A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo prospectar caminhos para o alargamento do campo da educação no que se refere à construção de saberes necessários à tomada de decisão estratégica contemporânea. Constitui-se em um estudo exploratório interdisciplinar com base na área da educação e, secundariamente, em administração, que teve início com pesquisa bibliográfica em educação sócio-ambiental, nos paradigmas que norteiam a formação dos saberes, no ensino e na aprendizagem, no campo da estratégia empresarial e, ainda, na decisão estratégica. Nesta etapa do trabalho mereceram destaque autores como Bertrand e Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois e Desmet, Ruscheinsky e Vigotsky. Na segunda etapa desta pesquisa foram realizadas três entrevistas em profundidade com gestores estratégicos de grande influência no contexto político-econômico e que se mostram conectados a questões sócio-ambientais. O propósito deste segundo momento foi obter vozes empíricas as quais, ressignificadas, conduziram aos resultados obtidos por meio de análise textual. Para tanto, foram ouvidos Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente do conselho de administração da Gerdau, multinacional brasileira que ocupa a décima terceira posição na produção de aço no mundo e que se encontra presente em quatorze países; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo RBS, corporação que conta com vinte emissoras de TV, vinte e seis rádios, oito jornais e dois portais de internet nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e Sérgio Maia, vice-presidente da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) e ex-diretorpresidente do Sonae Distribuição Brasil, unidade de varejo do grupo português que emprega cerca de vinte e duas mil pessoas e que atualmente pertence ao Wal-Mart. Partindo do entendimento de que a educação do gestor estratégico e sua ação administrativa são reflexos do paradigma moderno, compreende-se serem estas insuficientes para a obtenção de harmonia entre os interesses econômicos e sócio-ambientais. O autor, então, advoga a tese de que a construção dos saberes de gestores contemporâneos se torna possível por meio de educação que proporcione a tomada de consciência crítica e a assunção de responsabilidade pela autoria de uma trajetória de longo prazo capaz de conciliar interesses pessoais, empresariais e públicos, frequentemente conflitantes. Neste sentido, reforça o desenvolvimento de um sistema ético individual como fator indispensável para suportar os dilemas do trabalho e da vida do sujeito. Também destaque a necessidade de se fomentar a confiança, com vistas ao melhor proveito das oportunidades de aprendizagem que normalmente surgem àqueles que decidem. Além disso, reforça o papel da resiliência para que se mantenha firme ao propósito que deve pautar a vida do gestor: sempre aprender a pensar melhor. Ao seu final, esta tese propõe uma série de recomendações práticas no sentido de promover o ensino e a aprendizagem destes saberes. |
id |
P_RS_7e497f186329a3d7970efce48e07413e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3604 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morosini, Marília CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:63345811049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559690Y6Born, Roger2015-04-14T14:22:54Z2009-05-282009-03-20BORN, Roger. A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412609.pdf: 980399 bytes, checksum: f33dd737684e49b1c0a90300068ed18d (MD5) Previous issue date: 2009-03-20Esta tese tem como objetivo prospectar caminhos para o alargamento do campo da educação no que se refere à construção de saberes necessários à tomada de decisão estratégica contemporânea. Constitui-se em um estudo exploratório interdisciplinar com base na área da educação e, secundariamente, em administração, que teve início com pesquisa bibliográfica em educação sócio-ambiental, nos paradigmas que norteiam a formação dos saberes, no ensino e na aprendizagem, no campo da estratégia empresarial e, ainda, na decisão estratégica. Nesta etapa do trabalho mereceram destaque autores como Bertrand e Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois e Desmet, Ruscheinsky e Vigotsky. Na segunda etapa desta pesquisa foram realizadas três entrevistas em profundidade com gestores estratégicos de grande influência no contexto político-econômico e que se mostram conectados a questões sócio-ambientais. O propósito deste segundo momento foi obter vozes empíricas as quais, ressignificadas, conduziram aos resultados obtidos por meio de análise textual. Para tanto, foram ouvidos Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente do conselho de administração da Gerdau, multinacional brasileira que ocupa a décima terceira posição na produção de aço no mundo e que se encontra presente em quatorze países; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo RBS, corporação que conta com vinte emissoras de TV, vinte e seis rádios, oito jornais e dois portais de internet nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e Sérgio Maia, vice-presidente da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) e ex-diretorpresidente do Sonae Distribuição Brasil, unidade de varejo do grupo português que emprega cerca de vinte e duas mil pessoas e que atualmente pertence ao Wal-Mart. Partindo do entendimento de que a educação do gestor estratégico e sua ação administrativa são reflexos do paradigma moderno, compreende-se serem estas insuficientes para a obtenção de harmonia entre os interesses econômicos e sócio-ambientais. O autor, então, advoga a tese de que a construção dos saberes de gestores contemporâneos se torna possível por meio de educação que proporcione a tomada de consciência crítica e a assunção de responsabilidade pela autoria de uma trajetória de longo prazo capaz de conciliar interesses pessoais, empresariais e públicos, frequentemente conflitantes. Neste sentido, reforça o desenvolvimento de um sistema ético individual como fator indispensável para suportar os dilemas do trabalho e da vida do sujeito. Também destaque a necessidade de se fomentar a confiança, com vistas ao melhor proveito das oportunidades de aprendizagem que normalmente surgem àqueles que decidem. Além disso, reforça o papel da resiliência para que se mantenha firme ao propósito que deve pautar a vida do gestor: sempre aprender a pensar melhor. Ao seu final, esta tese propõe uma série de recomendações práticas no sentido de promover o ensino e a aprendizagem destes saberes.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13041/412609.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASTOMADA DE DECISÕESDECISÕES ADMINISTRATIVASADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASEDUCAÇÃO AMBIENTALAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALPÓS-MODERNIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412609.pdf.jpg412609.pdf.jpgimage/jpeg3294http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/3/412609.pdf.jpgb53739816f0c640538dca10f22979663MD53TEXT412609.pdf.txt412609.pdf.txttext/plain582347http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/2/412609.pdf.txt9627c092ca1379b62afc71b441498039MD52ORIGINAL412609.pdfapplication/pdf980399http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/1/412609.pdff33dd737684e49b1c0a90300068ed18dMD51tede/36042015-04-17 15:54:57.761oai:tede2.pucrs.br:tede/3604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade |
title |
A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade |
spellingShingle |
A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade Born, Roger ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS TOMADA DE DECISÕES DECISÕES ADMINISTRATIVAS ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PÓS-MODERNIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade |
title_full |
A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade |
title_fullStr |
A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade |
title_full_unstemmed |
A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade |
title_sort |
A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade |
author |
Born, Roger |
author_facet |
Born, Roger |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morosini, Marília Costa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:14887029004 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:63345811049 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559690Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Born, Roger |
contributor_str_mv |
Morosini, Marília Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS TOMADA DE DECISÕES DECISÕES ADMINISTRATIVAS ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PÓS-MODERNIDADE |
topic |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS TOMADA DE DECISÕES DECISÕES ADMINISTRATIVAS ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PÓS-MODERNIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta tese tem como objetivo prospectar caminhos para o alargamento do campo da educação no que se refere à construção de saberes necessários à tomada de decisão estratégica contemporânea. Constitui-se em um estudo exploratório interdisciplinar com base na área da educação e, secundariamente, em administração, que teve início com pesquisa bibliográfica em educação sócio-ambiental, nos paradigmas que norteiam a formação dos saberes, no ensino e na aprendizagem, no campo da estratégia empresarial e, ainda, na decisão estratégica. Nesta etapa do trabalho mereceram destaque autores como Bertrand e Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois e Desmet, Ruscheinsky e Vigotsky. Na segunda etapa desta pesquisa foram realizadas três entrevistas em profundidade com gestores estratégicos de grande influência no contexto político-econômico e que se mostram conectados a questões sócio-ambientais. O propósito deste segundo momento foi obter vozes empíricas as quais, ressignificadas, conduziram aos resultados obtidos por meio de análise textual. Para tanto, foram ouvidos Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente do conselho de administração da Gerdau, multinacional brasileira que ocupa a décima terceira posição na produção de aço no mundo e que se encontra presente em quatorze países; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo RBS, corporação que conta com vinte emissoras de TV, vinte e seis rádios, oito jornais e dois portais de internet nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e Sérgio Maia, vice-presidente da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) e ex-diretorpresidente do Sonae Distribuição Brasil, unidade de varejo do grupo português que emprega cerca de vinte e duas mil pessoas e que atualmente pertence ao Wal-Mart. Partindo do entendimento de que a educação do gestor estratégico e sua ação administrativa são reflexos do paradigma moderno, compreende-se serem estas insuficientes para a obtenção de harmonia entre os interesses econômicos e sócio-ambientais. O autor, então, advoga a tese de que a construção dos saberes de gestores contemporâneos se torna possível por meio de educação que proporcione a tomada de consciência crítica e a assunção de responsabilidade pela autoria de uma trajetória de longo prazo capaz de conciliar interesses pessoais, empresariais e públicos, frequentemente conflitantes. Neste sentido, reforça o desenvolvimento de um sistema ético individual como fator indispensável para suportar os dilemas do trabalho e da vida do sujeito. Também destaque a necessidade de se fomentar a confiança, com vistas ao melhor proveito das oportunidades de aprendizagem que normalmente surgem àqueles que decidem. Além disso, reforça o papel da resiliência para que se mantenha firme ao propósito que deve pautar a vida do gestor: sempre aprender a pensar melhor. Ao seu final, esta tese propõe uma série de recomendações práticas no sentido de promover o ensino e a aprendizagem destes saberes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:22:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORN, Roger. A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604 |
identifier_str_mv |
BORN, Roger. A construção dos saberes de gestores estratégicos : possibilidades na pós-modernidade. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/3/412609.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/2/412609.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3604/1/412609.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b53739816f0c640538dca10f22979663 9627c092ca1379b62afc71b441498039 f33dd737684e49b1c0a90300068ed18d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765294463320064 |