Capacidade de controle emocional e impulsos agressivos em motoristas do transporte coletivo público envolvidos em acidentes de trânsito
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/664 |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado foi composta por dois estudos: um teórico e outro empírico. O estudo teórico é composto por uma revisão de literatura intitulada A contribuição da Psicanálise na compreensão dos acidentes de trânsito. Considerando a amplitude da temática e a rede de complexidade nela subjacente, a proposta deste estudo é fazer um recorte dos conceitos psicanalíticos que permitam uma compreensão mais ampla do comportamento dos motoristas que provocam acidentes. O eixo condutor envolve as contribuições da Psicanálise para a compreensão deste complexo fenômeno. Para tanto, nas especificidades do texto, destacam-se as considerações da teoria freudiana acerca do conceito de pulsão de morte e da sua manifestação através da compulsão à repetição. O segundo estudo, empírico, Controle emocional, impulsos agressivos e perfil de uma amostra de motoristas envolvidos em acidentes de trânsito no transporte coletivo de Porto Alegre, teve como objetivo explorar dois aspectos centrais da personalidade: o controle emocional e a agressividade dos motoristas, além de construir o perfil comum a essa amostra. Foi realizado com 178 sujeitos, de ambos os sexos, motoristas atuantes numa empresa de transporte público da cidade de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa enquadraram-se nos seguintes critérios: envolveram-se entre 5 e 21 acidentes de qualquer tipo, computados entre o ano de 2003 e 2006; idade a partir de 25 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo. Foram utilizados dois instrumentos: Zulliger e Staxi, além de uma ficha de dados sociodemográficos elaborada para este estudo. Os resultados organizados no SPSS for Windows versão 11.0 foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e inferencial, a fim de avaliar as correlações possíveis. Os resultados demonstraram uma forte incidência de descontrole emocional e impulsos agressivos. Verificou-se que a variável sociodemográfica (álcool) e indicadores de níveis de raivas associam-se, podendo ser considerados possíveis preditores de acidentes de trânsito. Além disso, evidenciou-se uma correlação positiva entre os níveis de raiva direcionados à própria pessoa e as variáveis sociodemográficas (idade do sujeito e atividade de trabalho diário). |
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A presente Dissertação de Mestrado foi composta por dois estudos: um teórico e outro empírico. O estudo teórico é composto por uma revisão de literatura intitulada A contribuição da Psicanálise na compreensão dos acidentes de trânsito. Considerando a amplitude da temática e a rede de complexidade nela subjacente, a proposta deste estudo é fazer um recorte dos conceitos psicanalíticos que permitam uma compreensão mais ampla do comportamento dos motoristas que provocam acidentes. O eixo condutor envolve as contribuições da Psicanálise para a compreensão deste complexo fenômeno. Para tanto, nas especificidades do texto, destacam-se as considerações da teoria freudiana acerca do conceito de pulsão de morte e da sua manifestação através da compulsão à repetição. O segundo estudo, empírico, Controle emocional, impulsos agressivos e perfil de uma amostra de motoristas envolvidos em acidentes de trânsito no transporte coletivo de Porto Alegre, teve como objetivo explorar dois aspectos centrais da personalidade: o controle emocional e a agressividade dos motoristas, além de construir o perfil comum a essa amostra. Foi realizado com 178 sujeitos, de ambos os sexos, motoristas atuantes numa empresa de transporte público da cidade de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa enquadraram-se nos seguintes critérios: envolveram-se entre 5 e 21 acidentes de qualquer tipo, computados entre o ano de 2003 e 2006; idade a partir de 25 anos e escolaridade mínima de Ensino Fundamental Completo. Foram utilizados dois instrumentos: Zulliger e Staxi, além de uma ficha de dados sociodemográficos elaborada para este estudo. Os resultados organizados no SPSS for Windows versão 11.0 foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e inferencial, a fim de avaliar as correlações possíveis. Os resultados demonstraram uma forte incidência de descontrole emocional e impulsos agressivos. Verificou-se que a variável sociodemográfica (álcool) e indicadores de níveis de raivas associam-se, podendo ser considerados possíveis preditores de acidentes de trânsito. Além disso, evidenciou-se uma correlação positiva entre os níveis de raiva direcionados à própria pessoa e as variáveis sociodemográficas (idade do sujeito e atividade de trabalho diário). |
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