Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baez, Marcio Alessandro Cossio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553
Resumo: Atualmente existem inúmeros trabalhos que relatam sobre a formação de professores, cada um deles com um enfoque especial e único. O que mais nos inquietava era o fato de maior parte destes estudos enfocarem análises sobre as perspectivas na formação acadêmica na área de Educação Física, sem jamais preocupar-se com o processo de formação, visto pelo prisma dos principais atores do mesmo, os discentes. Para isso, foi necessário questionarmos quais os motivos que levam a buscar a formação em Educação Física, bem como identificar, através de registros, observações e análise de particularidades da fala dos acadêmicos, a relação entre a imagem pré-estabelecida e a realidade encontrada nos cursos de formação de professores de Educação Física, e, por fim, identificar o contexto em que estão inseridos os acadêmicos de Educação Física e sua influência na formação. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso descritivo, de cunho qualitativo, no qual buscamos compreender os fenômenos nas suas origens e na perspectiva do participante entrevistado/observado. Os discentes analisados/observados são do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Campus Uruguaiana, entrevistados de forma coletiva e individual, além de observados em sua realidade cotidiana, o que possibilitou análises complementárias entre si, de como se dão as relações e as tendências dos principais enfoques da formação em Educação Física, cujas categorias são: Identidade profissional; escolha profissional; experiências acadêmicas; e visão profissional. Revelam habilidades utilizadas pelos acadêmicos durante seu processo de trans(formação) em profissionais de Educação Física, evidenciando que, com o passar dos anos, o amadurecimento, os relatos sofrem transformações, demonstrando uma maior valorização de experiências que proporcionem um crescimento acadêmico.
id P_RS_7955675194656bb97ab32c6c6e68e69a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3553
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Stobäus, Claus DieterCPF:29347181072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1CPF:94062714000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768065P1Baez, Marcio Alessandro Cossio2015-04-14T14:22:40Z2008-05-052008-02-29BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400733.pdf: 552718 bytes, checksum: 744777e38153e9389f0da5f4fcf11aef (MD5) Previous issue date: 2008-02-29Atualmente existem inúmeros trabalhos que relatam sobre a formação de professores, cada um deles com um enfoque especial e único. O que mais nos inquietava era o fato de maior parte destes estudos enfocarem análises sobre as perspectivas na formação acadêmica na área de Educação Física, sem jamais preocupar-se com o processo de formação, visto pelo prisma dos principais atores do mesmo, os discentes. Para isso, foi necessário questionarmos quais os motivos que levam a buscar a formação em Educação Física, bem como identificar, através de registros, observações e análise de particularidades da fala dos acadêmicos, a relação entre a imagem pré-estabelecida e a realidade encontrada nos cursos de formação de professores de Educação Física, e, por fim, identificar o contexto em que estão inseridos os acadêmicos de Educação Física e sua influência na formação. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso descritivo, de cunho qualitativo, no qual buscamos compreender os fenômenos nas suas origens e na perspectiva do participante entrevistado/observado. Os discentes analisados/observados são do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Campus Uruguaiana, entrevistados de forma coletiva e individual, além de observados em sua realidade cotidiana, o que possibilitou análises complementárias entre si, de como se dão as relações e as tendências dos principais enfoques da formação em Educação Física, cujas categorias são: Identidade profissional; escolha profissional; experiências acadêmicas; e visão profissional. Revelam habilidades utilizadas pelos acadêmicos durante seu processo de trans(formação) em profissionais de Educação Física, evidenciando que, com o passar dos anos, o amadurecimento, os relatos sofrem transformações, demonstrando uma maior valorização de experiências que proporcionem um crescimento acadêmico.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13063/400733.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçFORMAÇÃO PROFISSIONALEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO SUPERIORPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORelatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400733.pdf.jpg400733.pdf.jpgimage/jpeg3161http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3553/3/400733.pdf.jpge92167edf19e5aab8ee595b2e7ec83cbMD53TEXT400733.pdf.txt400733.pdf.txttext/plain191843http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3553/2/400733.pdf.txt43b93aa2f3e53d4c46ed654a1a62bd48MD52ORIGINAL400733.pdfapplication/pdf552718http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3553/1/400733.pdf744777e38153e9389f0da5f4fcf11aefMD51tede/35532015-04-30 08:15:38.654oai:tede2.pucrs.br:tede/3553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
title Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
spellingShingle Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
Baez, Marcio Alessandro Cossio
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
title_full Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
title_fullStr Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
title_full_unstemmed Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
title_sort Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação
author Baez, Marcio Alessandro Cossio
author_facet Baez, Marcio Alessandro Cossio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stobäus, Claus Dieter
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29347181072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793566H1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:94062714000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768065P1
dc.contributor.author.fl_str_mv Baez, Marcio Alessandro Cossio
contributor_str_mv Stobäus, Claus Dieter
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
topic FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Atualmente existem inúmeros trabalhos que relatam sobre a formação de professores, cada um deles com um enfoque especial e único. O que mais nos inquietava era o fato de maior parte destes estudos enfocarem análises sobre as perspectivas na formação acadêmica na área de Educação Física, sem jamais preocupar-se com o processo de formação, visto pelo prisma dos principais atores do mesmo, os discentes. Para isso, foi necessário questionarmos quais os motivos que levam a buscar a formação em Educação Física, bem como identificar, através de registros, observações e análise de particularidades da fala dos acadêmicos, a relação entre a imagem pré-estabelecida e a realidade encontrada nos cursos de formação de professores de Educação Física, e, por fim, identificar o contexto em que estão inseridos os acadêmicos de Educação Física e sua influência na formação. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso descritivo, de cunho qualitativo, no qual buscamos compreender os fenômenos nas suas origens e na perspectiva do participante entrevistado/observado. Os discentes analisados/observados são do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Campus Uruguaiana, entrevistados de forma coletiva e individual, além de observados em sua realidade cotidiana, o que possibilitou análises complementárias entre si, de como se dão as relações e as tendências dos principais enfoques da formação em Educação Física, cujas categorias são: Identidade profissional; escolha profissional; experiências acadêmicas; e visão profissional. Revelam habilidades utilizadas pelos acadêmicos durante seu processo de trans(formação) em profissionais de Educação Física, evidenciando que, com o passar dos anos, o amadurecimento, os relatos sofrem transformações, demonstrando uma maior valorização de experiências que proporcionem um crescimento acadêmico.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553
identifier_str_mv BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Relatos de discentes de educação física da PUCRS campus Uruguaiana sobre sua formação. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3553/3/400733.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3553/2/400733.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3553/1/400733.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e92167edf19e5aab8ee595b2e7ec83cb
43b93aa2f3e53d4c46ed654a1a62bd48
744777e38153e9389f0da5f4fcf11aef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294255702016