Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morales, Camila Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4458
Resumo: A partir do final do século passado, novos suportes e formatos de mensagens publicitárias que contrariam paradigmas da publicidade clássica começaram a ser cada vez mais empregados. Esse grupo de mensagens, até então consideradas alternativas, não só se tornaram mais populares, como também passaram a ser utilizadas por anunciantes que dispõem de recursos para utilização dos formatos tradicionais de publicidade. Este fenômeno é o objeto deste trabalho, que tem como objetivo delimitar suas principais características, contextualizando-as em um cenário contemporâneo. Para isso, é utilizado um estudo de casos ilustrativos, compostos por quatro mensagens publicitárias e suas repercussões no site Youtube. Os resultados obtidos são analisados essencialmente sob o prisma de ideias que explicam características do cenário atual, como a Cultura da Convergência, de Jenkins (2009), e a Sociedade do Hiperconsumo, de Lipovetsky (2007). A análise indica, entre outras questões, que o fenômeno estudado se caracteriza por mutações da linguagem publicitária, cujas repercussões são muito mais complexas que as obtidas por formatos tradicionais, e podem ser consideradas reações a mudanças no cenário contemporâneo.
id P_RS_62d848210b51e1d83f7be86c13d73ad7
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4458
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pellanda, Eduardo CamposCPF:67043275091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2CPF:92221939034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267909A4Morales, Camila Pereira2015-04-14T14:41:24Z2011-06-022011-03-30MORALES, Camila Pereira. Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea. 2011. 363 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4458Made available in DSpace on 2015-04-14T14:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431678.pdf: 10796470 bytes, checksum: 94be9af99123ced0246c4ac49eea1a76 (MD5) Previous issue date: 2011-03-30A partir do final do século passado, novos suportes e formatos de mensagens publicitárias que contrariam paradigmas da publicidade clássica começaram a ser cada vez mais empregados. Esse grupo de mensagens, até então consideradas alternativas, não só se tornaram mais populares, como também passaram a ser utilizadas por anunciantes que dispõem de recursos para utilização dos formatos tradicionais de publicidade. Este fenômeno é o objeto deste trabalho, que tem como objetivo delimitar suas principais características, contextualizando-as em um cenário contemporâneo. Para isso, é utilizado um estudo de casos ilustrativos, compostos por quatro mensagens publicitárias e suas repercussões no site Youtube. Os resultados obtidos são analisados essencialmente sob o prisma de ideias que explicam características do cenário atual, como a Cultura da Convergência, de Jenkins (2009), e a Sociedade do Hiperconsumo, de Lipovetsky (2007). A análise indica, entre outras questões, que o fenômeno estudado se caracteriza por mutações da linguagem publicitária, cujas repercussões são muito mais complexas que as obtidas por formatos tradicionais, e podem ser consideradas reações a mudanças no cenário contemporâneo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14015/431678.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPUCRSBRFaculdade de Comunicação SocialCOMUNICAÇÃO SOCIALPUBLICIDADECONTEMPORANEIDADEPARADIGMASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTransgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431678.pdf.jpg431678.pdf.jpgimage/jpeg3543http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/3/431678.pdf.jpg09c80838b37385eec7e2dc826b6fc513MD53TEXT431678.pdf.txt431678.pdf.txttext/plain717774http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/2/431678.pdf.txt464a03c6ebce09b0a2bb9634093714f0MD52ORIGINAL431678.pdfapplication/pdf10796470http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/1/431678.pdf94be9af99123ced0246c4ac49eea1a76MD51tede/44582015-04-20 12:28:59.159oai:tede2.pucrs.br:tede/4458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-20T15:28:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
title Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
spellingShingle Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
Morales, Camila Pereira
COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE
CONTEMPORANEIDADE
PARADIGMAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
title_full Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
title_fullStr Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
title_full_unstemmed Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
title_sort Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea
author Morales, Camila Pereira
author_facet Morales, Camila Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pellanda, Eduardo Campos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:67043275091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92221939034
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267909A4
dc.contributor.author.fl_str_mv Morales, Camila Pereira
contributor_str_mv Pellanda, Eduardo Campos
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE
CONTEMPORANEIDADE
PARADIGMAS
topic COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE
CONTEMPORANEIDADE
PARADIGMAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A partir do final do século passado, novos suportes e formatos de mensagens publicitárias que contrariam paradigmas da publicidade clássica começaram a ser cada vez mais empregados. Esse grupo de mensagens, até então consideradas alternativas, não só se tornaram mais populares, como também passaram a ser utilizadas por anunciantes que dispõem de recursos para utilização dos formatos tradicionais de publicidade. Este fenômeno é o objeto deste trabalho, que tem como objetivo delimitar suas principais características, contextualizando-as em um cenário contemporâneo. Para isso, é utilizado um estudo de casos ilustrativos, compostos por quatro mensagens publicitárias e suas repercussões no site Youtube. Os resultados obtidos são analisados essencialmente sob o prisma de ideias que explicam características do cenário atual, como a Cultura da Convergência, de Jenkins (2009), e a Sociedade do Hiperconsumo, de Lipovetsky (2007). A análise indica, entre outras questões, que o fenômeno estudado se caracteriza por mutações da linguagem publicitária, cujas repercussões são muito mais complexas que as obtidas por formatos tradicionais, e podem ser consideradas reações a mudanças no cenário contemporâneo.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:41:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORALES, Camila Pereira. Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea. 2011. 363 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4458
identifier_str_mv MORALES, Camila Pereira. Transgressões à publicidade clássica : novos suportes e formatos da publicidade contemporânea. 2011. 363 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/3/431678.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/2/431678.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4458/1/431678.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 09c80838b37385eec7e2dc826b6fc513
464a03c6ebce09b0a2bb9634093714f0
94be9af99123ced0246c4ac49eea1a76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765300682424320