Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3687 |
Resumo: | Tese (Doutorado em Educação) - PUCRS, Fac. de EducaçãoPartimos do entendimento de que o pensamento de Gadamer constitui-se em uma alternativa plausível aos desafios contemporâneos à formação. Nesse sentido, esta tese aborda a articulação entre estética e formação a partir de Hans-Georg Gadamer, considerando a experiência estética no encontro do homem com a obra de arte e no encontro entre os homens. As argumentações foram tecidas no horizonte da Hermenêutica Filosófica. Para tal, revisamos a estética clássica, abordando Platão e Aristóteles, a estética moderna, com destaque especial a Kant, Schiller, Hegel. Apresentamos as argumentações de Gadamer quanto à dimensão ontológica da obra de arte, pois lhe permitiram ultrapassar a distinção estética, apresentar a percepção como articulação e a experiência estética como ontológica. Esse percurso possibilitou maior entendimento do processo formativo, na media em que demonstra que, quem faz a experiência da arte, coloca-se em jogo, é desafiado a ser outro, porque a obra de arte como seraí, a seu modo, diz algo a cada um. Assim, a experiência da arte, marcada por uma pluralidade de experiências, constitui-se em importantes momentos autoformativos, na medida em que pode gerar tanto abertura como coroamento de processos, demarcando identidades. E isso pode ser percebido tanto na experiência do homem com a obra de arte quanto na experiência entre os homens, diferentes modos de ser. Dessa forma, ao conceber a experiência estética como experiência ontológica, Gadamer não só reconfigurou o pensamento filosófico, conferindo novo lugar à estética, como conferiu atualidade à Bildung. Portanto, sua proposta constitui-se em uma resposta plausível aos desafios contemporâneos, especificamente, à formação marcada pelo empobrecimento da experiência |
id |
P_RS_736dd19f485ff24e1416383f1513cbc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3687 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hermann, Nadja Mara AmilibiaCPF:21544778015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4CPF:78063094034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706103H6Lago, Clenio2015-04-14T14:23:17Z2011-05-172011-02-28LAGO, Clenio. Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer. 2011. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3687Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431358.pdf: 369231 bytes, checksum: dd27d072e90f3dd45d19e8a6e268d42a (MD5) Previous issue date: 2011-02-28Tese (Doutorado em Educação) - PUCRS, Fac. de EducaçãoPartimos do entendimento de que o pensamento de Gadamer constitui-se em uma alternativa plausível aos desafios contemporâneos à formação. Nesse sentido, esta tese aborda a articulação entre estética e formação a partir de Hans-Georg Gadamer, considerando a experiência estética no encontro do homem com a obra de arte e no encontro entre os homens. As argumentações foram tecidas no horizonte da Hermenêutica Filosófica. Para tal, revisamos a estética clássica, abordando Platão e Aristóteles, a estética moderna, com destaque especial a Kant, Schiller, Hegel. Apresentamos as argumentações de Gadamer quanto à dimensão ontológica da obra de arte, pois lhe permitiram ultrapassar a distinção estética, apresentar a percepção como articulação e a experiência estética como ontológica. Esse percurso possibilitou maior entendimento do processo formativo, na media em que demonstra que, quem faz a experiência da arte, coloca-se em jogo, é desafiado a ser outro, porque a obra de arte como seraí, a seu modo, diz algo a cada um. Assim, a experiência da arte, marcada por uma pluralidade de experiências, constitui-se em importantes momentos autoformativos, na medida em que pode gerar tanto abertura como coroamento de processos, demarcando identidades. E isso pode ser percebido tanto na experiência do homem com a obra de arte quanto na experiência entre os homens, diferentes modos de ser. Dessa forma, ao conceber a experiência estética como experiência ontológica, Gadamer não só reconfigurou o pensamento filosófico, conferindo novo lugar à estética, como conferiu atualidade à Bildung. Portanto, sua proposta constitui-se em uma resposta plausível aos desafios contemporâneos, especificamente, à formação marcada pelo empobrecimento da experiênciaapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13335/431358.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçFILOSOFIAGADAMER, HANS-GEORG - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOEDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOSESTÉTICA (FILOSOFIA)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExperiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431358.pdf.jpg431358.pdf.jpgimage/jpeg3173http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3687/3/431358.pdf.jpgf026dbeb0cd4c185ae9bb2d182d45b44MD53TEXT431358.pdf.txt431358.pdf.txttext/plain269667http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3687/2/431358.pdf.txt922f306af21ec45fc17531e766016529MD52ORIGINAL431358.pdfapplication/pdf369231http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3687/1/431358.pdfdd27d072e90f3dd45d19e8a6e268d42aMD51tede/36872015-04-17 15:54:58.701oai:tede2.pucrs.br:tede/3687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer |
title |
Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer |
spellingShingle |
Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer Lago, Clenio FILOSOFIA GADAMER, HANS-GEORG - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO EDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOS ESTÉTICA (FILOSOFIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer |
title_full |
Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer |
title_fullStr |
Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer |
title_full_unstemmed |
Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer |
title_sort |
Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer |
author |
Lago, Clenio |
author_facet |
Lago, Clenio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21544778015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:78063094034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706103H6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lago, Clenio |
contributor_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FILOSOFIA GADAMER, HANS-GEORG - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO EDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOS ESTÉTICA (FILOSOFIA) |
topic |
FILOSOFIA GADAMER, HANS-GEORG - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO EDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOS ESTÉTICA (FILOSOFIA) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Tese (Doutorado em Educação) - PUCRS, Fac. de EducaçãoPartimos do entendimento de que o pensamento de Gadamer constitui-se em uma alternativa plausível aos desafios contemporâneos à formação. Nesse sentido, esta tese aborda a articulação entre estética e formação a partir de Hans-Georg Gadamer, considerando a experiência estética no encontro do homem com a obra de arte e no encontro entre os homens. As argumentações foram tecidas no horizonte da Hermenêutica Filosófica. Para tal, revisamos a estética clássica, abordando Platão e Aristóteles, a estética moderna, com destaque especial a Kant, Schiller, Hegel. Apresentamos as argumentações de Gadamer quanto à dimensão ontológica da obra de arte, pois lhe permitiram ultrapassar a distinção estética, apresentar a percepção como articulação e a experiência estética como ontológica. Esse percurso possibilitou maior entendimento do processo formativo, na media em que demonstra que, quem faz a experiência da arte, coloca-se em jogo, é desafiado a ser outro, porque a obra de arte como seraí, a seu modo, diz algo a cada um. Assim, a experiência da arte, marcada por uma pluralidade de experiências, constitui-se em importantes momentos autoformativos, na medida em que pode gerar tanto abertura como coroamento de processos, demarcando identidades. E isso pode ser percebido tanto na experiência do homem com a obra de arte quanto na experiência entre os homens, diferentes modos de ser. Dessa forma, ao conceber a experiência estética como experiência ontológica, Gadamer não só reconfigurou o pensamento filosófico, conferindo novo lugar à estética, como conferiu atualidade à Bildung. Portanto, sua proposta constitui-se em uma resposta plausível aos desafios contemporâneos, especificamente, à formação marcada pelo empobrecimento da experiência |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LAGO, Clenio. Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer. 2011. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3687 |
identifier_str_mv |
LAGO, Clenio. Experiência estética e formação : articulação a partir de Hans-Georg Gadamer. 2011. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3687/3/431358.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3687/2/431358.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3687/1/431358.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f026dbeb0cd4c185ae9bb2d182d45b44 922f306af21ec45fc17531e766016529 dd27d072e90f3dd45d19e8a6e268d42a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295096659968 |