A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Born, Roger
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604
Resumo: Esta tese tem como objetivo prospectar caminhos para o alargamento do campo da educação no que se refere à construção de saberes necessários à tomada de decisão estratégica contemporânea. Constitui-se em um estudo exploratório interdisciplinar com base na área da educação e, secundariamente, em administração, que teve início com pesquisa bibliográfica em educação sócio-ambiental, nos paradigmas que norteiam a formação dos saberes, no ensino e na aprendizagem, no campo da estratégia empresarial e, ainda, na decisão estratégica. Nesta etapa do trabalho mereceram destaque autores como Bertrand e Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois e Desmet, Ruscheinsky e Vigotsky. Na segunda etapa desta pesquisa foram realizadas três entrevistas em profundidade com gestores estratégicos de grande influência no contexto político-econômico e que se mostram conectados a questões sócio-ambientais. O propósito deste segundo momento foi obter vozes empíricas as quais, ressignificadas, conduziram aos resultados obtidos por meio de análise textual. Para tanto, foram ouvidos Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente do conselho de administração da Gerdau, multinacional brasileira que ocupa a décima terceira posição na produção de aço no mundo e que se encontra presente em quatorze países; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo RBS, corporação que conta com vinte emissoras de TV, vinte e seis rádios, oito jornais e dois portais de internet nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e Sérgio Maia, vice-presidente da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) e ex-diretorpresidente do Sonae Distribuição Brasil, unidade de varejo do grupo português que emprega cerca de vinte e duas mil pessoas e que atualmente pertence ao Wal-Mart. Partindo do entendimento de que a educação do gestor estratégico e sua ação administrativa são reflexos do paradigma moderno, compreende-se serem estas insuficientes para a obtenção de harmonia entre os interesses econômicos e sócio-ambientais. O autor, então, advoga a tese de que a construção dos saberes de gestores contemporâneos se torna possível por meio de educação que proporcione a tomada de consciência crítica e a assunção de responsabilidade pela autoria de uma trajetória de longo prazo capaz de conciliar interesses pessoais, empresariais e públicos, frequentemente conflitantes. Neste sentido, reforça o desenvolvimento de um sistema ético individual como fator indispensável para suportar os dilemas do trabalho e da vida do sujeito. Também destaque a necessidade de se fomentar a confiança, com vistas ao melhor proveito das oportunidades de aprendizagem que normalmente surgem àqueles que decidem. Além disso, reforça o papel da resiliência para que se mantenha firme ao propósito que deve pautar a vida do gestor: sempre aprender a pensar melhor. Ao seu final, esta tese propõe uma série de recomendações práticas no sentido de promover o ensino e a aprendizagem destes saberes.
id P_RS_7e497f186329a3d7970efce48e07413e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3604
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Morosini, Marília CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:63345811049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559690Y6Born, Roger2015-04-14T14:22:54Z2009-05-282009-03-20BORN, Roger. A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412609.pdf: 980399 bytes, checksum: f33dd737684e49b1c0a90300068ed18d (MD5) Previous issue date: 2009-03-20Esta tese tem como objetivo prospectar caminhos para o alargamento do campo da educação no que se refere à construção de saberes necessários à tomada de decisão estratégica contemporânea. Constitui-se em um estudo exploratório interdisciplinar com base na área da educação e, secundariamente, em administração, que teve início com pesquisa bibliográfica em educação sócio-ambiental, nos paradigmas que norteiam a formação dos saberes, no ensino e na aprendizagem, no campo da estratégia empresarial e, ainda, na decisão estratégica. Nesta etapa do trabalho mereceram destaque autores como Bertrand e Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois e Desmet, Ruscheinsky e Vigotsky. Na segunda etapa desta pesquisa foram realizadas três entrevistas em profundidade com gestores estratégicos de grande influência no contexto político-econômico e que se mostram conectados a questões sócio-ambientais. O propósito deste segundo momento foi obter vozes empíricas as quais, ressignificadas, conduziram aos resultados obtidos por meio de análise textual. Para tanto, foram ouvidos Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente do conselho de administração da Gerdau, multinacional brasileira que ocupa a décima terceira posição na produção de aço no mundo e que se encontra presente em quatorze países; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo RBS, corporação que conta com vinte emissoras de TV, vinte e seis rádios, oito jornais e dois portais de internet nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e Sérgio Maia, vice-presidente da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) e ex-diretorpresidente do Sonae Distribuição Brasil, unidade de varejo do grupo português que emprega cerca de vinte e duas mil pessoas e que atualmente pertence ao Wal-Mart. Partindo do entendimento de que a educação do gestor estratégico e sua ação administrativa são reflexos do paradigma moderno, compreende-se serem estas insuficientes para a obtenção de harmonia entre os interesses econômicos e sócio-ambientais. O autor, então, advoga a tese de que a construção dos saberes de gestores contemporâneos se torna possível por meio de educação que proporcione a tomada de consciência crítica e a assunção de responsabilidade pela autoria de uma trajetória de longo prazo capaz de conciliar interesses pessoais, empresariais e públicos, frequentemente conflitantes. Neste sentido, reforça o desenvolvimento de um sistema ético individual como fator indispensável para suportar os dilemas do trabalho e da vida do sujeito. Também destaque a necessidade de se fomentar a confiança, com vistas ao melhor proveito das oportunidades de aprendizagem que normalmente surgem àqueles que decidem. Além disso, reforça o papel da resiliência para que se mantenha firme ao propósito que deve pautar a vida do gestor: sempre aprender a pensar melhor. Ao seu final, esta tese propõe uma série de recomendações práticas no sentido de promover o ensino e a aprendizagem destes saberes.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13041/412609.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASTOMADA DE DECISÕESDECISÕES ADMINISTRATIVASADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASEDUCAÇÃO AMBIENTALAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALPÓS-MODERNIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412609.pdf.jpg412609.pdf.jpgimage/jpeg3294http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/3/412609.pdf.jpgb53739816f0c640538dca10f22979663MD53TEXT412609.pdf.txt412609.pdf.txttext/plain582347http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/2/412609.pdf.txt9627c092ca1379b62afc71b441498039MD52ORIGINAL412609.pdfapplication/pdf980399http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/1/412609.pdff33dd737684e49b1c0a90300068ed18dMD51tede/36042015-04-17 15:54:57.761oai:tede2.pucrs.br:tede/3604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
title A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
spellingShingle A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
Born, Roger
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TOMADA DE DECISÕES
DECISÕES ADMINISTRATIVAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PÓS-MODERNIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
title_full A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
title_fullStr A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
title_full_unstemmed A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
title_sort A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
author Born, Roger
author_facet Born, Roger
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morosini, Marília Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:14887029004
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:63345811049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559690Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Born, Roger
contributor_str_mv Morosini, Marília Costa
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TOMADA DE DECISÕES
DECISÕES ADMINISTRATIVAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PÓS-MODERNIDADE
topic ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TOMADA DE DECISÕES
DECISÕES ADMINISTRATIVAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PÓS-MODERNIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta tese tem como objetivo prospectar caminhos para o alargamento do campo da educação no que se refere à construção de saberes necessários à tomada de decisão estratégica contemporânea. Constitui-se em um estudo exploratório interdisciplinar com base na área da educação e, secundariamente, em administração, que teve início com pesquisa bibliográfica em educação sócio-ambiental, nos paradigmas que norteiam a formação dos saberes, no ensino e na aprendizagem, no campo da estratégia empresarial e, ainda, na decisão estratégica. Nesta etapa do trabalho mereceram destaque autores como Bertrand e Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois e Desmet, Ruscheinsky e Vigotsky. Na segunda etapa desta pesquisa foram realizadas três entrevistas em profundidade com gestores estratégicos de grande influência no contexto político-econômico e que se mostram conectados a questões sócio-ambientais. O propósito deste segundo momento foi obter vozes empíricas as quais, ressignificadas, conduziram aos resultados obtidos por meio de análise textual. Para tanto, foram ouvidos Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente do conselho de administração da Gerdau, multinacional brasileira que ocupa a décima terceira posição na produção de aço no mundo e que se encontra presente em quatorze países; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo RBS, corporação que conta com vinte emissoras de TV, vinte e seis rádios, oito jornais e dois portais de internet nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e Sérgio Maia, vice-presidente da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) e ex-diretorpresidente do Sonae Distribuição Brasil, unidade de varejo do grupo português que emprega cerca de vinte e duas mil pessoas e que atualmente pertence ao Wal-Mart. Partindo do entendimento de que a educação do gestor estratégico e sua ação administrativa são reflexos do paradigma moderno, compreende-se serem estas insuficientes para a obtenção de harmonia entre os interesses econômicos e sócio-ambientais. O autor, então, advoga a tese de que a construção dos saberes de gestores contemporâneos se torna possível por meio de educação que proporcione a tomada de consciência crítica e a assunção de responsabilidade pela autoria de uma trajetória de longo prazo capaz de conciliar interesses pessoais, empresariais e públicos, frequentemente conflitantes. Neste sentido, reforça o desenvolvimento de um sistema ético individual como fator indispensável para suportar os dilemas do trabalho e da vida do sujeito. Também destaque a necessidade de se fomentar a confiança, com vistas ao melhor proveito das oportunidades de aprendizagem que normalmente surgem àqueles que decidem. Além disso, reforça o papel da resiliência para que se mantenha firme ao propósito que deve pautar a vida do gestor: sempre aprender a pensar melhor. Ao seu final, esta tese propõe uma série de recomendações práticas no sentido de promover o ensino e a aprendizagem destes saberes.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORN, Roger. A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604
identifier_str_mv BORN, Roger. A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/3/412609.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/2/412609.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/1/412609.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b53739816f0c640538dca10f22979663
9627c092ca1379b62afc71b441498039
f33dd737684e49b1c0a90300068ed18d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294463320064