Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Gehysa Guimarães
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3602
Resumo: Nesta tese foi problematizada a construção e o desenvolvimento de uma capacitação em vigilância da saúde da criança para trabalhadores da saúde, a qual se caracteriza como uma ação educativa fundamentada em princípios da educação popular, que envolvem a participação, a reflexão crítica, o respeito, a autonomia e a escuta, conforme as contribuições teóricas de Freire (1983, 2001), Brandão (1995, 2001, 2002), Vasconcelos (2001, 2002) e Valla (1998b, 2000). Pretendeu, portanto, investigar como se constrói e se processa tal capacitação, em serviço, com trabalhadores da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS), mediante um método de pesquisa-ação inspirado nos estudos de Car e Kemmis (1998), Thiollent (1984) e Serrano (1990). Essa opção metodológica, cuja finalidade foi promover a participação ativa das pessoas envolvidas e desencadear uma ação transformadora da prática cotidiana, requer o conhecimento da dinâmica das relações de trabalho e do discurso desses participantes, pressupondo que, nesse processo, todos possam vivenciar, descobrir, aprender, ensinar e reinventar novas relações humanas, pautadas no respeito mútuo e no aprendizado contínuo. Os participantes foram os trabalhadores de duas equipes de saúde locais (uma Unidade Básica de Saúde e uma unidade do Programa de Saúde da Família) e uma equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis (EEV) da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação foi desenvolvida durante o ano de 2004 e o material empírico foi coletado por meio de entrevistas individuais realizadas com cada um dos trabalhadores de cada serviço, focalizando as facilidades e dificuldades de trabalho e o entendimento sobre vigilância da saúde; discussões em grupo que possibilitaram a reflexão sobre o processo de trabalho e os conceitos de vigilância da saúde, modelo de atenção e educação popular em saúde. Os dados foram trabalhados por meio de uma análise deconteúdo numa perspectiva dialética, conforme proposto por Pagés et al. (1990), e do discurso do sujeito coletivo, desenvolvido por Lefèvre, Lefèvre e Teixeira (2000, 2003). A reflexão sobre as análises construídas na sistematização desta pesquisa corroboram a tese de que uma capacitação em serviço para trabalhadores da saúde, no âmbito de uma secretaria da saúde municipal, baseada em princípios da educação popular, somente atingirá seus objetivos se houver a participação ativa e comprometida dos trabalhadores da saúde e dos gestores, se houver o desejo de refletir para transformar a prática cotidiana e se houver um profundo respeito pelas diferenças e pelos processos vivenciados pelos distintos grupos.
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