A aquisição do caso no português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulla, Julieane Pohlmann
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1913
Resumo: Este trabalho disserta sobre a aquisição do Caso no português brasileiro, com base em uma pesquisa experimental feita com três crianças entre um ano e sete meses e três anos de idade. Após uma intensa revisão bibliográfica que introduziu as ferramentas teóricas e procurou trazer dados sobre a aquisição do Caso em outras línguas, foram descritos dois pontos de vista sobre a aquisição do Caso em língua inglesa. O primeiro, apresentado no estudo de Schutze e Wexler (1996), relaciona a aquisição do Caso ao estágio dos Infinitivos Opcionais (OI Stage); e o segundo, desenvolvido em Vainikka (1994), relaciona a aquisição do Caso à aquisição das categorias frasais responsáveis pela atribuição dos Casos. Os dois estudos serviram de guia para as análises dos dados brasileiros e possibilitaram a detecção de um estágio análogo ao OI Stage que ocorre na aquisição do português do Brasil. Com base na análise dos dados infantis, sob à luz da Teoria Gerativa de Chomsky (1957) na formulação da Regência e Ligação e da Teoria do Caso, foi constatado que existe uma flexão default idêntica à flexão de terceira pessoa, usada principalmente para a primeira pessoa quando o sujeito é implícito. Através dos achados principais, foi possível o delineio do padrão de erro de marcação Casual e foi traçado o caminho da aquisição dos pronomes, a começar pelo nominativo, no português brasileiro.
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