A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256 |
Resumo: | Este trabalho aborda a questão da formação do piloto para a aviação comercial no contexto de sua perspectiva histórica, caracterizando e analisando a evolução do ensino aeronáutico ao longo do tempo, relacionando o perfil do atual profissional com as mudanças tecnológicas e humanísticas nas cabines dos aviões, tendo a história da VARIG como protagonista. Em uma época em que a aviação era uma sedutora aventura para espíritos despojados e determinados, e que voar era um privilégio de poucas pessoas (Flores Jr, 1997), pilotar exigia uma capacitação motora associada a uma extrema habilidade na execução das manobras aéreas. A automação tinha apenas a função de estabilizar a posição da aeronave mediante o controle das superfícies aerodinâmicas. Dentro deste contexto, apresentamos os programas de treinamentos essenciais, como os criados pela VARIG Aero Esporte (VAE), na década de trinta, que estimularam a prática do aeromodelismo e o interesse pela aviação, passando posteriormente a funcionar como centro de treinamento de pilotos. Através do presente trabalho, descrevemos, igualmente, a correspondência entre o crescimento da empresa e a busca de uma solução para a demanda causada pela necessidade de mudança do perfil, através do estudo de caso VARIG, que gerou a necessidade de aprimorar o quadro de profissionais. Culminando com abertura em 1951, da primeira turma do curso de pilotos da EVAER - Escola VARIG de Aeronáutica, juntamente com a ESVAR Escola SENAI - VARIG de Aeronáutica, direcionada à formação de mecânicos. Em 1993, com uma proposta ousada, foi criada a parceria PUCRS/VARIG, que representa a mudança de paradigma na formação e atuação dos pilotos no Brasil, na medida em que propõe que atuem além das atividades de meramente pilotar aeronaves para assumirem efetivamente o papel de comandantes do vôo, permitindo que os formandos estejam aptos a enfrentar os desafios impostos pelas constantes transformações tecnológicas. Na atualidade, o piloto é um coadjuvante deste novo cenário da aviação comercial (Billings, 1997), e a pilotagem está caracterizada por uma atividade de gerenciamento de sistemas automatizados. A qualidade de voar reside em habilidades e sentidos que devem proporcionar ao vôo uma forma de arte onde o piloto necessita possuir qualidades mínimas de conhecimento dos conceitos básicos sobre a operação. Desta forma a Tese objetiva demonstrar que o aprendizado contínuo, através da informação técnica, solidifica a execução das atividades que envolvem os afazeres do aviador, e possibilita desenvolver consciência crítica sobre estas atividades. Neste sentido, concluímos que a formação universitária procura conduzir o futuro piloto de linha aérea ao entendimento voltado para ocupação do desenvolvimento de competências e a descobrir o próprio potencial. |
id |
P_RS_58c4f428f5f7694fcb624b93eb207ba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/2256 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fay, Cláudia MusaCPF:58046968072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7CPF:17735890087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770072Z2Ribeiro, Elones Fernando2015-04-14T13:46:32Z2008-07-312008-07-04RIBEIRO, Elones Fernando. A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica. 2008. 386 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256Made available in DSpace on 2015-04-14T13:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403220.pdf: 6213448 bytes, checksum: 8078f61b1dcf779f51be43940f6af887 (MD5) Previous issue date: 2008-07-04Este trabalho aborda a questão da formação do piloto para a aviação comercial no contexto de sua perspectiva histórica, caracterizando e analisando a evolução do ensino aeronáutico ao longo do tempo, relacionando o perfil do atual profissional com as mudanças tecnológicas e humanísticas nas cabines dos aviões, tendo a história da VARIG como protagonista. Em uma época em que a aviação era uma sedutora aventura para espíritos despojados e determinados, e que voar era um privilégio de poucas pessoas (Flores Jr, 1997), pilotar exigia uma capacitação motora associada a uma extrema habilidade na execução das manobras aéreas. A automação tinha apenas a função de estabilizar a posição da aeronave mediante o controle das superfícies aerodinâmicas. Dentro deste contexto, apresentamos os programas de treinamentos essenciais, como os criados pela VARIG Aero Esporte (VAE), na década de trinta, que estimularam a prática do aeromodelismo e o interesse pela aviação, passando posteriormente a funcionar como centro de treinamento de pilotos. Através do presente trabalho, descrevemos, igualmente, a correspondência entre o crescimento da empresa e a busca de uma solução para a demanda causada pela necessidade de mudança do perfil, através do estudo de caso VARIG, que gerou a necessidade de aprimorar o quadro de profissionais. Culminando com abertura em 1951, da primeira turma do curso de pilotos da EVAER - Escola VARIG de Aeronáutica, juntamente com a ESVAR Escola SENAI - VARIG de Aeronáutica, direcionada à formação de mecânicos. Em 1993, com uma proposta ousada, foi criada a parceria PUCRS/VARIG, que representa a mudança de paradigma na formação e atuação dos pilotos no Brasil, na medida em que propõe que atuem além das atividades de meramente pilotar aeronaves para assumirem efetivamente o papel de comandantes do vôo, permitindo que os formandos estejam aptos a enfrentar os desafios impostos pelas constantes transformações tecnológicas. Na atualidade, o piloto é um coadjuvante deste novo cenário da aviação comercial (Billings, 1997), e a pilotagem está caracterizada por uma atividade de gerenciamento de sistemas automatizados. A qualidade de voar reside em habilidades e sentidos que devem proporcionar ao vôo uma forma de arte onde o piloto necessita possuir qualidades mínimas de conhecimento dos conceitos básicos sobre a operação. Desta forma a Tese objetiva demonstrar que o aprendizado contínuo, através da informação técnica, solidifica a execução das atividades que envolvem os afazeres do aviador, e possibilita desenvolver consciência crítica sobre estas atividades. Neste sentido, concluímos que a formação universitária procura conduzir o futuro piloto de linha aérea ao entendimento voltado para ocupação do desenvolvimento de competências e a descobrir o próprio potencial.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7605/403220.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALAVIAÇÃO COMERCIALAERONÁUTICA - HISTÓRIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1740700517806534787500600-4398000523014524731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL403220.pdf.jpg403220.pdf.jpgimage/jpeg3516http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/3/403220.pdf.jpg13f5a098058edc1f10e7978eef84ddc2MD53TEXT403220.pdf.txt403220.pdf.txttext/plain767567http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/2/403220.pdf.txt1162c4bf4753233293f2e86c69340efcMD52ORIGINAL403220.pdfapplication/pdf6213448http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/1/403220.pdf8078f61b1dcf779f51be43940f6af887MD51tede/22562015-04-30 08:15:34.65oai:tede2.pucrs.br:tede/2256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica |
title |
A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica |
spellingShingle |
A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica Ribeiro, Elones Fernando PILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL AVIAÇÃO COMERCIAL AERONÁUTICA - HISTÓRIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica |
title_full |
A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica |
title_fullStr |
A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica |
title_full_unstemmed |
A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica |
title_sort |
A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica |
author |
Ribeiro, Elones Fernando |
author_facet |
Ribeiro, Elones Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fay, Cláudia Musa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:58046968072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:17735890087 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770072Z2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Elones Fernando |
contributor_str_mv |
Fay, Cláudia Musa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL AVIAÇÃO COMERCIAL AERONÁUTICA - HISTÓRIA |
topic |
PILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL AVIAÇÃO COMERCIAL AERONÁUTICA - HISTÓRIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Este trabalho aborda a questão da formação do piloto para a aviação comercial no contexto de sua perspectiva histórica, caracterizando e analisando a evolução do ensino aeronáutico ao longo do tempo, relacionando o perfil do atual profissional com as mudanças tecnológicas e humanísticas nas cabines dos aviões, tendo a história da VARIG como protagonista. Em uma época em que a aviação era uma sedutora aventura para espíritos despojados e determinados, e que voar era um privilégio de poucas pessoas (Flores Jr, 1997), pilotar exigia uma capacitação motora associada a uma extrema habilidade na execução das manobras aéreas. A automação tinha apenas a função de estabilizar a posição da aeronave mediante o controle das superfícies aerodinâmicas. Dentro deste contexto, apresentamos os programas de treinamentos essenciais, como os criados pela VARIG Aero Esporte (VAE), na década de trinta, que estimularam a prática do aeromodelismo e o interesse pela aviação, passando posteriormente a funcionar como centro de treinamento de pilotos. Através do presente trabalho, descrevemos, igualmente, a correspondência entre o crescimento da empresa e a busca de uma solução para a demanda causada pela necessidade de mudança do perfil, através do estudo de caso VARIG, que gerou a necessidade de aprimorar o quadro de profissionais. Culminando com abertura em 1951, da primeira turma do curso de pilotos da EVAER - Escola VARIG de Aeronáutica, juntamente com a ESVAR Escola SENAI - VARIG de Aeronáutica, direcionada à formação de mecânicos. Em 1993, com uma proposta ousada, foi criada a parceria PUCRS/VARIG, que representa a mudança de paradigma na formação e atuação dos pilotos no Brasil, na medida em que propõe que atuem além das atividades de meramente pilotar aeronaves para assumirem efetivamente o papel de comandantes do vôo, permitindo que os formandos estejam aptos a enfrentar os desafios impostos pelas constantes transformações tecnológicas. Na atualidade, o piloto é um coadjuvante deste novo cenário da aviação comercial (Billings, 1997), e a pilotagem está caracterizada por uma atividade de gerenciamento de sistemas automatizados. A qualidade de voar reside em habilidades e sentidos que devem proporcionar ao vôo uma forma de arte onde o piloto necessita possuir qualidades mínimas de conhecimento dos conceitos básicos sobre a operação. Desta forma a Tese objetiva demonstrar que o aprendizado contínuo, através da informação técnica, solidifica a execução das atividades que envolvem os afazeres do aviador, e possibilita desenvolver consciência crítica sobre estas atividades. Neste sentido, concluímos que a formação universitária procura conduzir o futuro piloto de linha aérea ao entendimento voltado para ocupação do desenvolvimento de competências e a descobrir o próprio potencial. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-31 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-07-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:46:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Elones Fernando. A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica. 2008. 386 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Elones Fernando. A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica. 2008. 386 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1740700517806534787 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4398000523014524731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/3/403220.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/2/403220.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/1/403220.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13f5a098058edc1f10e7978eef84ddc2 1162c4bf4753233293f2e86c69340efc 8078f61b1dcf779f51be43940f6af887 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765285341757440 |