A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elones Fernando
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256
Resumo: Este trabalho aborda a questão da formação do piloto para a aviação comercial no contexto de sua perspectiva histórica, caracterizando e analisando a evolução do ensino aeronáutico ao longo do tempo, relacionando o perfil do atual profissional com as mudanças tecnológicas e humanísticas nas cabines dos aviões, tendo a história da VARIG como protagonista. Em uma época em que a aviação era uma sedutora aventura para espíritos despojados e determinados, e que voar era um privilégio de poucas pessoas (Flores Jr, 1997), pilotar exigia uma capacitação motora associada a uma extrema habilidade na execução das manobras aéreas. A automação tinha apenas a função de estabilizar a posição da aeronave mediante o controle das superfícies aerodinâmicas. Dentro deste contexto, apresentamos os programas de treinamentos essenciais, como os criados pela VARIG Aero Esporte (VAE), na década de trinta, que estimularam a prática do aeromodelismo e o interesse pela aviação, passando posteriormente a funcionar como centro de treinamento de pilotos. Através do presente trabalho, descrevemos, igualmente, a correspondência entre o crescimento da empresa e a busca de uma solução para a demanda causada pela necessidade de mudança do perfil, através do estudo de caso VARIG, que gerou a necessidade de aprimorar o quadro de profissionais. Culminando com abertura em 1951, da primeira turma do curso de pilotos da EVAER - Escola VARIG de Aeronáutica, juntamente com a ESVAR Escola SENAI - VARIG de Aeronáutica, direcionada à formação de mecânicos. Em 1993, com uma proposta ousada, foi criada a parceria PUCRS/VARIG, que representa a mudança de paradigma na formação e atuação dos pilotos no Brasil, na medida em que propõe que atuem além das atividades de meramente pilotar aeronaves para assumirem efetivamente o papel de comandantes do vôo, permitindo que os formandos estejam aptos a enfrentar os desafios impostos pelas constantes transformações tecnológicas. Na atualidade, o piloto é um coadjuvante deste novo cenário da aviação comercial (Billings, 1997), e a pilotagem está caracterizada por uma atividade de gerenciamento de sistemas automatizados. A qualidade de voar reside em habilidades e sentidos que devem proporcionar ao vôo uma forma de arte onde o piloto necessita possuir qualidades mínimas de conhecimento dos conceitos básicos sobre a operação. Desta forma a Tese objetiva demonstrar que o aprendizado contínuo, através da informação técnica, solidifica a execução das atividades que envolvem os afazeres do aviador, e possibilita desenvolver consciência crítica sobre estas atividades. Neste sentido, concluímos que a formação universitária procura conduzir o futuro piloto de linha aérea ao entendimento voltado para ocupação do desenvolvimento de competências e a descobrir o próprio potencial.
id P_RS_58c4f428f5f7694fcb624b93eb207ba5
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2256
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Fay, Cláudia MusaCPF:58046968072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7CPF:17735890087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770072Z2Ribeiro, Elones Fernando2015-04-14T13:46:32Z2008-07-312008-07-04RIBEIRO, Elones Fernando. A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica. 2008. 386 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256Made available in DSpace on 2015-04-14T13:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403220.pdf: 6213448 bytes, checksum: 8078f61b1dcf779f51be43940f6af887 (MD5) Previous issue date: 2008-07-04Este trabalho aborda a questão da formação do piloto para a aviação comercial no contexto de sua perspectiva histórica, caracterizando e analisando a evolução do ensino aeronáutico ao longo do tempo, relacionando o perfil do atual profissional com as mudanças tecnológicas e humanísticas nas cabines dos aviões, tendo a história da VARIG como protagonista. Em uma época em que a aviação era uma sedutora aventura para espíritos despojados e determinados, e que voar era um privilégio de poucas pessoas (Flores Jr, 1997), pilotar exigia uma capacitação motora associada a uma extrema habilidade na execução das manobras aéreas. A automação tinha apenas a função de estabilizar a posição da aeronave mediante o controle das superfícies aerodinâmicas. Dentro deste contexto, apresentamos os programas de treinamentos essenciais, como os criados pela VARIG Aero Esporte (VAE), na década de trinta, que estimularam a prática do aeromodelismo e o interesse pela aviação, passando posteriormente a funcionar como centro de treinamento de pilotos. Através do presente trabalho, descrevemos, igualmente, a correspondência entre o crescimento da empresa e a busca de uma solução para a demanda causada pela necessidade de mudança do perfil, através do estudo de caso VARIG, que gerou a necessidade de aprimorar o quadro de profissionais. Culminando com abertura em 1951, da primeira turma do curso de pilotos da EVAER - Escola VARIG de Aeronáutica, juntamente com a ESVAR Escola SENAI - VARIG de Aeronáutica, direcionada à formação de mecânicos. Em 1993, com uma proposta ousada, foi criada a parceria PUCRS/VARIG, que representa a mudança de paradigma na formação e atuação dos pilotos no Brasil, na medida em que propõe que atuem além das atividades de meramente pilotar aeronaves para assumirem efetivamente o papel de comandantes do vôo, permitindo que os formandos estejam aptos a enfrentar os desafios impostos pelas constantes transformações tecnológicas. Na atualidade, o piloto é um coadjuvante deste novo cenário da aviação comercial (Billings, 1997), e a pilotagem está caracterizada por uma atividade de gerenciamento de sistemas automatizados. A qualidade de voar reside em habilidades e sentidos que devem proporcionar ao vôo uma forma de arte onde o piloto necessita possuir qualidades mínimas de conhecimento dos conceitos básicos sobre a operação. Desta forma a Tese objetiva demonstrar que o aprendizado contínuo, através da informação técnica, solidifica a execução das atividades que envolvem os afazeres do aviador, e possibilita desenvolver consciência crítica sobre estas atividades. Neste sentido, concluímos que a formação universitária procura conduzir o futuro piloto de linha aérea ao entendimento voltado para ocupação do desenvolvimento de competências e a descobrir o próprio potencial.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7605/403220.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPUCRSBRFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasPILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONALAVIAÇÃO COMERCIALAERONÁUTICA - HISTÓRIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1740700517806534787500600-4398000523014524731info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL403220.pdf.jpg403220.pdf.jpgimage/jpeg3516http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/3/403220.pdf.jpg13f5a098058edc1f10e7978eef84ddc2MD53TEXT403220.pdf.txt403220.pdf.txttext/plain767567http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/2/403220.pdf.txt1162c4bf4753233293f2e86c69340efcMD52ORIGINAL403220.pdfapplication/pdf6213448http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/1/403220.pdf8078f61b1dcf779f51be43940f6af887MD51tede/22562015-04-30 08:15:34.65oai:tede2.pucrs.br:tede/2256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
title A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
spellingShingle A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
Ribeiro, Elones Fernando
PILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AVIAÇÃO COMERCIAL
AERONÁUTICA - HISTÓRIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
title_full A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
title_fullStr A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
title_full_unstemmed A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
title_sort A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica
author Ribeiro, Elones Fernando
author_facet Ribeiro, Elones Fernando
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fay, Cláudia Musa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:58046968072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784221E7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:17735890087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770072Z2
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elones Fernando
contributor_str_mv Fay, Cláudia Musa
dc.subject.por.fl_str_mv PILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AVIAÇÃO COMERCIAL
AERONÁUTICA - HISTÓRIA
topic PILOTOS AÉREOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
AVIAÇÃO COMERCIAL
AERONÁUTICA - HISTÓRIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Este trabalho aborda a questão da formação do piloto para a aviação comercial no contexto de sua perspectiva histórica, caracterizando e analisando a evolução do ensino aeronáutico ao longo do tempo, relacionando o perfil do atual profissional com as mudanças tecnológicas e humanísticas nas cabines dos aviões, tendo a história da VARIG como protagonista. Em uma época em que a aviação era uma sedutora aventura para espíritos despojados e determinados, e que voar era um privilégio de poucas pessoas (Flores Jr, 1997), pilotar exigia uma capacitação motora associada a uma extrema habilidade na execução das manobras aéreas. A automação tinha apenas a função de estabilizar a posição da aeronave mediante o controle das superfícies aerodinâmicas. Dentro deste contexto, apresentamos os programas de treinamentos essenciais, como os criados pela VARIG Aero Esporte (VAE), na década de trinta, que estimularam a prática do aeromodelismo e o interesse pela aviação, passando posteriormente a funcionar como centro de treinamento de pilotos. Através do presente trabalho, descrevemos, igualmente, a correspondência entre o crescimento da empresa e a busca de uma solução para a demanda causada pela necessidade de mudança do perfil, através do estudo de caso VARIG, que gerou a necessidade de aprimorar o quadro de profissionais. Culminando com abertura em 1951, da primeira turma do curso de pilotos da EVAER - Escola VARIG de Aeronáutica, juntamente com a ESVAR Escola SENAI - VARIG de Aeronáutica, direcionada à formação de mecânicos. Em 1993, com uma proposta ousada, foi criada a parceria PUCRS/VARIG, que representa a mudança de paradigma na formação e atuação dos pilotos no Brasil, na medida em que propõe que atuem além das atividades de meramente pilotar aeronaves para assumirem efetivamente o papel de comandantes do vôo, permitindo que os formandos estejam aptos a enfrentar os desafios impostos pelas constantes transformações tecnológicas. Na atualidade, o piloto é um coadjuvante deste novo cenário da aviação comercial (Billings, 1997), e a pilotagem está caracterizada por uma atividade de gerenciamento de sistemas automatizados. A qualidade de voar reside em habilidades e sentidos que devem proporcionar ao vôo uma forma de arte onde o piloto necessita possuir qualidades mínimas de conhecimento dos conceitos básicos sobre a operação. Desta forma a Tese objetiva demonstrar que o aprendizado contínuo, através da informação técnica, solidifica a execução das atividades que envolvem os afazeres do aviador, e possibilita desenvolver consciência crítica sobre estas atividades. Neste sentido, concluímos que a formação universitária procura conduzir o futuro piloto de linha aérea ao entendimento voltado para ocupação do desenvolvimento de competências e a descobrir o próprio potencial.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:46:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Elones Fernando. A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica. 2008. 386 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256
identifier_str_mv RIBEIRO, Elones Fernando. A formação do piloto de linha aérea : caso varig : o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica. 2008. 386 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1740700517806534787
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4398000523014524731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/3/403220.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/2/403220.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2256/1/403220.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 13f5a098058edc1f10e7978eef84ddc2
1162c4bf4753233293f2e86c69340efc
8078f61b1dcf779f51be43940f6af887
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765285341757440