesta tese permitem demonstrar o quanto uma religião, na dependência de como é utilizada, pode conduzir um indivíduo tanto à coesão quanto à desintegração, à harmonia ou ao conflito e, em última instância, ao suicídio ou, ao contrário, à preservação da vida. |
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A tese enfatiza a importância do papel da religião em relação ao comportamento suicida como elemento coercitivo ou facilitador do mesmo, na dependência de como essa religião é utilizada pelo indivíduo. Esta tese é composta de três seções, uma teórica e duas empíricas. A primeira seção, teórica, denomina-se A pulsão de morte freudiana e procura retratar a importância do modelo pulsional freudiano com ênfase nas expressões de destrutividade, segundo Freud, advindas das pulsões de morte. Esta seção procura oferecer sustentação teórica às duas seções empíricas. A segunda seção da tese apresenta os achados de pesquisa junto a cinco participantes, indivíduos educados dentro dos princípios religiosos islâmicos, que responderam a uma ficha de dados pessoais e sociodemográficos e a uma entrevista semi-estruturada. 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