Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, João Francisco Staffa da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3481
Resumo: In dissertation titled Space Perception visually impaired through Mathematical Modeling aimed to analyze the spatial perception of a blind person, using the procedures of Mathematical Modeling in Education, established by Biembengut (2008). The dissertation is divided into four chapters, namely: Identification Map, Map Theory, Field Map and Map Analysis. Does the use of official and international documents on education and inclusion, to contextualise the research. It is used as the theoretical research: Mathematical Modeling in education as a research method (BIEMBENGUT, 2008) and perception (DAVIDOFF, 2001). For data collection five physical scale models, derived from the Tactile Cartography Laboratory and School (LabTATE) of the Federal University of Santa Catarina were used. The impressions of the employee on the information contained in the material were audio recorded and transcribed, and the impressions of the author of the research so that comparisons of both perceptions (blind seer) and analysis of the perception of the cognitive psychology could be established. The results show that spatial perception of the blind runs through the steps of Mathematical Modeling as a research method and that the blind are able to perceive the environment and the entities related to mapping similar to a psychic way.
id P_RS_4968bf887dfd4f98b212f2962c41bdda
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3481
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Biembengut, Maria SalettCPF:05917783861http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766543T6CPF:00528416006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4369862Y2Costa, João Francisco Staffa da2015-04-14T14:13:06Z2014-12-182014-08-29COSTA, João Francisco Staffa da. Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática. 2014. 1 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3481In dissertation titled Space Perception visually impaired through Mathematical Modeling aimed to analyze the spatial perception of a blind person, using the procedures of Mathematical Modeling in Education, established by Biembengut (2008). The dissertation is divided into four chapters, namely: Identification Map, Map Theory, Field Map and Map Analysis. Does the use of official and international documents on education and inclusion, to contextualise the research. It is used as the theoretical research: Mathematical Modeling in education as a research method (BIEMBENGUT, 2008) and perception (DAVIDOFF, 2001). For data collection five physical scale models, derived from the Tactile Cartography Laboratory and School (LabTATE) of the Federal University of Santa Catarina were used. The impressions of the employee on the information contained in the material were audio recorded and transcribed, and the impressions of the author of the research so that comparisons of both perceptions (blind seer) and analysis of the perception of the cognitive psychology could be established. The results show that spatial perception of the blind runs through the steps of Mathematical Modeling as a research method and that the blind are able to perceive the environment and the entities related to mapping similar to a psychic way.Na dissertação de mestrado intitulada Percepção Espacial do deficiente visual por meio da Modelagem Matemática objetivou-se analisar a percepção espacial de uma pessoa cega, utilizando-se os procedimentos da Modelagem Matemática na Educação, estabelecidos por Biembengut. A dissertação está estruturada em quatro capítulos, a saber: Mapa de Identificação, Mapa Teórico, Mapa de Campo e Mapa de Análise. Fez-se o uso de documentos oficiais sobre educação e inclusão, para contextualizar a pesquisa. Utilizaram-se como aporte teórico da pesquisa, concepções filosóficas e da psicologia cognitiva acerca da percepção. Para a coleta de dados foram utilizados cinco modelos físicos de escala oriundos do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) da Universidade Federal de Santa Catarina. As impressões do colaborador acerca das informações contidas no material foram gravadas em áudio e transcritas, bem como as impressões do autor da pesquisa para que pudessem ser estabelecidas comparações de ambas as percepções (cego e pessoa com visão normal) e para análise a partir dos aportes teóricos. Os resultados apontam que a percepção espacial do cego perpassa as etapas da Modelagem Matemática e o cego é capaz de perceber o ambiente e os entes relacionados à cartografia de forma semelhante à de uma pessoa dotada do sentido da visão com certas adaptações. Foi possível estabelecer um comparativo entre as fases da modelagem matemática, as concepções filosóficas e concepções psicológicas a cerca da percepção.Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 464248.pdf: 2104620 bytes, checksum: 93ac56ab2ab0153f85b4f1a30e9efafc (MD5) Previous issue date: 2014-08-29application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12643/464248.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINO SUPERIORMODELOS MATEMÁTICOSPESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPercepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL464248.pdf.jpg464248.pdf.jpgimage/jpeg3322http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3481/3/464248.pdf.jpgec42fce344e76b02064bf177264ebd81MD53TEXT464248.pdf.txt464248.pdf.txttext/plain366211http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3481/2/464248.pdf.txtf186f38e83821ded81b599ca6450fa8eMD52ORIGINAL464248.pdfapplication/pdf2104620http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3481/1/464248.pdf93ac56ab2ab0153f85b4f1a30e9efafcMD51tede/34812015-04-17 15:59:58.43oai:tede2.pucrs.br:tede/3481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática
title Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática
spellingShingle Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática
Costa, João Francisco Staffa da
MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
MODELOS MATEMÁTICOS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática
title_full Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática
title_fullStr Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática
title_full_unstemmed Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática
title_sort Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática
author Costa, João Francisco Staffa da
author_facet Costa, João Francisco Staffa da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Biembengut, Maria Salett
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:05917783861
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766543T6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00528416006
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4369862Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, João Francisco Staffa da
contributor_str_mv Biembengut, Maria Salett
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
MODELOS MATEMÁTICOS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
topic MATEMÁTICA - ENSINO SUPERIOR
MODELOS MATEMÁTICOS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description In dissertation titled Space Perception visually impaired through Mathematical Modeling aimed to analyze the spatial perception of a blind person, using the procedures of Mathematical Modeling in Education, established by Biembengut (2008). The dissertation is divided into four chapters, namely: Identification Map, Map Theory, Field Map and Map Analysis. Does the use of official and international documents on education and inclusion, to contextualise the research. It is used as the theoretical research: Mathematical Modeling in education as a research method (BIEMBENGUT, 2008) and perception (DAVIDOFF, 2001). For data collection five physical scale models, derived from the Tactile Cartography Laboratory and School (LabTATE) of the Federal University of Santa Catarina were used. The impressions of the employee on the information contained in the material were audio recorded and transcribed, and the impressions of the author of the research so that comparisons of both perceptions (blind seer) and analysis of the perception of the cognitive psychology could be established. The results show that spatial perception of the blind runs through the steps of Mathematical Modeling as a research method and that the blind are able to perceive the environment and the entities related to mapping similar to a psychic way.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, João Francisco Staffa da. Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática. 2014. 1 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3481
identifier_str_mv COSTA, João Francisco Staffa da. Percepção espacial de deficiente visual por meio da modelagem matemática. 2014. 1 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3481/3/464248.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3481/2/464248.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3481/1/464248.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec42fce344e76b02064bf177264ebd81
f186f38e83821ded81b599ca6450fa8e
93ac56ab2ab0153f85b4f1a30e9efafc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293692616704