Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freschi, Márcio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3313
Resumo: O estudo relativo à reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o fenômeno natural do ciclo da água por meio de Unidade de Aprendizagem teve como ponto de partida a análise de documentos sobre o contexto da investigação referente às escolas da Região de abrangência do Município de Erechim, do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil com consulta aos dados disponíveis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Essa etapa foi importante para compreender a situação atual da Educação nessa Região, em especial na área de Ciências. Com base nessas informações e a partir da identificação dos conhecimentos prévios dos alunos de uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, durante as aulas de Ciências, a pesquisa buscou compreender de que modo ocorre o processo de reconstrução do conhecimento desses alunos sobre o fenômeno natural do ciclo da água. Foram coletadas informações por meio de um questionário inicial. Após, os alunos elaboraram perguntas que serviram de base para a organização da Unidade de Aprendizagem. No decorrer do estudo, foram registradas no diário de aula as principais observações realizadas e, nesse período, os alunos visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, com a finalidade de conhecer os experimentos interativos relacionados ao ciclo da água que integraram a Unidade de Aprendizagem. Na seqüência, foi aplicado o questionário final para identificar o crescimento em relação aos conhecimentos prévios e para identificar as novas representações dos alunos sobre o tema estudado. Foi solicitado, ainda, nos questionários inicial e final, que os alunos fizessem desenhos sobre o fenômeno estudado, cuja análise também integrou o trabalho. Por último, os alunos foram entrevistados para conhecimento de suas percepções em relação às experiências vivenciadas ao longo da Unidade de Aprendizagem. Tanto os questionários quanto as entrevistas e os registros no diário de aula foram analisados por meio de análise textual discursiva. A investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios relacionandos à teoria e à prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados aos fenômenos, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicos.
id P_RS_69358014f5acd627a4ff80bb5b94bbe8
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3313
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maurivan GüntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:01999262980http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126249P6Freschi, Márcio2015-04-14T14:12:21Z2008-05-072008-03-28FRESCHI, Márcio. Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3313Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400803.pdf: 947266 bytes, checksum: 5019355686e387f3f8adc71c7df5ab9c (MD5) Previous issue date: 2008-03-28O estudo relativo à reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o fenômeno natural do ciclo da água por meio de Unidade de Aprendizagem teve como ponto de partida a análise de documentos sobre o contexto da investigação referente às escolas da Região de abrangência do Município de Erechim, do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil com consulta aos dados disponíveis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Essa etapa foi importante para compreender a situação atual da Educação nessa Região, em especial na área de Ciências. Com base nessas informações e a partir da identificação dos conhecimentos prévios dos alunos de uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, durante as aulas de Ciências, a pesquisa buscou compreender de que modo ocorre o processo de reconstrução do conhecimento desses alunos sobre o fenômeno natural do ciclo da água. Foram coletadas informações por meio de um questionário inicial. Após, os alunos elaboraram perguntas que serviram de base para a organização da Unidade de Aprendizagem. No decorrer do estudo, foram registradas no diário de aula as principais observações realizadas e, nesse período, os alunos visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, com a finalidade de conhecer os experimentos interativos relacionados ao ciclo da água que integraram a Unidade de Aprendizagem. Na seqüência, foi aplicado o questionário final para identificar o crescimento em relação aos conhecimentos prévios e para identificar as novas representações dos alunos sobre o tema estudado. Foi solicitado, ainda, nos questionários inicial e final, que os alunos fizessem desenhos sobre o fenômeno estudado, cuja análise também integrou o trabalho. Por último, os alunos foram entrevistados para conhecimento de suas percepções em relação às experiências vivenciadas ao longo da Unidade de Aprendizagem. Tanto os questionários quanto as entrevistas e os registros no diário de aula foram analisados por meio de análise textual discursiva. A investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios relacionandos à teoria e à prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados aos fenômenos, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12695/400803.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMCONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)CIÊNCIAS - ENSINOCICLO HIDROLÓGICOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEstudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400803.pdf.jpg400803.pdf.jpgimage/jpeg2720http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3313/3/400803.pdf.jpgbd0e1094eeb45b1fb14188b06bf7f33bMD53TEXT400803.pdf.txt400803.pdf.txttext/plain212916http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3313/2/400803.pdf.txt8189a119e32cb6339eea47b67a83c1b8MD52ORIGINAL400803.pdfapplication/pdf947266http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3313/1/400803.pdf5019355686e387f3f8adc71c7df5ab9cMD51tede/33132015-04-17 15:59:58.641oai:tede2.pucrs.br:tede/3313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem
title Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem
spellingShingle Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem
Freschi, Márcio
EDUCAÇÃOA
PRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
CIÊNCIAS - ENSINO
CICLO HIDROLÓGICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem
title_full Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem
title_fullStr Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem
title_sort Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem
author Freschi, Márcio
author_facet Freschi, Márcio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurivan Güntzel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18321992072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01999262980
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126249P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Freschi, Márcio
contributor_str_mv Ramos, Maurivan Güntzel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃOA
PRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
CIÊNCIAS - ENSINO
CICLO HIDROLÓGICO
topic EDUCAÇÃOA
PRENDIZAGEM
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
CIÊNCIAS - ENSINO
CICLO HIDROLÓGICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O estudo relativo à reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o fenômeno natural do ciclo da água por meio de Unidade de Aprendizagem teve como ponto de partida a análise de documentos sobre o contexto da investigação referente às escolas da Região de abrangência do Município de Erechim, do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil com consulta aos dados disponíveis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Essa etapa foi importante para compreender a situação atual da Educação nessa Região, em especial na área de Ciências. Com base nessas informações e a partir da identificação dos conhecimentos prévios dos alunos de uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino, durante as aulas de Ciências, a pesquisa buscou compreender de que modo ocorre o processo de reconstrução do conhecimento desses alunos sobre o fenômeno natural do ciclo da água. Foram coletadas informações por meio de um questionário inicial. Após, os alunos elaboraram perguntas que serviram de base para a organização da Unidade de Aprendizagem. No decorrer do estudo, foram registradas no diário de aula as principais observações realizadas e, nesse período, os alunos visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, com a finalidade de conhecer os experimentos interativos relacionados ao ciclo da água que integraram a Unidade de Aprendizagem. Na seqüência, foi aplicado o questionário final para identificar o crescimento em relação aos conhecimentos prévios e para identificar as novas representações dos alunos sobre o tema estudado. Foi solicitado, ainda, nos questionários inicial e final, que os alunos fizessem desenhos sobre o fenômeno estudado, cuja análise também integrou o trabalho. Por último, os alunos foram entrevistados para conhecimento de suas percepções em relação às experiências vivenciadas ao longo da Unidade de Aprendizagem. Tanto os questionários quanto as entrevistas e os registros no diário de aula foram analisados por meio de análise textual discursiva. A investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar, partir dos conhecimentos prévios relacionandos à teoria e à prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados aos fenômenos, de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicos.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRESCHI, Márcio. Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3313
identifier_str_mv FRESCHI, Márcio. Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de aprendizagem. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3313/3/400803.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3313/2/400803.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3313/1/400803.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd0e1094eeb45b1fb14188b06bf7f33b
8189a119e32cb6339eea47b67a83c1b8
5019355686e387f3f8adc71c7df5ab9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292483608576