A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/944 |
Resumo: | Esta Tese de Doutorado investiga a relação entre a qualidade do relacionamento conjugal e os estilos educativos parentais. O trabalho é apresentado na forma de artigos, sendo um artigo de revisão crítica da literatura e dois artigos empíricos, preparados para serem encaminhados para periódico científico. O primeiro artigo apresenta uma revisão teórica da literatura na área da qualidade conjugal. Este artigo buscou definir o conceito de qualidade conjugal e para tanto analisou-se sete teorias que influenciaram as pesquisas sobre o tema de forma considerável. Através desta análise identificou-se três grupos de variáveis consideradas como fundamentais na definição da qualidade conjugal: os recursos pessoais dos cônjuges, o contexto em que está inserido o casal e os processos adaptativos. Desta forma, identificou - se que a qualidade conjugal é resultado de um processo dinâmico do casal e por esse motivo é conceito multidimensional. O segundo artigo teve como objetivo analisar como se associam as variáveis da conjugalidade: adaptabilidade, coesão, satisfação e conflito conjugal e as dimensões da parentalidade que compõe os estilos educativos parentais: responsividade e exigência. Para tanto foi proposto um modelo conceitual correlacional entre a conjugalidade e a parentalidade, o qual foi testado através de uma análise de correlação. Para realizar este estudo foi utilizada uma amostra de 149 casais com, no mínimo, um filho adolescente, residentes na capital e no interior do estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado um questionários composto de quatro escalas. Os resultados sustentam o modelo inicialmente proposto, quase que em sua totalidade, e as relações entre as variáveis mostraram-se nas direções esperadas. Esses achados nos indicaram a relevância da relação sistêmica e interativa entre a conjugalidade e a parentalidade. O terceiro artigo buscou identificar um perfil dos casais apresentados no artigo dois no que se refere à relação entre a qualidade conjugal e os estilos educativos parentais. Para tanto, realizou-se uma análise discriminante que visou analisar como as dimensões da qualidade conjugal, adaptabilidade, coesão, satisfação e conflito conjugal se expressam nos estilos educativos parentais. Os resultados mostraram, através dos perfis desses casais, que as dimensões da qualidade conjugal se expressam de forma evidente nas dimensões responsividade e exigência, que compõe os estilos educativos parentais. De forma geral, entre os principais resultados desta tese estão a comprovação da importância da qualidade conjugal na relação pais e filhos; o caráter dinâmico, interativo e bidirecional da relação entre a conjugalidade e a parentalidade; a evidência da expressão das características pessoais dos cônjuges tanto na conjugalidade quanto na parentalidade; e a necessidade de promoção de intervenções com casais no sentido de enriquecer suas habilidades pessoais e parentais. |
id |
P_RS_80975883e84740f347447d737485eac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/944 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wagner, AdrianaCPF:41519444206http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6CPF:94937451049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766972H6Mosmann, Clarisse Pereira2015-04-14T13:22:37Z2007-07-022007-05-18http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/944Made available in DSpace on 2015-04-14T13:22:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391609.pdf: 669577 bytes, checksum: 68d58220b219e7080f418b07a53a5ede (MD5) Previous issue date: 2007-05-18Esta Tese de Doutorado investiga a relação entre a qualidade do relacionamento conjugal e os estilos educativos parentais. O trabalho é apresentado na forma de artigos, sendo um artigo de revisão crítica da literatura e dois artigos empíricos, preparados para serem encaminhados para periódico científico. O primeiro artigo apresenta uma revisão teórica da literatura na área da qualidade conjugal. Este artigo buscou definir o conceito de qualidade conjugal e para tanto analisou-se sete teorias que influenciaram as pesquisas sobre o tema de forma considerável. Através desta análise identificou-se três grupos de variáveis consideradas como fundamentais na definição da qualidade conjugal: os recursos pessoais dos cônjuges, o contexto em que está inserido o casal e os processos adaptativos. Desta forma, identificou - se que a qualidade conjugal é resultado de um processo dinâmico do casal e por esse motivo é conceito multidimensional. O segundo artigo teve como objetivo analisar como se associam as variáveis da conjugalidade: adaptabilidade, coesão, satisfação e conflito conjugal e as dimensões da parentalidade que compõe os estilos educativos parentais: responsividade e exigência. Para tanto foi proposto um modelo conceitual correlacional entre a conjugalidade e a parentalidade, o qual foi testado através de uma análise de correlação. Para realizar este estudo foi utilizada uma amostra de 149 casais com, no mínimo, um filho adolescente, residentes na capital e no interior do estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado um questionários composto de quatro escalas. Os resultados sustentam o modelo inicialmente proposto, quase que em sua totalidade, e as relações entre as variáveis mostraram-se nas direções esperadas. Esses achados nos indicaram a relevância da relação sistêmica e interativa entre a conjugalidade e a parentalidade. O terceiro artigo buscou identificar um perfil dos casais apresentados no artigo dois no que se refere à relação entre a qualidade conjugal e os estilos educativos parentais. Para tanto, realizou-se uma análise discriminante que visou analisar como as dimensões da qualidade conjugal, adaptabilidade, coesão, satisfação e conflito conjugal se expressam nos estilos educativos parentais. Os resultados mostraram, através dos perfis desses casais, que as dimensões da qualidade conjugal se expressam de forma evidente nas dimensões responsividade e exigência, que compõe os estilos educativos parentais. De forma geral, entre os principais resultados desta tese estão a comprovação da importância da qualidade conjugal na relação pais e filhos; o caráter dinâmico, interativo e bidirecional da relação entre a conjugalidade e a parentalidade; a evidência da expressão das características pessoais dos cônjuges tanto na conjugalidade quanto na parentalidade; e a necessidade de promoção de intervenções com casais no sentido de enriquecer suas habilidades pessoais e parentais.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7516/391609.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaFAMÍLIA - PSICOLOGIAPAIS E FILHOSCASAMENTO (PSICOLOGIA)RELAÇÕES FAMILIARESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA qualidade conjugal e os estilos educativos parentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL391609.pdf.jpg391609.pdf.jpgimage/jpeg3608http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/944/3/391609.pdf.jpgaf0e56f0e64b3b43a6acd5382686375cMD53TEXT391609.pdf.txt391609.pdf.txttext/plain195135http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/944/2/391609.pdf.txt892b415629f61fdcd9ec7cdab194c0feMD52ORIGINAL391609.pdfapplication/pdf669577http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/944/1/391609.pdf68d58220b219e7080f418b07a53a5edeMD51tede/9442015-04-29 17:43:14.16oai:tede2.pucrs.br:tede/944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-29T20:43:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais |
title |
A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais |
spellingShingle |
A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais Mosmann, Clarisse Pereira FAMÍLIA - PSICOLOGIA PAIS E FILHOS CASAMENTO (PSICOLOGIA) RELAÇÕES FAMILIARES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais |
title_full |
A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais |
title_fullStr |
A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais |
title_full_unstemmed |
A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais |
title_sort |
A qualidade conjugal e os estilos educativos parentais |
author |
Mosmann, Clarisse Pereira |
author_facet |
Mosmann, Clarisse Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner, Adriana |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:41519444206 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:94937451049 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766972H6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mosmann, Clarisse Pereira |
contributor_str_mv |
Wagner, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FAMÍLIA - PSICOLOGIA PAIS E FILHOS CASAMENTO (PSICOLOGIA) RELAÇÕES FAMILIARES |
topic |
FAMÍLIA - PSICOLOGIA PAIS E FILHOS CASAMENTO (PSICOLOGIA) RELAÇÕES FAMILIARES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Esta Tese de Doutorado investiga a relação entre a qualidade do relacionamento conjugal e os estilos educativos parentais. O trabalho é apresentado na forma de artigos, sendo um artigo de revisão crítica da literatura e dois artigos empíricos, preparados para serem encaminhados para periódico científico. O primeiro artigo apresenta uma revisão teórica da literatura na área da qualidade conjugal. Este artigo buscou definir o conceito de qualidade conjugal e para tanto analisou-se sete teorias que influenciaram as pesquisas sobre o tema de forma considerável. Através desta análise identificou-se três grupos de variáveis consideradas como fundamentais na definição da qualidade conjugal: os recursos pessoais dos cônjuges, o contexto em que está inserido o casal e os processos adaptativos. Desta forma, identificou - se que a qualidade conjugal é resultado de um processo dinâmico do casal e por esse motivo é conceito multidimensional. O segundo artigo teve como objetivo analisar como se associam as variáveis da conjugalidade: adaptabilidade, coesão, satisfação e conflito conjugal e as dimensões da parentalidade que compõe os estilos educativos parentais: responsividade e exigência. Para tanto foi proposto um modelo conceitual correlacional entre a conjugalidade e a parentalidade, o qual foi testado através de uma análise de correlação. Para realizar este estudo foi utilizada uma amostra de 149 casais com, no mínimo, um filho adolescente, residentes na capital e no interior do estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado um questionários composto de quatro escalas. Os resultados sustentam o modelo inicialmente proposto, quase que em sua totalidade, e as relações entre as variáveis mostraram-se nas direções esperadas. Esses achados nos indicaram a relevância da relação sistêmica e interativa entre a conjugalidade e a parentalidade. O terceiro artigo buscou identificar um perfil dos casais apresentados no artigo dois no que se refere à relação entre a qualidade conjugal e os estilos educativos parentais. Para tanto, realizou-se uma análise discriminante que visou analisar como as dimensões da qualidade conjugal, adaptabilidade, coesão, satisfação e conflito conjugal se expressam nos estilos educativos parentais. Os resultados mostraram, através dos perfis desses casais, que as dimensões da qualidade conjugal se expressam de forma evidente nas dimensões responsividade e exigência, que compõe os estilos educativos parentais. De forma geral, entre os principais resultados desta tese estão a comprovação da importância da qualidade conjugal na relação pais e filhos; o caráter dinâmico, interativo e bidirecional da relação entre a conjugalidade e a parentalidade; a evidência da expressão das características pessoais dos cônjuges tanto na conjugalidade quanto na parentalidade; e a necessidade de promoção de intervenções com casais no sentido de enriquecer suas habilidades pessoais e parentais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-02 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:22:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/944 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2588426296948062698 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
2599381623216554467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/944/3/391609.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/944/2/391609.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/944/1/391609.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af0e56f0e64b3b43a6acd5382686375c 892b415629f61fdcd9ec7cdab194c0fe 68d58220b219e7080f418b07a53a5ede |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765276073394176 |