Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4458 |
Resumo: | A partir do final do século passado, novos suportes e formatos de mensagens publicitárias que contrariam paradigmas da publicidade clássica começaram a ser cada vez mais empregados. Esse grupo de mensagens, até então consideradas alternativas, não só se tornaram mais populares, como também passaram a ser utilizadas por anunciantes que dispõem de recursos para utilização dos formatos tradicionais de publicidade. Este fenômeno é o objeto deste trabalho, que tem como objetivo delimitar suas principais características, contextualizando-as em um cenário contemporâneo. Para isso, é utilizado um estudo de casos ilustrativos, compostos por quatro mensagens publicitárias e suas repercussões no site Youtube. Os resultados obtidos são analisados essencialmente sob o prisma de ideias que explicam características do cenário atual, como a Cultura da Convergência, de Jenkins (2009), e a Sociedade do Hiperconsumo, de Lipovetsky (2007). A análise indica, entre outras questões, que o fenômeno estudado se caracteriza por mutações da linguagem publicitária, cujas repercussões são muito mais complexas que as obtidas por formatos tradicionais, e podem ser consideradas reações a mudanças no cenário contemporâneo. |
id |
P_RS_62d848210b51e1d83f7be86c13d73ad7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/4458 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pellanda, Eduardo CamposCPF:67043275091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2CPF:92221939034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267909A4Morales, Camila Pereira2015-04-14T14:41:24Z2011-06-022011-03-30MORALES, Camila Pereira. Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea. 2011. 363 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4458Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431678.pdf: 10796470 bytes, checksum: 94be9af99123ced0246c4ac49eea1a76 (MD5) Previous issue date: 2011-03-30A partir do final do século passado, novos suportes e formatos de mensagens publicitárias que contrariam paradigmas da publicidade clássica começaram a ser cada vez mais empregados. Esse grupo de mensagens, até então consideradas alternativas, não só se tornaram mais populares, como também passaram a ser utilizadas por anunciantes que dispõem de recursos para utilização dos formatos tradicionais de publicidade. Este fenômeno é o objeto deste trabalho, que tem como objetivo delimitar suas principais características, contextualizando-as em um cenário contemporâneo. Para isso, é utilizado um estudo de casos ilustrativos, compostos por quatro mensagens publicitárias e suas repercussões no site Youtube. Os resultados obtidos são analisados essencialmente sob o prisma de ideias que explicam características do cenário atual, como a Cultura da Convergência, de Jenkins (2009), e a Sociedade do Hiperconsumo, de Lipovetsky (2007). A análise indica, entre outras questões, que o fenômeno estudado se caracteriza por mutações da linguagem publicitária, cujas repercussões são muito mais complexas que as obtidas por formatos tradicionais, e podem ser consideradas reações a mudanças no cenário contemporâneo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14015/431678.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO SOCIALPUBLICIDADECONTEMPORANEIDADEPARADIGMASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTransgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431678.pdf.jpg431678.pdf.jpgimage/jpeg3543http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/3/431678.pdf.jpg09c80838b37385eec7e2dc826b6fc513MD53TEXT431678.pdf.txt431678.pdf.txttext/plain717774http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/2/431678.pdf.txt464a03c6ebce09b0a2bb9634093714f0MD52ORIGINAL431678.pdfapplication/pdf10796470http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/1/431678.pdf94be9af99123ced0246c4ac49eea1a76MD51tede/44582015-04-20 12:28:59.159oai:tede2.pucrs.br:tede/4458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:28:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea |
title |
Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea |
spellingShingle |
Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea Morales, Camila Pereira COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE CONTEMPORANEIDADE PARADIGMAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea |
title_full |
Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea |
title_fullStr |
Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea |
title_full_unstemmed |
Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea |
title_sort |
Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea |
author |
Morales, Camila Pereira |
author_facet |
Morales, Camila Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pellanda, Eduardo Campos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:67043275091 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:92221939034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267909A4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morales, Camila Pereira |
contributor_str_mv |
Pellanda, Eduardo Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE CONTEMPORANEIDADE PARADIGMAS |
topic |
COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE CONTEMPORANEIDADE PARADIGMAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
A partir do final do século passado, novos suportes e formatos de mensagens publicitárias que contrariam paradigmas da publicidade clássica começaram a ser cada vez mais empregados. Esse grupo de mensagens, até então consideradas alternativas, não só se tornaram mais populares, como também passaram a ser utilizadas por anunciantes que dispõem de recursos para utilização dos formatos tradicionais de publicidade. Este fenômeno é o objeto deste trabalho, que tem como objetivo delimitar suas principais características, contextualizando-as em um cenário contemporâneo. Para isso, é utilizado um estudo de casos ilustrativos, compostos por quatro mensagens publicitárias e suas repercussões no site Youtube. Os resultados obtidos são analisados essencialmente sob o prisma de ideias que explicam características do cenário atual, como a Cultura da Convergência, de Jenkins (2009), e a Sociedade do Hiperconsumo, de Lipovetsky (2007). A análise indica, entre outras questões, que o fenômeno estudado se caracteriza por mutações da linguagem publicitária, cujas repercussões são muito mais complexas que as obtidas por formatos tradicionais, e podem ser consideradas reações a mudanças no cenário contemporâneo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:41:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORALES, Camila Pereira. Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea. 2011. 363 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4458 |
identifier_str_mv |
MORALES, Camila Pereira. Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea. 2011. 363 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-1227240851921518482 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7651647212179642901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/3/431678.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/2/431678.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/1/431678.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09c80838b37385eec7e2dc826b6fc513 464a03c6ebce09b0a2bb9634093714f0 94be9af99123ced0246c4ac49eea1a76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765300682424320 |