Um estudo sobre o problema da matofobia como agente influenciador nos altos índices de reprovação na 1ª série do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicetti, Vera Lucia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3295
Resumo: Este trabalho buscou identificar os fatores, associados à Matofobia, intervenientes no alto índice de reprovação escolar nas 1as séries do Ensino Médio da rede estadual de ensino de Porto Alegre, referente ao ano de 2005. A Matofobia foi investigada à luz dos pressupostos teóricos quanto a sua evolução histórica na Matemática; aspectos metodológicos do ensino de Matemática, envolvendo a formação do professor e as práticas metodológicas desenvolvidas no ensino dessa disciplina. O trabalho envolveu uma abordagem com professores de Matemática atuantes nesse nível de ensino, os quais foram selecionados, após analisar-se o índice de reprovação em Matemática (2005) na série já mencionada. Para auxiliar a diminuir a problemática da Matofobia foi sugerido um conjunto de diretivas voltadas ao ensino de Matemática para as 1as séries do Ensino Médio