A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655 |
Resumo: | A pesquisa qualitativa trata da trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada com onze professoras que usam o recurso do lúdico na sala de aula. As informações foram coletadas através de narrativas orais ou escritas dessas profissionais. A partir da análise textual minuciosa narro: a formação inicial e continuada; compromisso docente e a dimensão lúdica como um recurso na sala de aula. As entrevistadas apontam a importância do uso desse recurso em aula para a aprendizagem, assim como o compromisso e o investimento do docente com sua formação. A reflexão sobre a pesquisa aponta a necessidade de espaços de formação para a utilização do lúdico, seja na formação inicial ou continuada. A formação buscada para qualificar a prática contribui para as docentes tornarem-se pessoas e profissionais melhores. |
id |
P_RS_43450662e1334d30bc65fd3f6f984bd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3655 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Bettina Steren dosCPF:64448576000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9CPF:65768485015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763405H6Zago, Cristiane Ungaretti2015-04-14T14:23:08Z2010-05-102010-03-05ZAGO, Cristiane Ungaretti. A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423222.pdf: 799568 bytes, checksum: 82613d1f8c9937f6832769637bc245ca (MD5) Previous issue date: 2010-03-05A pesquisa qualitativa trata da trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada com onze professoras que usam o recurso do lúdico na sala de aula. As informações foram coletadas através de narrativas orais ou escritas dessas profissionais. A partir da análise textual minuciosa narro: a formação inicial e continuada; compromisso docente e a dimensão lúdica como um recurso na sala de aula. As entrevistadas apontam a importância do uso desse recurso em aula para a aprendizagem, assim como o compromisso e o investimento do docente com sua formação. A reflexão sobre a pesquisa aponta a necessidade de espaços de formação para a utilização do lúdico, seja na formação inicial ou continuada. A formação buscada para qualificar a prática contribui para as docentes tornarem-se pessoas e profissionais melhores.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13331/423222.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALLUDOPEDAGOGIAENSINO FUNDAMENTALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL423222.pdf.jpg423222.pdf.jpgimage/jpeg3664http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/3/423222.pdf.jpg4e1f62ec3c3316cbbf63948c64689686MD53TEXT423222.pdf.txt423222.pdf.txttext/plain343171http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/2/423222.pdf.txt306a6071afca99202768afe824fb7860MD52ORIGINAL423222.pdfapplication/pdf799568http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/1/423222.pdf82613d1f8c9937f6832769637bc245caMD51tede/36552015-04-17 15:54:58.688oai:tede2.pucrs.br:tede/3655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental Zago, Cristiane Ungaretti EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL LUDOPEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Zago, Cristiane Ungaretti |
author_facet |
Zago, Cristiane Ungaretti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Bettina Steren dos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:64448576000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:65768485015 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763405H6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zago, Cristiane Ungaretti |
contributor_str_mv |
Santos, Bettina Steren dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL LUDOPEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL |
topic |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL LUDOPEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa qualitativa trata da trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada com onze professoras que usam o recurso do lúdico na sala de aula. As informações foram coletadas através de narrativas orais ou escritas dessas profissionais. A partir da análise textual minuciosa narro: a formação inicial e continuada; compromisso docente e a dimensão lúdica como um recurso na sala de aula. As entrevistadas apontam a importância do uso desse recurso em aula para a aprendizagem, assim como o compromisso e o investimento do docente com sua formação. A reflexão sobre a pesquisa aponta a necessidade de espaços de formação para a utilização do lúdico, seja na formação inicial ou continuada. A formação buscada para qualificar a prática contribui para as docentes tornarem-se pessoas e profissionais melhores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZAGO, Cristiane Ungaretti. A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655 |
identifier_str_mv |
ZAGO, Cristiane Ungaretti. A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/3/423222.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/2/423222.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/1/423222.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e1f62ec3c3316cbbf63948c64689686 306a6071afca99202768afe824fb7860 82613d1f8c9937f6832769637bc245ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295008579584 |