Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caon, Céres Muniz
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3484
Resumo: Este estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula. Consta do relato de sete professores sobre suas formas de ensinar e suas concepções sobre a aprendizagem. Foi investigado o modo como os conteúdos são trabalhados pelos professores e se os mesmos possibilitam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A análise de conteúdos dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas foi efetuada com a ajuda de teóricos o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. Deduz-se das informações obtidas a necessidade dos professores adquirirem conhecimentos mais aprofundados das teorias de educação e das concepções epistemológicas subjacentes a elas que embasem sua ação pedagógica e os façam refletir criticamente a respeito dessas ações. Diante das respostas dos professores pesquisados e à luz dos saberes de vários teóricos, pude perceber que o agir pedagógico manifestado por eles está mais alicerçado em suas experiências cotidianas em sala de aula do que em uma reflexão sobre a intenção da ação docente. Ficou evidenciada a insuficiência de conhecimentos e compreensões dos aspectos epistemológicos relacionados ao ensino e à aprendizagem. Os encontros pedagógicos no espaço escolar, voltados para a discussão do ensino e da aprendizagem precisam ser incentivados e oportunizados, permitindo a comunicação, a reflexão, a troca de saberes e a busca do entendimento das concepções do conhecimento, sua gênese e desenvolvimento, assim como as epistemologias subjacentes a essas concepções que esclareçam os modos de como se ensina e de como se aprende, resignificando o trabalho
id P_RS_45792afa8d327b6946c0ddca6b45eb6a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3484
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Hillebrand, VicenteCPF:06543260963http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3CPF:37255509053Caon, Céres Muniz2015-04-14T14:13:08Z2007-05-112005-06-24CAON, Céres Muniz. Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3484Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 333931.pdf: 364833 bytes, checksum: 312ca78f361a645fb4c07280503489fd (MD5) Previous issue date: 2005-06-24Este estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula. Consta do relato de sete professores sobre suas formas de ensinar e suas concepções sobre a aprendizagem. Foi investigado o modo como os conteúdos são trabalhados pelos professores e se os mesmos possibilitam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A análise de conteúdos dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas foi efetuada com a ajuda de teóricos o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. Deduz-se das informações obtidas a necessidade dos professores adquirirem conhecimentos mais aprofundados das teorias de educação e das concepções epistemológicas subjacentes a elas que embasem sua ação pedagógica e os façam refletir criticamente a respeito dessas ações. Diante das respostas dos professores pesquisados e à luz dos saberes de vários teóricos, pude perceber que o agir pedagógico manifestado por eles está mais alicerçado em suas experiências cotidianas em sala de aula do que em uma reflexão sobre a intenção da ação docente. Ficou evidenciada a insuficiência de conhecimentos e compreensões dos aspectos epistemológicos relacionados ao ensino e à aprendizagem. Os encontros pedagógicos no espaço escolar, voltados para a discussão do ensino e da aprendizagem precisam ser incentivados e oportunizados, permitindo a comunicação, a reflexão, a troca de saberes e a busca do entendimento das concepções do conhecimento, sua gênese e desenvolvimento, assim como as epistemologias subjacentes a essas concepções que esclareçam os modos de como se ensina e de como se aprende, resignificando o trabalhoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12628/333931.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINOBIOLOGIA - ENSINOPEDAGOGIAAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL333931.pdf.jpg333931.pdf.jpgimage/jpeg3347http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3484/3/333931.pdf.jpg47b83ecb6e1edde4ea8c7ea391df2977MD53TEXT333931.pdf.txt333931.pdf.txttext/plain151174http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3484/2/333931.pdf.txte040774e2cae0a9451e76cfd649067ccMD52ORIGINAL333931.pdfapplication/pdf364833http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3484/1/333931.pdf312ca78f361a645fb4c07280503489fdMD51tede/34842015-04-17 15:59:58.381oai:tede2.pucrs.br:tede/3484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia
title Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia
spellingShingle Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia
Caon, Céres Muniz
CIÊNCIAS - ENSINO
BIOLOGIA - ENSINO
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia
title_full Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia
title_fullStr Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia
title_full_unstemmed Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia
title_sort Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia
author Caon, Céres Muniz
author_facet Caon, Céres Muniz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hillebrand, Vicente
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:06543260963
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:37255509053
dc.contributor.author.fl_str_mv Caon, Céres Muniz
contributor_str_mv Hillebrand, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS - ENSINO
BIOLOGIA - ENSINO
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM
topic CIÊNCIAS - ENSINO
BIOLOGIA - ENSINO
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula. Consta do relato de sete professores sobre suas formas de ensinar e suas concepções sobre a aprendizagem. Foi investigado o modo como os conteúdos são trabalhados pelos professores e se os mesmos possibilitam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A análise de conteúdos dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas foi efetuada com a ajuda de teóricos o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. Deduz-se das informações obtidas a necessidade dos professores adquirirem conhecimentos mais aprofundados das teorias de educação e das concepções epistemológicas subjacentes a elas que embasem sua ação pedagógica e os façam refletir criticamente a respeito dessas ações. Diante das respostas dos professores pesquisados e à luz dos saberes de vários teóricos, pude perceber que o agir pedagógico manifestado por eles está mais alicerçado em suas experiências cotidianas em sala de aula do que em uma reflexão sobre a intenção da ação docente. Ficou evidenciada a insuficiência de conhecimentos e compreensões dos aspectos epistemológicos relacionados ao ensino e à aprendizagem. Os encontros pedagógicos no espaço escolar, voltados para a discussão do ensino e da aprendizagem precisam ser incentivados e oportunizados, permitindo a comunicação, a reflexão, a troca de saberes e a busca do entendimento das concepções do conhecimento, sua gênese e desenvolvimento, assim como as epistemologias subjacentes a essas concepções que esclareçam os modos de como se ensina e de como se aprende, resignificando o trabalho
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-24
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAON, Céres Muniz. Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3484
identifier_str_mv CAON, Céres Muniz. Concepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologia. 2005. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3484/3/333931.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3484/2/333931.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3484/1/333931.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 47b83ecb6e1edde4ea8c7ea391df2977
e040774e2cae0a9451e76cfd649067cc
312ca78f361a645fb4c07280503489fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293704151040