Uma abordagem orientada a servi?os para captura de m?tricas de processo de desenvolvimento de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Virginia Silva da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5017
Resumo: As organiza??es de software trabalham com diversos projetos de software que se diferenciam tanto pelas ferramentas de gest?o utilizadas quanto pela forma que armazenam e controlam suas m?tricas de acompanhamento. Sendo assim, a inexist?ncia de um reposit?rio centralizado de dados dificulta o acompanhamento dos Processos de Desenvolvimento de Software (PDSs) dessas organiza??es. Uma das etapas mais cruciais do Processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados ? o processo de Extra??o, Transforma??o e Carga (ETC), pois este tem como finalidade a transforma??o dos dados brutos, extra?dos de diversas fontes, em informa??es consistentes e de qualidade. Considerando que os PDSs possuem suas especificidades, realizou-se um estudo em um ambiente real e verificou-se que, em termos de ferramentas, s?o utilizadas desde planilhas eletr?nicas (e.g. MS Excel) at? ferramentas para controle da execu??o de atividades de projetos (e.g. MS Project Server, IBM Rational Clear Quest, Bugzilla). Detectou-se ainda o uso de diferentes modelos de PDS, com ciclos de vida variados para projetos distintos, que se traduzem em formas totalmente diversas de registrar estes projetos, ainda que na mesma ferramenta. Outro problema ? que cada uma dessas ferramentas possui um modelo de dados pr?prio, que n?o segue padroniza??es estabelecidas de representa??o de dados, dificultando assim a extra??o desses dados. Por conseq??ncia, o grau de complexidade do processo de ETC, para esta organiza??o, ? muito alto. O modelo proposto neste trabalho tem por m?rito tratar, de forma integrada, dois aspectos: 1) a coleta de dados dos projetos de forma n?o intrusiva, levando em considera??o v?rios tipos de heterogeneidade, 2) a transforma??o e integra??o desses dados, proporcionando uma vis?o organizacional unificada e quantitativa dos projetos. Esses aspectos s?o tratados utilizando uma arquitetura orientada a servi?os. A abordagem orientada a servi?os busca lidar com v?rios tipos de heterogeneidade, tanto do ponto de vista organizacional (e.g. especializa??es do Processo de Software Padr?o da Organiza??o (OSSP Organization s Standard Software Process) que resultam em formas distintas de desenvolvimento e registro de fatos sobre projetos), quanto do ponto de vista t?cnico (e.g. diferentes ferramentas). Essa heterogeneidade ? convenientemente tratada atrav?s de servi?os que atuam como wrappers dos diferentes tipos de extratores, que suporta um ambiente distribu?do de desenvolvimento. Para avalia??o da abordagem proposta, foram desenvolvidos tr?s exemplos, que consideram todas essas quest?es de heterogeneidade: diferentes tipos de projetos, diferentes ciclos de vida, diferentes modelos de gerenciamento e diversas ferramentas de apoio ao acompanhamento.
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Outro problema ? que cada uma dessas ferramentas possui um modelo de dados pr?prio, que n?o segue padroniza??es estabelecidas de representa??o de dados, dificultando assim a extra??o desses dados. Por conseq??ncia, o grau de complexidade do processo de ETC, para esta organiza??o, ? muito alto. O modelo proposto neste trabalho tem por m?rito tratar, de forma integrada, dois aspectos: 1) a coleta de dados dos projetos de forma n?o intrusiva, levando em considera??o v?rios tipos de heterogeneidade, 2) a transforma??o e integra??o desses dados, proporcionando uma vis?o organizacional unificada e quantitativa dos projetos. Esses aspectos s?o tratados utilizando uma arquitetura orientada a servi?os. 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