Materializações do pensamento social sobre a pobreza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Accorssi, Aline
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/755
Resumo: Nesta tese, procuramos analisar, com o apoio da Teoria das Representações Sociais, os modos pelos quais certos sentidos sobre a pobreza são produzidos e transformados na vida social, bem como o impacto que tais conhecimentos podem exercer nas representações que os sujeitos, neste caso, mulheres, reconhecidas socialmente como pobres, têm sobre si mesmos e sobre seu entorno. Para isto, apresentamos cinco capítulos organizados em forma de artigo. O primeiro discute o papel da dialogicidade e as suas contribuições enquanto categoria central para o desenvolvimento de uma psicologia social crítica; o segundo aborda o sistema capitalista na sua roupagem neoliberal e procura pontuar alguns dos valores que o sustenta; o terceiro esboça uma reflexão sobre certos discursos recorrentes que, por meio de várias estratégias, cristalizam preconceitos e justificam ações repressoras sobre aqueles que são reconhecidos como pobres. Já os dois últimos artigos, ambos de cunho empírico, foram desenvolvidos a partir do contato com as mulheres acima citadas. No quarto capítulo, buscamos compreender as representações sociais da pobreza com a realização de 14 entrevistas abertas e um círculo epistemológico em um grupo com 12 participantes. As informações foram organizadas através de uma análise temática e interpretadas sob um olhar psicossocial crítico. Em linhas gerais, podemos dizer que a representação social da pobreza se forma em torno de dois núcleos: um caracteriza a situação de pobreza pelo viés socioeconômico e o outro pelo da moral e da cultura. No primeiro núcleo, portanto, temos a descrição de situações de penúria da pobreza, das dificuldades cotidianas e dos estigmas construídos ao redor desta situação; já no segundo, temos os aspectos positivos daqueles que a vivem, caracterizando-os como pessoas de garra, de caráter, ricos na alegria de viver. No último capítulo, partimos das especificidades de uma das mulheres participantes do estudo realizado para refletir sobre os impactos do sistema capitalista neoliberal na sua produção subjetiva. A análise mostra, entre outros aspectos, uma intensa dor existencial decorrente da experiência de se ocupar lugares de pobreza na sociedade contemporânea
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