A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Cristiane Ungaretti
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655
Resumo: A pesquisa qualitativa trata da trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada com onze professoras que usam o recurso do lúdico na sala de aula. As informações foram coletadas através de narrativas orais ou escritas dessas profissionais. A partir da análise textual minuciosa narro: a formação inicial e continuada; compromisso docente e a dimensão lúdica como um recurso na sala de aula. As entrevistadas apontam a importância do uso desse recurso em aula para a aprendizagem, assim como o compromisso e o investimento do docente com sua formação. A reflexão sobre a pesquisa aponta a necessidade de espaços de formação para a utilização do lúdico, seja na formação inicial ou continuada. A formação buscada para qualificar a prática contribui para as docentes tornarem-se pessoas e profissionais melhores.
id P_RS_43450662e1334d30bc65fd3f6f984bd6
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3655
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Santos, Bettina Steren dosCPF:64448576000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9CPF:65768485015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763405H6Zago, Cristiane Ungaretti2015-04-14T14:23:08Z2010-05-102010-03-05ZAGO, Cristiane Ungaretti. A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423222.pdf: 799568 bytes, checksum: 82613d1f8c9937f6832769637bc245ca (MD5) Previous issue date: 2010-03-05A pesquisa qualitativa trata da trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada com onze professoras que usam o recurso do lúdico na sala de aula. As informações foram coletadas através de narrativas orais ou escritas dessas profissionais. A partir da análise textual minuciosa narro: a formação inicial e continuada; compromisso docente e a dimensão lúdica como um recurso na sala de aula. As entrevistadas apontam a importância do uso desse recurso em aula para a aprendizagem, assim como o compromisso e o investimento do docente com sua formação. A reflexão sobre a pesquisa aponta a necessidade de espaços de formação para a utilização do lúdico, seja na formação inicial ou continuada. A formação buscada para qualificar a prática contribui para as docentes tornarem-se pessoas e profissionais melhores.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13331/423222.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALLUDOPEDAGOGIAENSINO FUNDAMENTALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL423222.pdf.jpg423222.pdf.jpgimage/jpeg3664http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/3/423222.pdf.jpg4e1f62ec3c3316cbbf63948c64689686MD53TEXT423222.pdf.txt423222.pdf.txttext/plain343171http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/2/423222.pdf.txt306a6071afca99202768afe824fb7860MD52ORIGINAL423222.pdfapplication/pdf799568http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/1/423222.pdf82613d1f8c9937f6832769637bc245caMD51tede/36552015-04-17 15:54:58.688oai:tede2.pucrs.br:tede/3655Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
title A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
Zago, Cristiane Ungaretti
EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
LUDOPEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental
author Zago, Cristiane Ungaretti
author_facet Zago, Cristiane Ungaretti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Bettina Steren dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:64448576000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782431T9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:65768485015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763405H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago, Cristiane Ungaretti
contributor_str_mv Santos, Bettina Steren dos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
LUDOPEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL
topic EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
LUDOPEDAGOGIA
ENSINO FUNDAMENTAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa qualitativa trata da trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi realizada com onze professoras que usam o recurso do lúdico na sala de aula. As informações foram coletadas através de narrativas orais ou escritas dessas profissionais. A partir da análise textual minuciosa narro: a formação inicial e continuada; compromisso docente e a dimensão lúdica como um recurso na sala de aula. As entrevistadas apontam a importância do uso desse recurso em aula para a aprendizagem, assim como o compromisso e o investimento do docente com sua formação. A reflexão sobre a pesquisa aponta a necessidade de espaços de formação para a utilização do lúdico, seja na formação inicial ou continuada. A formação buscada para qualificar a prática contribui para as docentes tornarem-se pessoas e profissionais melhores.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZAGO, Cristiane Ungaretti. A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655
identifier_str_mv ZAGO, Cristiane Ungaretti. A trajetória de formação de docentes que utilizam a dimensão lúdica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/3/423222.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/2/423222.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3655/1/423222.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e1f62ec3c3316cbbf63948c64689686
306a6071afca99202768afe824fb7860
82613d1f8c9937f6832769637bc245ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765295008579584