Educação por meio do esporte : investigando o caso do basquetebol no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Roberto Maluf de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3575
Resumo: Nos últimos anos, a Educação por meio do esporte vem conquistando reconhecimento de vários setores da sociedade, uma vez que apresenta efetivas possibilidades para o desenvolvimento de atitudes e valores em crianças e jovens. Esse tópico foi abordado por Pierre de Coubertin e consta na Carta Olímpica. Entretanto, existem indícios que sugerem certa distância entre os princípios e objetivos que regem a organização e funcionamento do Movimento Olímpico e a realidade do esporte praticado por crianças e jovens no Brasil. A comunidade científica tem questionado essa prática, remetendo à reflexão sobre tópicos importantes relacionados com aspectos pedagógicos, integridade física e psicológica dos praticantes. Face ao exposto, os objetivos do presente estudo foram: a) investigar discursos e práticas emergentes das falas de jogadores e técnicos de equipes de basquetebol de alto rendimento, referentes à Educação por meio do esporte no Brasil no sentido mais amplo e especificamente o basquetebol; b) confrontar os discursos e práticas emergentes com os pressupostos teóricos atuais; c) sugerir princípios orientadores para a Educação por meio do esporte de crianças e jovens, direcionados para o basquetebol. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e compreensiva, realizado a partir de entrevistas com jogadores e técnicos de equipes brasileiras de basquetebol de alto rendimento. As informações coletadas foram trabalhadas a partir de Análise Textual Discursiva, numa integração de categorias a priori e emergentes. Na maioria dos casos, a importância da atividade física regular e bem orientada na formação de crianças e jovens foi enfatizada, porém os resultados apontaram que a prática atual da iniciação esportiva, organizada pelas Federações que regem o basquetebol no país, exige a superação de modelos que propõem uma especialização precoce e conseqüente desrespeito às fases de crescimento e desenvolvimento, para atingirem-se modelos que estão em sintonia com as teorias da Educação esportiva. Entre as alternativas que podem ser recomendadas a partir de princípios orientadores derivados do estudo, estão os jogos cooperativos, festivais e jamborees com adaptações para o basquetebol.
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